Bolinhas na Garganta – Causas e O Que Fazer

Especialista:
atualizado em 22/07/2020

Bolinhas na garganta é algo que pode se manifestar com certa frequência, sobretudo em quem tem amigdalite. Veja quais são as principais causas e o que fazer.

Também conhecido como cáseo, esse problema tem uma de suas principais causas o acúmulo de certos detritos nas amígdalas. O que nem todos sabem, no entanto, é que essas bolinhas podem ser facilmente removidas em casa.

Essas bolinhas brancas na garganta são incômodas e podem causar mau hálito, dores de garganta e até mesmo desconforto ao engolir alimentos e bebidas. A propósito, veja os melhores tratamentos para mau hálito e aproveite para conhecer causas e como curar afta na boca, língua ou garganta.

Se você se vê, vez ou outra, com cáseo amigdaliano, ou seja, bolinhas na garganta, continue lendo para saber mais sobre o assunto, o que pode ser e quais as maneiras de remover, sem dificuldade, essas bolinhas.

Bolinhas na garganta: O que pode ser?

Sabe quando você percebe um desconforto na região da garganta e, ao analisar, encontra bolinhas brancas? Essas bolinhas são chamadas de cáseo – massas calcificadas que se formam nas amígdalas.

Existem três tipos de amígdala: a lingual, que se situa na base da língua, a faríngea, situada na faringe, e a palatina – comumente, ao se referir às amígdalas, é dessa que estamos falando.

É nas amígdalas palatinas que essas bolinhas brancas se manifestam, causando mau hálito, desconforto bucal, dores e inchaço.

Como são formadas?

As amígdalas humanas são compostas por criptas, ou seja, pequenas fendas que podem acumular resíduos diversos. De maneira geral, os cáseos são formados por resíduos de diversas naturezas que se acumulam nessas fendas, como alimentos, bactérias, muco, saliva e até mesmo descamação de células mortas da própria boca.

Com o passar do tempo, esses detritos vão endurecendo e formando minúsculas pedras, as tais bolinhas que vemos no fundo da boca – nas amígdalas palatinas.

O motivo mais comum desse problema se instalar é devido à higiene bucal inadequada. No entanto, há outros fatores desencadeantes, como amígdalas grandes, pessoas com amigdalite e/ou problemas de sinusite crônica. Certos remédios que deixam a boca seca também podem ocasionar essa complicação.

Além disso, o problema pode ocorrer como uma resposta do sistema imunológico. Quando o organismo reconhece esses detritos como corpos estranhos, manda glóbulos brancos para atuarem na defesa. Esses glóbulos podem deixar pequenas calcificações para trás que, eventualmente, podem se tornar cáseos.

Sintomas

Os sintomas iniciais dos cáseos são mau hálito e inflamação da garganta. Podem ocorrer, ainda, sintomas como inchaço da região da garganta, dores e sensação de obstrução ao engolir. Além disso, podem ocorrer sintomas como dores de ouvido e tosses.

Com o tempo, se a condição não for tratada, ela pode evoluir e se inchar, obstruindo as vias respiratórias.

Quais são os tratamentos possíveis?

Existem diversos tratamentos para essas bolinhas na garganta. Alguns podem ser feitos em casa, de maneira simples e eficaz, enquanto outros são feitos mediante administração de medicamentos, em consultórios, ou até mesmo com cirurgias.

Conheça alguns dos tratamentos mais comuns adotados nesses casos:

1. Medicamentos

Quando um médico diagnostica essas bolinhas na garganta e opta por tratá-las com medicamento, geralmente administra-se o uso de antibióticos, que irão reduzir os danos causados pelas bactérias.

Pode-se adotar também o uso de anti-histamínicos, que irão atuar reduzindo o muco produzido na região em decorrência de problemas de ordem nasal, como alergias ou sinusite.

2. Tratamentos a laser

O tratamento a laser para remoção dos cáseos chama-se criptólise amigdaliana. Trata-se de um procedimento bastante cômodo, pois não é invasivo.

Esse tratamento consiste em remover ou minimizar as criptas existentes nas amígdalas, onde as bolinhas se alojam, evitando sua manifestação.

3. Amigdalectomia

Normalmente adotado em último caso, esse procedimento é recomendado a quem sofre constantemente com problemas nas amígdalas. Trata-se de uma cirurgia em que as amígdalas palatinas são retiradas.

Esse é um tratamento que retira totalmente os cáseos e evita novas aparições.

