Cenoura Tem Carboidrato? E Proteína? Tipos, Variações e Dicas

Especialista:
atualizado em 26/12/2019

Na salada ou no bolo de cenoura. Em um suco ou no smoothie. Em receitas de tortas, sopas, massas de pizza, empadas, biscoitos, mousses, suflês e nhoques. Raladinha, em cubinhos ou rodelas. Viu como podemos encontrar a cenoura de diversas maneiras nas refeições do nosso dia a dia?

Ela é bastante conhecida como um alimento saudável, graças ao fato de ser fonte de diversos nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar corretamente como fibras, potássio, vitamina A, vitamina B6, vitamina B7 e vitamina K.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos informa que também é possível encontrar nutrientes como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco, vitamina B9 (ácido fólico/folato) e vitamina C em uma xícara com 128 g de cenouras picadinhas.

O alimento pode beneficiar a saúde dos olhos, principalmente para quem tem deficiência de vitamina A, auxiliar a saúde da pressão arterial e contribuir com o sistema imunológico do organismo.

Mas a cenoura tem carboidrato?

Já citamos um monte de nutrientes que podemos encontrar na composição do alimento, mas será que a cenoura tem carboidrato também?

Pois bem, a resposta para essa pergunta é sim, a cenoura tem carboidrato. O alimento é composto majoritariamente por água e carboidratos. 88% da composição da cenoura corresponde à águam enquanto o teor de carboidratos encontrado no alimento é de aproximadamente 10%.

De acordo com informações, uma xícara de cenoura picada é composta por 12,3 g de carboidratos, o que corresponde a 4% do valor diário de uma ingestão de 300 g do nutriente por dia para uma pessoa que segue uma dieta de 2 mil calorias diariamente.

Os tipos de carboidratos encontrados na cenoura

As cenouras são compostas pelos três tipos de carboidratos: fibras, amido e açúcar. Enquanto o açúcar e o amido são utilizados pelo organismo como fonte de energia, sendo a fonte energética preferida do cérebro e do sistema nervoso, as fibras contribuem com a manutenção da saúde do trato digestivo.

Sabe-se que 49,5% dos carboidratos da cenoura correspondem ao açúcar (um carboidrato simples) – são 6 g do componente em uma xícara de cenouras picadinhas –, que é considerado um carboidrato simples, composto por duas moléculas que são rapidamente digeridas.

Entretanto, as cenouras também possuem fibras e amido (considerados carboidratos complexos), em uma quantidade suficiente para manter o seu índice glicêmico baixo, o que indica que o alimento não tende a causar grandes picos nos níveis de glicose no sangue. Esses picos nas taxas de açúcar no sangue já foram associados à elevação do apetite.

O índice glicêmico é uma medida de quão rapidamente os alimentos aumentam os níveis de açúcar no sangue depois de uma refeição. O índice glicêmico das cenouras cruas é o mais baixo, é um pouco mais alto para as cenouras cozidas e o mais alto para a cenoura em purê.

Os amidos levam mais tempo para serem digeridos do que os açúcares simples e uma xícara de cenouras picadinhas contém 2,6 g de amido, o que é equivalente a 26% da quantidade de carboidratos presentes no alimento.

O outro carboidrato complexo das cenouras são as fibras, nutriente associado com a promoção da saciedade ao organismo. Uma xícara de cenoura picadinha é composta por 3,5 g de fibras, sendo que 1,9 g são fibras solúveis e 1,6 g correspondem a fibras insolúveis.

As fibras solúveis podem auxiliar a diminuir os níveis gerais de colesterol, não contribuem com os picos de açúcar no sangue por não serem bem absorvidas, ajudam na promoção da saciedade e auxiliam a proteger contra a prisão de ventre e a diarreia.

As fibras solúveis podem diminuir os níveis de açúcar no sangue desacelerando a digestão de açúcar e amido. Elas também podem alimentar as bactérias do bem no intestino, o que pode gerar uma melhoria na saúde e diminuir o risco de doenças. A principal forma de fibra solúvel das cenouras é a pectina.

Já as fibras insolúveis ajudam a evitar pontadas de fome, auxiliam a manter a regularidade intestinal e podem melhorar problemas intestinais. As fibras insolúveis podem diminuir o risco de constipação. As principais fibras insolúveis das cenouras são celulose, hemicelulose e lignina.

E proteína? Será que a cenoura tem?

Agora que já vimos se a cenoura tem carboidrato ou não, podemos conferir o teor de proteínas presente no alimento.

Pois bem, as cenouras até possuem as proteínas em sua composição, entretanto, a quantidade é considerada bastante pequena. Uma porção de 100 g de cenouras cruas carrega 0,9 g de proteínas. Por sua vez, uma xícara de cenouras picadinhas é composta por 1,2 g de proteínas.

Fontes e Referências Adicionais:         

https://www.webmd.com/diet/features/insoluble-soluble-fiber

Você já tinha ouvido falar que a cenoura tem carboidrato? Costuma consumir cenoura em sua dieta com que frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário