Frutas para diabetes

Frutas que Diabético Pode Comer

A diabetes é uma condição em que o organismo não é capaz de produzir insulina ou não consegue utilizar adequadamente o hormônio produzido pelo corpo. A insulina trabalha no controle da quantidade de glicose (açúcar) encontrada no sangue.

Ao ser diagnosticado com a doença, é fundamental seguir o tratamento indicado pelo médico. Isso porque quando existe um quadro de diabetes não controlado, os níveis de glicose no sangue aumentam. Se isso permanecer por bastante tempo, podem ocorrer problemas como danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos do organismo.

O tratamento da condição é a manutenção de uma vida saudável, com o controle da glicemia, para evitar que a doença desenvolva as complicações mencionadas acima.

Isso abrange a prática de atividades físicas, a checagem da glicemia, a aplicação de insulina, o uso de medicamentos, o cuidado com a saúde bucal, o controle do estresse, a eliminação do cigarro e a diminuição do consumo de bebidas alcoólicas.

Outra parte importante do tratamento é a alimentação, que deve ser composta por refeições que favorecem o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Isso restringe bastante o consumo dos chamados carboidratos simples (de índice glicêmico alto), que são absorvidos muito rapidamente, aumentando de maneira acelerada os níveis de glicose no sangue.

Frutas que diabético pode comer 

Ao receber o diagnóstico da doença, o médico certamente indicará todas as alterações que o paciente precisa fazer em sua vida a partir de então para controlar a diabetes. E por mais que o profissional de saúde dê diversas indicações e explicações a respeito de como a nova dieta deverá ser, ainda podem restar algumas dúvidas.

Por exemplo, você saberia dizer quais frutas que diabético pode comer? Por mais que sejam classificadas como alimentos saudáveis, que são dotados de vitaminas, minerais e fibras, que limitam a absorção de glicose por parte do corpo e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, elas também exigem cuidados ao serem selecionadas na montagem da dieta para quem foi diagnosticado com diabetes.

De acordo com a Associação Americana de Diabetes, os diabéticos devem consumir frutas frescas, congeladas ou enlatadas, desde que não haja a adição de açúcar.

A organização também dá algumas dicas na hora de incluir as frutas que diabético pode comer nas refeições. Em relação à contagem de carboidratos, é importante saber quantos carboidratos tem uma porção da fruta que normalmente se come. Ou seja, uma maçã inteira, uma pera inteira, 10 morangos, uma fatia de melão e por aí vai.

Contagem de carboidratos

Ao saber a quantidade de carboidratos de uma porção comum de cada fruta, o diabético pode optar por comer mais das frutas com poucos carboidratos e comer porções menores das frutas ricas em açúcar.

As frutas podem entrar na dieta do diabético no lugar de outras fontes de carboidratos como amidos, grãos e produtos laticínios. Por exemplo, elas podem compor o prato de uma refeição na forma de um pedaço pequeno de fruta ou em ½ xícara de salada de frutas, no lugar das fatias de pão, biscoitos ou bolo que são outras fontes de carboidratos.

O conceito da quantidade de carboidratos totais da refeição é importante para o diabético. Às vezes, uma fruta com quantidade média de carboidratos pode se tornar nociva se é a sobremesa de uma refeição já cheia de carboidratos.

Índice glicêmico

Outro ponto importante a ser observado na hora de selecionar as frutas que diabético pode comer é o índice glicêmico de cada uma delas. Este índice é um indicativo da velocidade pela qual o açúcar que vem dos alimentos demora para atingir a corrente sanguínea.

Quanto mais alto for o índice glicêmico de um alimento, maior será a velocidade que seu açúcar chegará ao sangue, o que torna mais difícil o controle dos níveis de glicose. Portanto, as frutas que diabético pode comer são as que não apresentam um índice glicêmico alto – que seria maior ou igual a 70.

As outras duas categorias de índice glicêmico são médio – que fica entre 56 e 69 – e o baixo – menor ou igual a 55, que são as mais adequadas para a dieta de quem tem diabetes.

