Benefícios do Aipo – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 06/07/2020

Aliado da perda de peso, combate ao inchaço e até ajuda no alívio do estresse: conheça os benefícios do aipo e saiba como usar!

O aipo é um vegetal que possui somente 16 calorias a cada porção de 100 g e é composto por nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro, fósforo e magnésio.

O verdinho ainda é dotado de propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, expectorantes, laxantes, diuréticas e tônicas.

Para que serve o aipo?

Pesquisas e análises a respeito da composição do alimento têm indicado quais são os benefícios do aipo. Conheça para que serve o vegetal:

  • Auxílio à construção muscular;
  • Auxílio ao emagrecimento;
  • Auxílio à redução da pressão arterial;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Auxílio à recuperação das células;
  • Auxílio à redução do colesterol;
  • Auxílio ao combate a úlceras;
  • Auxílio à redução do inchaço;
  • Auxílio ao alívio do estresse;
  • Intestino preso;
  • Saúde dos olhos;
  • Vida sexual;
  • Auxílio ao combate ao câncer.

Informações nutricionais do aipo

Porção de 1 talo médio (19 a 20 cm de comprimento)

Energia6 calorias
Carboidratos1,2 g
Proteínas0,3 g
Gorduras0,07 g
Colesterol0 mg
Fibras0,6 g

Benefícios do aipo: saiba como usar!

O vegetal pode ser utilizado em uma série de receitas saudáveis na sua dieta.

Por exemplo, você pode aprender como fazer uma salada de aipo light para dias mais frescos ou uma sopa sopa de aipo light para dias mais frios.

Outras opções que levam o ingrediente são sucos fitness e alguns sucos naturais para emagrecer. Até mesmo essa receita de vitamina para aumentar a testosterona tem o aipo como um de seus principais ingredientes!

Contraindicações do aipo

Recomenda-se que pessoas com diarreia evitem o alimento. Por ter muita água e ser um diurético natural, o aipo deve exige que as pessoas com problemas renais tomem cuidado com a quantidade de aipo que consomem pois o exagero na ingestão do vegetal pode resultar em uma sobrecarga a mais nos rins.

Mulheres grávidas também devem evitar comer muito aipo ou sementes de aipo porque eles podem induzir o sangramento e contrações no útero.

Efeitos colaterais do aipo

Quem tem alergia ao pólen de bétula e artemísia é propenso a desenvolver reações alérgicas ao aipo como coceira, erupção cutânea, inchaço da língua, boca, garganta e rosto, tontura, perturbação estomacal e até mesmo uma reação anafilática.

Por conter um composto chamado de furanocumarinas, o aipo pode causar fotossensibilidade na pele. Isso é mais comum em pessoas que manuseiam bastante o alimento, como agricultores, mas, existem relatos de pessoas que tomaram sopa de aipo, saíram no sol ou foram a um salão de bronzeamento e sofreram graves queimaduras solares.

O que você achou dos benefícios do aipo? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (97 votos, média: 4,36 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

17 comentários em “Benefícios do Aipo – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Fiz cha de aipo com limao, dei varios dias pro meu marido, e curou sua gastrite cronica que lhe causava constante dor epigastrica e um mau alito terrivel.

  2. Achei muito interessante a divulgação das propriedades nutritivas do Aipo ou Salsão como é conhecido aqui por estas bandas. Com certeza vou degustar muito mais Aipo para melhorar e suplementar alimentos que nos faltam!

  3. Foi passado na minha dieta pela nutricionista,e são excelentes os benefícios,se eu soubesse já teria incluindo ele antes nas minhas refeições

  4. Ótimo alimento! Além de saborear muito bem as carnes vermelhas.
    Faço suco detox misturando-o com gengibre e abacaxi.
    Como também os talos como aperitivo acompanhado de algum patê. É muito fibroso! Nó começo é um pouco forte ao paladar mas depois torna-se muito agradável.