Goiaba Engorda ou Emagrece?

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atualizado em 12/02/2019

Você pode até buscar suplementos para entrar em forma, mas, certamente você sabe que comer frutas na sua dieta é melhor do que a utilização de suplementos para emagrecer. Antes de se perguntar se a goiaba engorda, você precisa de algumas informações. A goiaba é outra fruta tropical rica em nutrição. Com seu sabor único, sabor e qualidades que promovem a saúde, a fruta se encaixa facilmente na categoria de alimentos funcionais, frequentemente chamados de “super frutas”. Diferentemente do que a maioria da pessoas pensa, a Goiaba emagrece porque é uma fruta de poucas calorias e muita fibra. A goiaba contém poucas calorias e gorduras, mas contém várias vitaminas, minerais e antioxidantes que têm um papel importante na prevenção de cânceres, como anti-idade, melhoradores do sistema imune, etc.

Baixa densidade calórica

Comer uma goiaba média, que pesa cerca de 100 gramas, não apenas te oferece apenas 52 calorias e quase nenhuma gordura (o,2 gr), mas também muita saciedade. Isso quer dizer que ela vai te deixar satisfeita com apenas uma pequena quantidade devido às fibras presentes na fruta. Ela oferece mais massa ao estômago do que calorias – ou seja, nem importa muito se a goiaba engorda ou não. Além disso, a digestão da goiaba queima mais calorias do que ela contém, isso é, ela cria um efeito negativo de calorias no corpo. Esse é um dos motivos que dizem que a goiaba emagrece. Isso diminui a sensação constante de fome, preenche sua vontade de sobremesa após uma refeição e previne a ingestão de alimentos altamente calóricos ou doces.

Grande ingestão de fibras

A goiaba contém muitas fibras (6 a 7 gramas a cada 100 gramas da fruta) quando comparada a muitas outras frutas como maçãs, damasco ou banana, que são muito admirados pela sua quantidade de fibras. A fibra é aquela parte da fruta que não é digerida nem absorvida, e é considerada um carboidrato indisponível, isso é, ela não oferece calorias extra, mas ainda te deixa saciada. Além de te manter cheia por mais tempo, como visto acima, as fibras na goiaba mantém seus intestinos limpos e regularizam os movimentos, remoção de toxinas e limpeza do trato digestivo. Essa é uma grande contribuição para a perda de peso. As fibras ajudam a remover colesterol do corpo.

Grande ingestão de vitamina C

A quantidade recomendada diária de vitamina C é de 60 miligramas por dia, enquanto uma goiaba média te oferece cerca de 212 miligramas de vitamina C, que é quase o triplo da quantidade recomendada. A parte grossa da fruta entre a casca e as sementes contém a maior quantidade. Sendo um antioxidante poderoso, ela previne danos e oxidação causados por radicais livres e inflamações nos órgãos. Vitamina C também ajuda na síntese de colágeno, que é vital para manter a integridade de todos os órgãos, vasos sanguíneos e ossos. Todos esses fatores ajudam em um melhor funcionamento de todos os órgãos, melhor circulação sanguínea e utilização de nutrientes, e prevenção de doenças.

Fruta antidiabética

O índice glicêmico (IG) da goiaba é 20, o que é baixo. O índice glicêmico é a classificação dada a alimentos que contêm carboidratos dependendo da velocidade com que eles causam uma elevação nos níveis de açúcar no sangue. Sendo uma fruta com um IG baixo, ela libera o açúcar no sangue lentamente, previne elevações de açúcar no sangue e podem ser um lanche melhor para os diabéticos. Além disso, a grande quantidade de fibras na goiaba ajuda a manter o açúcar no sangue a níveis normais. Dessa forma a goiaba emagrece e não engorda como as pessoas pensam.

Aumenta a fertilidade

A goiaba é uma boa fonte de ácido fólico, um mineral conhecido por promover a fertilidade. Mulheres obesas que sofrem de infertilidade devem dar preferência à goiaba como fonte de ácido fólico.

Regula o funcionamento do coração

A goiaba é rica em potássio (400 miligramas em 100 gramas de fruta) o que ajuda a manter a pressão arterial normal ao manter o balanço entre sódio e potássio equilibrado. Níveis altos de sódio e baixos de potássio causam elevações na pressão arterial. Vitamina C, outros antioxidantes como carotenoides, isoflavonoides e polifenóis, e as fibras previnem inflamações em vasos sanguíneos, reduzem níveis de LDL, aumentam níveis de colesterol HDL e previnem ataques cardíacos e derrames.

Corrige hipotiroidismo

Deficiência de cobre e zinco pode causar hipotiroidismo (atividade menor da tireoide), o que pode desacelerar o metabolismo e causar ganho de peso. Ele é uma das causas comuns de obesidade. A goiaba oferece uma boa quantidade de cobre e zinco e ajuda a corrigir a atividade da tireoide.

Previne câncer

Antioxidantes na goiaba protegem células da oxidação, o que pode prevenir câncer e crescimento de tumores. O licopeno é o antioxidante mais importante da goiaba, porque bloqueia o crescimento de certas células cancerígenas. Consumo regular de goiaba pode ter propriedades anticâncer.

Pele radiante

Obesidade pode estar associada a alguns problemas como pele oleosa. Sendo rica em vitamina E, a goiaba ajuda a reduzir problemas como acne, espinhas, etc, dando um brilho mais bonito à pele. Você pode consumir a fruta crua ou usar água da fervura da goiaba para lavar o rosto.

Outros Benefícios da Goiaba

  • A fruta é uma ótima fonte de Vitamina A e flavonoides como betacaroteno, licopeno, luteína e criptoxantina. Os compostos são conhecidos por terem propriedades antioxidantes e são essenciais para a saúde. Além disso, a vitamina A também é necessária para manter membranas mucosas e a pele saudáveis. Consumo de frutas naturais ricas em carotenos protege contra câncer de pulmão e de boca.
  • 100 gramas de goiaba vermelha oferece 5204 µg de licopeno, quase o dobro da quantidade do tomate. (100 gramas de tomate contém 2573 µg de licopeno). Estudos sugerem que licopeno nas goiabas vermelhas previne danos à pele causados por raios UV e oferece proteção contra o câncer de próstata.
  • Além disso, a fruta também é uma fonte moderada de vitaminas do complexo B, como ácido pantotênico, niacina, vitamina B6, vitamina E e K, assim como minerais como magnésio, cobre e manganês. Manganês é usado pelo corpo como um co-agente para a enzima antioxidante superóxido dismutase. O cobre é necessário para a produção de células vermelhas do sangue.

Métodos de preparo e de servir

Lave-as em água corrente para remover qualquer poeira ou resíduos de inseticidas. Goiabas frescas e maduras são melhores, pois podem ser consumidas com a casca. Remova qualquer resquício floral da ponta, e corte as duas pontas com uma faca. Ela pode ser cortada em cubos, ou em fatias como as de maçã. Aqui estão algumas dicas para servir:

  • Coma a fruta fresca para aproveitar seu sabor natural e único.
  • O suco de goiaba e popular e delicioso.
  • Cubos de goiaba são uma ótima adição para a salada de frutas.
  • Ela também é frequentemente utilizada no preparo de sobremesas, onde você pode colocar suplementos proteicos para aumentar seus músculos.
  • A fruta também é muito usada para fazer doces, conservas, geleias, gelatinas, marmelada, etc.

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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