Cenoura Crua ou Cozida – O que é mais saudável?

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atualizado em 09/03/2021

A cenoura é um vegetal bastante presente em nosso dia a dia, e traz diversos benefícios para a saúde, mas sempre surge a dúvida: é melhor comer a cenoura crua ou cozida?

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Por isso, a seguir vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios desse vegetal, os efeitos que o cozimento tem nele e descobrir se é melhor comer a cenoura crua ou cozida.

cenouras cruas

Benefícios da cenoura

A cenoura é um dos legumes mais populares no dia a dia do brasileiro, e pode ser usado em diversas receitas, como:

Assim, é fácil incluí-la no cardápio do dia a dia. Mas, além de versátil, a cenoura também é extremamente benéfica para a saúde, graças às suas propriedades nutricionais, como veremos a seguir:

  • É rica em antioxidantes carotenoides, que ajudam a manter a saúde da pele e a evitar o estresse oxidativo;
  • Os carotenoides da cenoura também ajudam a evitar problemas oculares, como a degeneração macular;
  • É rica em fibras alimentares, que ajudam a manter o funcionamento do intestino e a evitar a constipação;
  • Por ser rica em fibras e antioxidantes, a cenoura também contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que ajudam a reduzir o colesterol ruim;
  • Ajuda a emagrecer, pois as fibras alimentares mantém a sensação de saciedade por mais tempo.

O efeito do cozimento nos alimentos

Os alimentos, quando cozidos, geralmente tem o seu sabor e valor nutricional bastante afetado.

Mas para entender o efeito do cozimento nos nutrientes, é preciso primeiro diferenciá-los:

Além disso, alguns nutrientes são mais sensíveis ao calor do que outros, como no caso da vitamina C e as vitaminas do complexo B, que podem ser quebradas durante o cozimento.

Então, o cozimento em água pode diminuir bastante os níveis de vitaminas solúveis em água, como é o caso do complexo B e da vitamina C.

Já o cozimento no vapor pode ajudar a preservar essas vitaminas, tornando a receita mais saudável.

Mas nem todos os nutrientes são perdidos com o cozimento. Os carotenoides, por exemplo, podem ser beneficiados pelo cozimento, que o deixa mais fácil de ser absorvido pelo organismo.

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O que é mais saudável, a cenoura crua ou cozida?

A resposta para esta pergunta é difícil, uma vez que existem diferentes nutrientes e vários tipos de cozimento. Então a resposta seria um “depende”.

Quando em água, a cenoura perde boa parte de suas vitaminas solúveis em água, como a vitamina C e o complexo B. Mas os carotenoides, como o betacaroteno, que é convertido em vitamina A, se torna mais facilmente absorvido.

Então, a melhor forma de cozinhar a cenoura é no vapor, uma vez que o calor beneficia os carotenoides dela, mas não afeta tanto as outras vitaminas.

Cenouras cozidas

Mas por que não dar uma chance às duas? 

Ao falarmos da cenoura crua ou cozida, aprendemos que cada modo de preparo pode modificar o valor nutricional da cenoura. Mas isso não quer dizer que só se deve consumir o vegetal preparado de uma única forma.

Você pode, por exemplo, alternar as formas de preparo da cenoura, consumindo a raiz crua, como acompanhamento de salada ou sanduiche num dia, e cozida em outro.

Com isso, consumindo a cenoura crua e cozida no dia a dia de sua dieta, além de dar uma diversificada na alimentação, você ainda consegue favorecer o fornecimento de diversos nutrientes ao seu organismo.

Dicas e cuidados

  • Quando for consumir a cenoura crua, lave bem o vegetal usando uma escovinha para tirar os resíduos de sujeira;
  • O cozimento no vapor é conhecido por deixar os alimentos “sem gosto”, uma vez que não se pode colocar temperos durante a preparação. Mas o sabor pode ser melhorado com a adição de ervas e azeite, por exemplo, depois que o alimento está cozido;
  • Se for preparar o vegetal cozido em água, como em uma sopa, evite cozinhar em fogo alto, para assim reduzir a degradação de nutrientes como a vitamina C e o ácido fólico;
  • Além disso, sempre que for possível, prefira vegetais orgânicos, para evitar os malefícios causados pelos agrotóxicos que podem estar presentes no vegetal.

Veja no vídeo abaixo 10 receitas fit com cenoura, fáceis de fazer e deliciosas.

Gostou das dicas?

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Você costuma consumir a cenoura crua ou cozida? Prefere ela de que forma? Imaginava que existia diferença dos nutrientes do alimento? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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