Abóbora

Abóbora Tem Carboidrato? Tipos, Variações e Dicas

Podemos comer a abóbora de diversas maneiras – refogada, na forma de purê, em saladas, sopas e em receitas de macarrão, pizza, bolo, doce, torta e mousse, por exemplo.

O alimento já foi apontado como capaz de auxiliar a imunidade, ajudar a saúde dos olhos, beneficiar a saúde da pele e contribuir com a saúde do coração.

Essa fruta, que se assemelha nutritivamente a um vegetal, é composta por uma série de nutrientes necessários para o nosso organismo, como: fibras, proteínas, potássio, cobre, manganês, ferro, vitamina B1 vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9 (ácido fólico/folato), vitamina C, vitamina E e vitamina K.

A abóbora tem carboidrato? 

Seja por questões de saúde, seja com o objetivo de emagrecer, existem pessoas que seguem programas alimentares com o controle ou a restrição do consumo de carboidratos, ainda que o nutriente seja uma importante fonte de energia para o organismo.

Assim, mesmo que seja tão nutritiva como acabamos de ver, para essas pessoas, antes de incluir o alimento nas refeições, é preciso saber se a abóbora tem carboidrato e em que quantidade o nutriente aparece no alimento.

A abóbora tem carboidrato sim em sua composição.

Entretanto, quantos gramas do nutriente podemos encontrar no alimento? É isso o que vamos conferir na lista a seguir, que apresenta a quantidade de carboidratos encontrados em diferentes tipos e porções de abóbora. Dê uma conferida:

1. Abóbora cabotiá

Uma porção de 100 g da abóbora cabotiá contém aproximadamente 12,2 g de carboidratos. Já uma porção equivalente a uma xícara do alimento possui em torno de 14,2 g de carboidratos.

2. Abóbora amarela

Uma xícara que traz a abóbora amarela fatiada apresenta 3,79 g de carboidratos, ao mesmo tempo em que 100 g deste tipo de abóbora carrega 3,35 g de carboidratos e uma unidade grande do alimento é composta por 10,82 g de carboidratos.

3. Abóbora cabotiá cozida

Uma porção de 100 g da abóbora cabotiá cozida apresenta 10,8 g de carboidratos. Por sua vez, uma escumadeira com a abóbora cabotiá picada é composto por aproximadamente 7,5 g de carboidratos.

4. Abóbora moranga

Existem, em 100 g de abóbora moranga, 7,15 g de carboidratos. Uma porção correspondente a uma xícara deste tipo de abóbora é composta por 8,22 g de carboidratos.

5. Abóbora moranga cozida

Conforme informações pesquisadas, uma porção com 100 g da abóbora moranga cozida carrega 6 g de carboidratos, ao mesmo tempo em que uma escumadeira com o alimento picado apresenta 4,2 g de carboidratos.

6. Abóbora paulista

Uma porção de 100 g de abóbora paulista é composta por 7,13 g de carboidratos, ao mesmo tempo em que uma porção correspondente a uma xícara deste tipo de abóbora em fatias apresenta aproximadamente 8 g de carboidratos.

7. Abóbora menina brasileira crua

Segundo pesquisamos, 100 g de abóbora menina brasileira crua apresentam 3,3 g de carboidratos, ao mesmo tempo em que uma porção correspondente a uma xícara de chá do alimento contém 3,06 g de carboidratos.

8. Purê de abóbora 

Enquanto 100 g do purê de abóbora carregam em torno de 9,2 g de carboidratos, uma porção equivalente a uma xícara do alimento apresenta 22,7 g de carboidratos.

9. Sementes de abóbora

Uma porção com 30 g das sementes de abóbora contém 2 g de carboidratos em sua composição.

10. Sementes de abóbora torradas

Já se estivermos falando das sementes de abóbora torradas, o que encontramos são 16,2 g de carboidratos em uma porção de 30 g do alimento.

11. Sementes de abóbora torradas e salgadas

As sementes de abóbora torradas e salgadas também são compostas por 16,2 g de carboidratos quanto temos uma porção de 30 g do produto. 

12. Folha de abóbora cozida

A folha de abóbora cozida é composta por aproximadamente 1 g de carboidratos. Já se a porção for de uma colher de sopa cheia, o alimento carrega aproximadamente 0,7 g de carboidratos.

Atenção

Não foram feitas análises com os produtos acima para confirmar o seu teor de carboidratos, apenas replicamos as informações nutricionais disponibilizadas na internet.

Ao comprar a sua abóbora, sempre cheque a tabela nutricional na embalagem para saber quantos gramas de carboidratos ela contém, visto que os valores podem variar de produto para produto.

Você já imaginava que a abóbora tem carboidrato? Que tipo ou de que formas costuma consumir abóbora em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*