Lista de frutas que diabético pode comer

A lista abaixo traz algumas frutas indicadas para a dieta dos diabéticos:

  • Limão: Não é uma fruta que normalmente se come. O mais comum é fazer uma limonada. O interessante do limão é que ele é rico em vitamina C, um poderoso antioxidante, e muito baixo em carboidratos. Cada unidade tem menos de 4g de carboidratos.
  • Bagas (morangos, amora, framboesa, uva-do-monte): possuem índice glicêmico baixo, são ricas em fibras, antioxidantes e vitaminas. Uma xícara de berries possui entre 11 e 14 g de carboidratos.
  • Damasco: fonte de fibras, que como já vimos favorecem o controle dos níveis de açúcar no sangue. Uma unidade de damasco tem apenas 4g de carboidratos. Não confunda com o damasco seco.
  • Kiwi: Muito rica em antioxidantes, hidrata e fornece somente 11g de carboidratos por unidade.
  • Pêssego: é dotada de um índice glicêmico baixo, além de ser fonte de fibras. Um pêssego médio tem cerca de 10g de carboidratos. Não confunda com o pêssego em calda.
  • Goiaba: de baixo índice glicêmico, ela também é rica em fibras. A fruta contribui com a diminuição do risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Uma unidade de goiaba tem apenas 8g de carboidratos.
  • Abacate: É uma fruta bem calórica, mas tem poderosos antioxidantes, muitas fibras e gorduras muito saudáveis. Além disso, tem poucos carboidratos. Cerca de 100g de abacate têm 8,5g de carboidratos, sendo que destes, 6,5g são de fibras!
  • Melão: Uma xícara de melão cortado tem cerca de 12g de carboidratos. A fruta possui uma baixa densidade calórica e ajuda com a saciedade.
  • Mamão papaia: seu índice glicêmico não é alto e a fruta é uma fonte natural de antioxidantes. Uma xícara de mamão em cubos tem cerca de 16g de carboidratos.
  • Maçã: a fruta possui índice glicêmico baixo, além de ser abundante em fibras e ser uma boa fonte de vitamina C. Uma maçã tem cerca de 17g e carboidratos.
  • Pera: também possui um índice glicêmico baixo, é uma excelente fonte de fibras e fornece vitamina K. Tem cerca de 17g de carboidratos por unidade.

Como o diabético não deve comer suas frutas

Qualquer fruta pode ser incluída na dieta do diabético, desde que seja consumida com moderação e permita que os níveis de glicose no sangue mantenham-se controlados.

É importante, então, ter atenção ao modo de consumo das frutas. Por exemplo, elas não podem ser ingeridas em porções muito grandes, visto que isso trará um consumo maior de carboidratos. A ingestão dos carboidratos deve ser controlada, pois trata-se do nutriente que mais influencia os níveis de açúcar no sangue.

As frutas secas também devem ser evitadas, com as porções limitadas a não mais que uma ou duas colheres de sopa. Isso porque elas são uma forma concentrada de carboidratos. Por exemplo, em ½ xícara de passas, uva-do-monte seca, figo seco, banana seca ou maçã seca é possível obter de 50 a 60 g de carboidratos.

Recomendação similar vale para as frutas em calda. Estas estão repletas de açúcar. 

Outras recomendações

Antes de selecionar as suas preferidas entre as frutas que diabético pode comer, converse com seu médico e nutricionista e peça orientação na hora de montar o seu cardápio, especificando quais frutas devem e/ou podem ser consumidas e qual a quantidade apropriada. 

Eles poderão te ajudar a fazer as melhores combinações, tendo em vista o que é mais adequado para o seu caso em particular, sua saúde e bem-estar.

Quais frutas que diabético pode comer você tem o costume de consumir com maior frequência? Sente falta de um consumo mais abundante de alguma fruta fora dessa lista? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



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3 comentários

  1. meu marido esta diabetico nao sei o que fazer o que ele pode comer. ele adora frutas melancia laranja sao frutas que nao foram citadas…

  2. Sou diabética posso comer banana.

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