Benefícios do Zinco – Para Que Serve e Fontes na Dieta!

Especialista:
atualizado em 24/06/2020

Prevenção de doenças, reforço ao sistema imunológico e importante até mesmo para a saúde mental: conheça os benefícios do zinco e como usar!

O zinco é um dos sais minerais cujos benefícios são mais desconhecidos pela população em geral. De fato, as necessidades humanas de zinco são baixíssimas, mas mesmo uma deficiência pequena pode ser uma catástrofe para a saúde em geral. Esse elemento regula inúmeras funções corporais, de modo que a sua falta provoca uma série de problemas que, em geral, são atribuídos a outras causas.

As funções do zinco não colaboram apenas para a boa saúde em geral, mas também para a saúde reprodutiva e para a fertilidade de homens e mulheres. Além disso, há inúmeros benefícios do zinco para a boa forma, sobretudo porque níveis adequados de zinco favorecem o emagrecimento e o ganho de massa muscular.

Para que serve o zinco?

Selecionamos uma série de benefícios do zinco para a saúde e a boa forma, para que assim você entenda para que serve esse mineral em nosso organismo e procure fontes saudáveis do mesmo.

  • Funcionamento das enzimas;
  • Prevenção de doenças crônicas cardiovasculares;
  • Estímulo à imunidade;
  • Regulação do sistema endócrino;
  • Saúde mental e nervosa;
  • Combate aos sinais de envelhecimento;
  • Problemas da próstata;
  • Infertilidade;
  • Produção de testosterona;
  • Baixa libido;
  • Produção de óvulos;
  • Auxílio à função do estrogênio e progesterona;
  • Densidade óssea;
  • Perda de peso;
  • Ganho de massa muscular.

O zinco é de grande importância para a reprodução e para o reparo de células danificadas, de modo que os benefícios do zinco sobre o crescimento muscular após o treino de hipertrofia são significativos. Além disso, o crescimento muscular também é influenciado positivamente por bons níveis de testosterona, que são beneficiados pela concentração adequada de zinco.

Benefícios do zinco: saiba como usar

O mineral é fornecido ao organismo por meio dos alimentos ricos em zinco. Fontes extremamente ricas do mineral são os frutos do mar como as ostras e lagostas, mas níveis altos também são encontrados nas carnes, sobretudo nas vermelhas.

Além disso, a gema dos ovos e os laticínios também fornecem níveis consideráveis de zinco, seguidos por alimentos com concentrações menores como os feijões, os amendoins e amêndoas, e o chocolate escuro.

Como é possível obter os níveis necessários de zinco por meio de alimentação, o uso de suplementos do mineral só deve ser adotado quando o médico ou nutricionista recomendar. A suplementação de zinco pode ser necessária em casos específicos, como:

  • Vegetarianos e veganos;
  • Pessoas que sofrem com que dificultam a absorção de zinco ou de sais minerais em geral;
  • Indivíduos que precisam de quantidades maiores de zinco, como grávidas, mulheres que amamentam e idosos.

A dose do suplemento deve, porém, ser muito bem calculada. Recomenda-se a consulta a um médico um a um nutricionista, para evitar os efeitos negativos de uma overdose do mineral.

Efeitos da falta de zinco

A deficiência de zinco é algo muito comum na população mundial. Em geral, esse problema é causado por uma dieta inadequada, e mais raramente por outros problemas da saúde. Como os benefícios do zinco são extremamente amplos, a sua deficiência pode provocar o mal funcionamento de diversos sistemas, cujos problemas são geralmente atribuídos a outras causas.

A ingestão insuficiente de zinco está associada a problemas como: perda de apetite, perda ou redução da sensibilidade ao paladar, anemia, prejuízo ao funcionamento do sistema imunológico, problemas na tireoide, redução da fertilidade e libido, perda de cabelos, crescimento lento em crianças e adolescentes e problemas cognitivos.

O excesso de zinco

É realmente importante usar um suplemento de zinco apenas quando o médico ou nutricionista indicar porque doses muito altas de zinco podem provocar náuseas, vômitos, perda de apetite, dor de estômago, dor de cabeça e diarreia.

O consumo excessivo de zinco também pode prejudicar a absorção de outros nutrientes essenciais, como cobre e ferro.

Então, quanto de zinco devo obter por dia?

Para aproveitar os benefícios do zinco e não sofrer com os efeitos do excesso ou da falta do mineral, o ideal é consumir uma quantidade suficiente do mineral todos os dias, que varia ligeiramente conforme a faixa etária ou o fato de estar grávida ou amamentando:

  • Crianças: 10 mg de zinco por dia;
  • Homens adultos: 15 mg de zinco por dia;
  • Mulheres adultas: 12 mg de zinco por dia:
  • Grávidas: 15 mg de zinco por dia;
  • Mulheres que amamentam: 16 mg de zinco por dia.

As necessidades diárias de zinco aumentam com o envelhecimento, portanto, se você está entrando na terceira idade, converse com o médico para saber quanto de zinco você deverá obter por dia a partir de então.

Quer saber mais sobre os benefícios do zinco? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a planta pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Gostou das dicas?

Você sabia de todos esses benefícios do zinco para a saúde e boa forma? Consegue obter níveis adequados do mineral através de suas fontes na alimentação? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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30 comentários em “Benefícios do Zinco – Para Que Serve e Fontes na Dieta!”

  1. É muito agradável, gratificante e instrutivo assistir as apresentações da Dra. Patrícia.
    Parabéns pela excelência. Expresso meu agradecimento e meu reconhecimento.

  2. Meu médico me indicou compra 120 cápsulas de sulfato de zinco de 300mg cada cápsula . E tomar 2 cápsulas de zinco por dia em 2 em 2 horas. 2 cápsula de zinco de 300mg da 600mg por dia isso não é uma superdosagem ? Isso não pode fazer mais a saúde ?