O tratamento clínico ideal deve ser apontado por um profissional, após um diagnóstico preciso.

No entanto, existem métodos caseiros e não invasivos que podem ajudar a retirar as bolinhas brancas formadas nas amígdalas.

Tratamentos caseiros para retirar bolinhas brancas na garganta

Existem alguns produtos que podem ser utilizados como remédios caseiros para tratar os cáseos. A maioria desses produtos é fácil de encontrar e, em sua maioria, não há contraindicação ou efeitos colaterais.

Se você está preocupado com o que fazer quando quanto a essas bolinhas, conheça alguns procedimentos que podem ser adotados para ajudar a eliminá-las.

– Vinagre de maçã

Recorrer ao vinagre é uma das formas mais comuns de eliminar os cáseos. Para utilizá-lo, basta diluir uma xícara de seu conteúdo em uma xícara de água morna e gargarejar.

A natureza ácida do vinagre irá fazer com que as bolinhas sejam eliminadas. O procedimento pode ser realizado até três vezes ao dia.

– Enxaguante bucal sem álcool

Fazer gargarejo com antissépticos bucais sem álcool também ajuda a eliminar as pequenas bolas nas amígdalas e, consequentemente, as bactérias concentradas na boca.

Sendo assim, quando não há bactérias e germes na boca, os cáseos têm menores chances de se formarem.

– Água e sal

Utilizar água morna com sal para gargarejar pode surtir bons resultados para eliminar as pedrinhas que se instalam na amígdala. O preparo deve ser feito utilizando uma xícara de água morna acrescida de uma colher de chá de sal.

Gargarejar a mistura de 10 a 15 segundos é suficiente. Além disso, o preparo pode ajudar a aliviar dores de garganta.

– Alho

Estudos recentes vêm apontando as propriedades antifúngicas e antibacterianas que existem no alho. Dessa maneira, consumir esse alimento repele os micro-organismos que causam cáseos na garganta.

– Iogurte

Iogurtes contêm probióticos, ou seja, bactérias boas que atuam positivamente no organismo, inclusive permitindo que a flora intestinal seja regulada.

Essas bactérias boas neutralizam os efeitos das bactérias que causam problemas no organismo e desencadeiam os cáseos. Sendo assim, consumir iogurte e bebidas probióticas é um possível tratamento para bolinhas na garganta.

No entanto, é preciso se atentar ao fato de a bebida conter lactobacilos, uma vez que muitas bebidas lácteas, comumente identificadas como iogurte, não são probióticas pois não contêm os tais lactobacilos e, portanto, não surtirão os efeitos esperados.

– Cebolas

Há tempos as propriedades antibacterianas das cebolas vêm sendo estudadas. Incluí-las em sua dieta é uma forma de ajudar as bolinhas brancas na garganta manterem-se longe de você.

– Hastes flexíveis

Outra forma de eliminar essas indesejadas bolinhas é utilizando hastes flexíveis com algodões nas pontas. Basta que você os introduza gentilmente no local onde os cáseos estão instalados e os remova.

Essa prática pode ser associada, posteriormente, ao gargarejo de alguma substância antibacteriana, como água e sal, enxaguante bucal ou vinagre, para eliminar as bactérias residuais e evitar que novas calcificações se manifestem.

Quando procurar um médico?

Normalmente, os cáseos podem ser retirados facilmente com soluções caseiras, como ensinado acima, e com hastes com algodão, friccionando o local e delicadamente removendo as bolinhas.

No entanto, em alguns casos, um médico deve ser procurado. Quando essas bolinhas são muito grandes, causam muita dor e inchaço. Quando elas são eliminadas e voltam a aparecer, ou quando elas obstruem suas vias aéreas, é hora de procurar ajuda profissional.

Quando a situação está muito evoluída, tentar raspar as cáseos pode piorar a infeccionar ainda mais.

Se você estiver com dificuldade para respirar em decorrência desse quadro, também é preciso se dirigir a um hospital para evitar a obstrução.

No entanto, de modo geral, esse é um caso que não costuma causar grandes preocupações e que pode ser facilmente evitado com uma higiene bucal adequada. Se as bolinhas começarem a aparecer, você pode tentar removê-las com as técnicas caseiras ou, caso elas não cessem e causem dor ou obstrução, procure por ajuda médica.

Referências Adicionais:

Você já sabia o que eram essas bolinhas na garganta que surgem de repente? Já sentiu isso nas suas amígdalas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário