Cápsula de Berinjela Emagrece? Faz Mal? Para Que Serve?

A berinjela já é bem reconhecida como um alimento que faz bem para a saúde. Afinal, o alimento serve como fonte de uma série de nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar corretamente como fibras, potássio, cálcio, zinco, ferro, magnésio, fósforo, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C e vitamina K.

Podemos encontrar a berinjela servida grelhada, gratinada, cozida ou assada ou vê-la presente em receitas de salada de berinjela, tortas, lasanhas, panquecas, tapiocas, sopas e sucos, por exemplo.

Mas você sabia que também existe uma cápsula à base de berinjela? Pois é, trata-se de um suplemento alimentar feito a partir do extrato seco de berinjela em pó.

A cápsula de berinjela emagrece?

Uma das promessas é que a cápsula de berinjela emagrece por meio do aumento da secreção da bile, substância responsável pela digestão de gorduras provenientes da alimentação, e de sua ação diurética.

O efeito diurético é aquele que estimula a eliminação de água do organismo através da urina, o que pode ser útil para combater o inchaço provocado pela retenção de líquidos no corpo.

Encontramos relatos na internet de pessoas que emagreceram com a capsula de berinjela, dentre eles, uma mulher que contou ter emagrecido 40 kg com a ajuda das cápsulas. Ela declarou que depois de seguir uma dieta restritiva, que fazia até com que ela passasse fome, começou a tomar a cápsula de berinjela antes das refeições principais.

Além das cápsulas, ela também começou a ingerir dois litros de água diariamente. “O produto tirava a fome e me desinchava”, afirmou a moça.

A nutricionista Roseli Ueno Ninomiya explicou que as fibras presentes no produto aumentam de tamanho ao chegar no estômago, o que diminui a fome e dá uma sensação de saciedade para quem precisa seguir uma dieta de poucas calorias.

Entretanto, para o médico Ray Sahelian, de acordo com o que ele escreveu em uma publicação em seu site, não é possível afirmar que a cápsula de berinjela emagrece.

Sahelian afirmou que, ainda que esses suplementos sejam anunciados como uma cura para o câncer ou para quem necessita perder peso, as evidências que baseiam essas afirmações são prematuras. Conforme o médico, as pesquisas com esses suplementos em seres humanos são bastantes limitadas.

Portanto, se você deseja e/ou necessita perder peso, converse com um médico ou nutricionista antes de sair por aí certo de que a cápsula de berinjela emagrece. É sempre importante lembrar que não existem produtos milagrosos para promover o emagrecimento e que não é porque elas funcionaram para um grupo de pessoas, que necessariamente funcionarão para você.

Isso porque diferentes pessoas têm diferentes organismos, com diferentes necessidades e características. Além disso, destacamos que na maioria dos casos positivos as pessoas não apenas utilizavam as cápsulas de berinjela como também seguiam um regime com foco na perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Quem tem o objetivo de perder peso precisa seguir uma alimentação saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, contando com o apoio do nutricionista que indicará a dieta mais adequada, segura e eficiente para o perfil de cada paciente.

Neste sentido, também vale a pena praticar atividades físicas com regularidade, tendo em vista que elas promovem a maximização da queima de calorias por parte do corpo. Aqui também é necessário ter o acompanhamento de um educador físico para garantir que os treinamentos sejam eficazes e seguros.

Para que serve a cápsula de berinjela?

A cápsula de berinjela promete atuar no emagrecimento, na regulação do trânsito intestinal, na inibição do apetite e no auxílio à diminuição dos níveis de colesterol e de triglicerídeos.

As cápsulas de berinjela também podem ser utilizadas para auxiliar o tratamento da aterosclerose e de problemas no fígado e nas vias biliares.

Entretanto, encontramos os seguintes alertas: “Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este alimento previna, trate ou cure doenças” e “O uso de fitoterápicos não substitui os remédios alopáticos. Consulte sempre o seu médico”.

Os medicamentos alopáticos são os remédios utilizados na medicina tradicional, que podem ser feitos à base de substâncias sintéticas, vegetais, minerais ou animais; já os fitoterápicos são aqueles produzidos exclusivamente a partir de compostos vegetais (como a berinjela).

Além disso, uma dissertação de mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) analisou os efeitos das cápsulas de extrato seco de berinjela em relação ao perfil de lipídeos (moléculas de gorduras) em jejum e depois de uma refeição em pessoas saudáveis ao longo de 14 dias.

Os resultados obtidos durante a pesquisa apontaram que as cápsulas de extrato seco de berinjela não produziram efeitos no perfil de lipídeos em jejum e após a refeição nos participantes. Triglicerídeos (gorduras e óleos), fosfolipídeos ceras e esteroides como o colesterol são exemplos de lipídeos.

Portanto, antes de utilizar as cápsulas de berinjela para contribuir com o tratamento de qualquer uma das condições mencionadas neste tópico é fundamental que você converse com o médico para se certificar de que o suplemento realmente pode beneficiar o seu quadro e em qual a dosagem indicada para você.

Além disso, nada de usar as cápsulas de berinjela como substitutas de um tratamento de saúde porque isso poderá prejudicar a sua saúde, principalmente se for feito sem o conhecimento do médico.

A cápsula de berinjela faz mal?

O suplemento pode fazer mal para quem tiver hipersensibilidade (alergia) a algum dos componentes da fórmula do produto. Portanto, antes de utilizar a cápsula cheque bem a embalagem para verificar se você não é alérgico a alguma das substâncias presentes em sua composição.

Crianças com menos de três anos e mulheres que estejam grávidas ou no período de aleitamento de seus bebês só podem utilizar as cápsulas de berinjela sob o acompanhamento do médico.

  Continua Depois da Publicidade  

Não encontramos mais informações concretas a respeito de possíveis efeitos colaterais ou contraindicações das cápsulas de berinjela. Assim, para ter certeza de que o suplemento não te fará mal, consulte o médico antes de utilizar esse produto.

Essa recomendação é importante para todos, especialmente para crianças (mesmo as maiores de três anos) adolescentes, idosos e pessoas que tenham alguma doença ou condição específica de saúde.

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que a cápsula de berinjela emagrece? Tem curiosidade de experimentar esse suplemento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Felipe Santos e Dra. Patrícia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

7 comentários em “Cápsula de Berinjela Emagrece? Faz Mal? Para Que Serve?”

  1. Emagrece sim. Porque laboratórios vão investir milhões em pesquisas se não podem patentear. Agora, cite um único alopatico que não tenha efeitos nocivos ao corpo.
    Por outro lado, não existem pesquisas cientificas que comprovem que se jogando de um avião sem paraquedas, a pessoa morre. Pois seria necessário 3 mil casos. Então se jogue.

  2. Cápsula do extrato seco de berinjela me emagrece e faz muito bem ao meu coração. Jamais vou ficar sem comer. Dieta anti-inflamatória faz muito bem ao organismo.

  3. Emagrece sim e muito, dieta anti-inflamatória + meia hora de caminhada ao dia e cápsula de berinjela 3x ao dia antes das refeições 10 quilos a menos por mês.