Polvilho Tem Carboidrato? E Glúten? Tipos, Variações e Dicas

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

Podemos encontrar o polvilho em receitas de bolos, biscoitos, pão de queijo, massas de pizza, broas, donuts, empadinhas, pães, tortas, molhos e crepiocas. O ingrediente também é conhecido como goma ou fécula de mandioca, já que é extraído desse alimento.

O polvilho serve como fonte de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo como: magnésio, manganês, cobre, vitamina B9 (ácido fólico/folato) e vitamina C.

Ele pode ser encontrado nas variações azeda e doce. Enquanto a produção do polvilho azedo conta com a etapa da fermentação, o polvilho doce não passa por esse processo.

O polvilho tem carboidrato em sua composição nutricional ou não? 

Os carboidratos são conhecidos como uma das principais fontes de energia para o organismo do ser humano e também são importantes para a função cerebral.

Entretanto, existem programas alimentares com foco no emagrecimento que se baseiam em refeições com baixas quantidades de carboidratos. Para quem segue esses métodos – decisão que deve ser tomada depois de uma boa conversa com o médico e/ou nutricionista – é importante conhecer quais alimentos têm carboidratos e qual a quantidade do nutriente que eles apresentam.

E então, será que é verdade que o polvilho tem carboidrato? É sim. E mais do que isso, ele é considerado um alimento rico em carboidratos.

Mas qual a quantidade de carboidratos que a gente encontra em diferentes versões e porções do polvilho? É o que vamos descobrir na lista a seguir:

A quantidade de carboidratos encontrada no polvilho 

– Polvilho doce

O polvilho doce da marca Yoki apresenta 18 g de carboidratos a cada porção de uma colher de sopa ou de 20 g. Com isso, calculamos que 100 g desse polvilho doce sejam compostos por 90 g do nutriente.

Se estivermos falando do polvilho doce da marca Amafil, temos um produto com um teor ligeiramente mais baixo de carboidratos – o alimento possui 17 g a cada porção de uma colher de sopa ou de 20 g.

Já se a porção do produto for de 100 g, calculamos que o teor de carboidratos seja equivalente a 85 g.

– Biscoito de polvilho doce

O biscoito de polvilho doce da marca Biscoitone contém 9,3 g de carboidratos a cada porção com sete unidades ou de 20 g. Porém, se estivermos falando de uma porção de 50 g, com 17,5 unidades, calculamos que o valor sobe para aproximadamente 23,25 g de carboidratos.

O biscoito de polvilho doce produzido pela marca Peta Caseira carrega 18 g de carboidratos em uma porção com 10 unidades ou de 25 g. Com isso, entende-se que uma porção de 50 g do produto ou com 20 unidades apresenta 36 g de carboidratos.

Temos ainda o biscoito de polvilho doce fabricado pela marca Qualitá, que carrega 23 g de carboidratos em uma porção de 30 g ou com 23 unidades. Assim, calculamos que uma porção de 50 g ou aproximadamente 38 unidades possui em torno de 38 g de carboidratos.

– Polvilho azedo

Duas colheres e meia de sopa ou 20 g do polvilho azedo da marca Yoki apresentam 17 g de carboidratos. Portanto, se a porção do alimento for correspondente a 100 g, o valor de carboidratos na porção será de 85 g.

Por sua vez, o polvilho azedo fabricado pela marca Hikari é composto por 18 g de carboidratos em uma porção de 20 g ou de duas colheres de sopa. Assim, entende-se que se a porção do produto for de 100 g, o resultado será de um teor de 90 g de carboidratos.

O polvilho azedo produzido pela marca Kisabor tem um pouquinho mais de carboidratos do que os seus colegas – são 20 g do nutriente encontradas em uma porção com 20 g ou uma colher de sopa do produto. Com isso, calculamos que uma porção com 100 g do alimento carrega 100 g de carboidratos.

Já o polvilho azedo da marca Chinezinho é composto por um pouco menos de carboidratos do que o produto das outras marcas. O alimento possui 16,2 g de carboidratos a cada porção de 20 g ou de uma colher de sopa.

Assim, entendemos que uma porção com 100 g de polvilho azedo fabricado pela marca Chinezinho apresenta 81 g de carboidratos.

Outra opção de polvilho azedo no mercado é o produzido pela marca Pinduca, que contém 42 g de carboidratos em uma porção de 50 g ou ½ xícara.

Com base nesses números, calculamos que uma colher com 20 g do produto carrega 16,8 g de carboidratos enquanto uma porção com 100 g do alimento fornece 84 g do nutriente.

– Biscoito de polvilho azedo

O biscoito de polvilho azedo fabricado pela marca Chimanguinho apresenta 27,5 g de carboidratos em uma porção com 10 unidades ou de 40 g.

Com isso, calculamos que uma porção de 50 g ou 12,5 unidades do biscoito de polvilho da marca Chimanguinho é composta por aproximadamente 34,4 g carboidratos.

O polvilho tem glúten?

Agora que já vimos que o polvilho tem carboidratos e em quais quantidades o nutriente pode ser encontrado na composição do alimento, vamos saber se o produto tem glúten.

Pois a resposta é não – tanto o polvilho doce quanto o polvilho azedo são isentos do glúten em sua composição. Portanto, ele pode ser consumido por quem sofre com a doença celíaca, tem alergias, sensibilidades ou intolerâncias ao glúten ou simplesmente escolheu eliminar a substância da sua alimentação.

Por exemplo, dá para utilizar o polvilho doce combinado com farinha de arroz e fécula de batata para preparar um macarrão ou uma massa de lasanha sem glúten.

Você ainda pode preparar massas sem glúten à base de fécula de batata, polvilho doce, farinha de arroz e quinoa em flocos.

Algumas dicas de salgados sem glúten que podem ser preparados com o polvilho doce e o polvilho azedo são:

  • A coxinha sem glúten, que é feita a partir de uma mistura de mandioquinha, inhame, batata ou mandioca com polvilho doce e farinha de arroz
  • A esfiha sem glúten, que pode ser feita com farinha sem glúten, polvilho doce, polvilho azedo e gergelim moído.

Também é possível preparar receitas sem glúten como bolo de cenoura vegano, torta de abóbora, molho branco, empadinha, pão normal, pão de banana e pão de polvilho e fubá, utilizando o polvilho como um de seus ingredientes.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já imaginava que o polvilho tem carboidrato? Costume utilizá-lo em receitas na sua cozinha? Quais? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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2 comentários em “Polvilho Tem Carboidrato? E Glúten? Tipos, Variações e Dicas”

  1. Dra. Patrícia bom dia, adoto suas receitas, mas agora fiquei em dúvida porque o pacote de polvilho doce Hikaru possui na descrição de alérgenos glúten… pode Me ajudar a entender? Obrigada