20 Alimentos Menos Calóricos para sua Dieta

Especialista da área:
atualizado em 24/12/2019

A dieta de quem necessita ou deseja emagrecer ou simplesmente quer manter o peso e não engordar deve trazer uma quantidade de calorias que seja suficiente para o organismo da pessoa, porém, não deve apresentar um teor calórico excessivo.

  Continua Depois da Publicidade  

20 alimentos menos calóricos para compor a sua dieta

É por isso que, ao montar as refeições, sempre vale a pena escolher alimentos que sejam, ao mesmo tempo, nutritivos e possuam uma quantidade baixa de calorias, como os que aparecem na lista a seguir:

1. Agrião

O agrião pode ser considerado um dos melhores alimentos com menos calorias. A verdura possui somente 4 calorias em uma xícara e é rica em antioxidantes.

Um estudo do Centers for Disease Control and Prevention (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, tradução livre), dos Estados Unidos, descobriu que o agrião é um dos alimentos da sua categoria com maior densidade nutricional, o que significa que ele além de pobre em calorias, ele é rico em nutrientes.

Alguns dos nutrientes encontrados no vegetal são: cálcio, magnésio, vitamina A, vitamina C e vitamina K.

2. Rúcula

Com suas cinco calorias presentes na porção de uma xícara, a rúcula é considerada rica em antioxidantes e na vitamina K.

Além disso, o vegetal serve como fonte de outros nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo como cálcio, vitamina A, vitamina B9 (folato) e vitamina C.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Aipo

Outro item que pode aparecer na lista dos alimentos menos calóricos é o aipo, que possui apenas seis calorias em cada talo.

95% da composição do vegetal corresponde à água e que ele não é particularmente rico em nenhuma vitamina ou mineral. Ainda assim, ele é considerado uma boa fonte de vitamina K, visto que uma xícara do alimento contém 30% da quantidade diária recomendada de ingestão do nutriente.

4. Rabanete

Um dos benefícios do rabanete é o fato dele fornecer boas quantidades de vitamina C, além de, claro, ser pouco calórico – apresenta somente 17 calorias em uma porção de uma xícara.

O alimento também apresenta nutrientes como fibras, potássio, manganês, vitamina B6 e vitamina B9 em sua composição.

5. Abobrinha

Outro vegetal que pode ser considerado um dos alimentos menos calóricos para a dieta é a abobrinha.

Cada unidade médica de abobrinha possui somente 31 calorias e serve como fontes de nutrientes necessários para o corpo humano como fibras, potássio, manganês, vitamina B6 e vitamina K.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Pepino

O pepino é um ótimo alimento de baixa caloria para compor a dieta. O legume possui 22 calorias a cada ½ unidade (ou 44 calorias em uma unidade inteira), além de ser rico em água com um teor do líquido de 95%. É conhecido por ser um alimento diurético, que ajuda a eliminar a retenção de líquidos no corpo.

O pepino é fonte de fibras, potássio, fósforo, magnésio, cálcio, vitamina A, vitamina B9, vitamina C e vitamina K.

7. Morango

Além de saboroso, o morango não é calórico – uma porção de uma xícara apresente somente 49 calorias. A fruta é rica em fibras e vitamina C.

Outros nutrientes encontrados na composição do morango são: potássio, manganês e vitamina B9. A fruta ainda apresenta quantidades menores de ferro, cobre, magnésio, fósforo, vitamina B6, vitamina E e vitamina K.

8. Cenoura

Uma cenoura contém somente 30 calorias, além de ser fonte de fibras, e por isso está na tabela dos alimentos com menos calorias. Ela também possui antioxidantes, potássio, vitamina A, biotina (vitamina do complexo B), vitamina B6 e vitamina K.

9. Alface

A alface é um ótimo ingrediente para a salada de quem faz dieta, já que uma porção de uma xícara da folhinha verde picada ou desfiada possui somente oito calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

Nutrientes como fibras, potássio, ferro, cálcio, vitamina A e vitamina C podem ser encontradas na alface. Mas atenção na hora de comprar a sua folha: a Universidade de Ilinóis, nos Estados Unidos, alertou que a alface americana é o tipo de alface com menor valor nutricional.

10. Pêssego

Um pêssego possui 37 calorias, colocando-se também na lista dos alimentos menos calóricos. O pêssego serve como fonte de nutrientes como fibras, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, vitamina A e vitamina C.

11. Laranja

Uma laranja pequena carrega somente 45 calorias. Bastante conhecida como fonte de vitamina C, a fruta também carrega nutrientes como fibras, potássio, vitamina B1, vitamina B9 e antioxidantes.

12. Brócolis

O brócolis é um dos alimentos menos calóricos que são mais ricos nutricionalmente falando, com apenas 31 calorias em uma xícara de brócolis cortados.

benefícios do brócolis interessantíssimos, como ajudar a diminuir o risco de câncer, elevar os níveis de vitamina D, C e K, além de fornecer a fibra saudável de que você precisa.

13. Tomate

Possui uma grande quantidade de vitamina C e antioxidantes. Também tem uma ótima concentração de licopeno. O tomate pode estar presente em várias receitas, tanto em fatias, picadinho ou molho.

  Continua Depois da Publicidade  

Um tomate inteiro tem apenas 20 calorias, colocando-se facilmente na tabela de alimentos com menos calorias para sua dieta.

14. Couve

Assim como o brócolis, a couve é também um dos alimentos menos calóricos mais nutritivos. Possui vitamina A, vitamina C, vitamina K e antioxidantes. Estudos já demonstraram que a couve ajuda na prevenção de diversas doenças.

Uma xícara de couve tem apenas 16 calorias.

15. Couve-flor

Uma xícara de couve-flor cozida tem apenas 40 calorias. Tem sido uma alternativa para pessoas que querem cortar o arroz da dieta, através do famoso o arroz de couve-flor. É rica em vitamina C, vitamina k e antioxidantes.

Mais alguns destaques:

  • 16. Espinafre: 7 calorias em um xícara;
  • 17. Aspargos: 27 calorias em um xícara;
  • 18. Repolho: 21 calorias em um xícara;
  • 19. Pipoca (sem óleo): 31 calorias em um xícara
  • 20. Cogumelos: 15 calorias em um xícara.

Considerações

Esses não são os únicos alimentos com menos calorias que podem fazer parte das refeições – são somente algumas das opções que você pode utilizar eu uma grande quantidade de receitas. Eles têm poucas calorias e você pode comê-los em maior quantidade para matar a fome. Lembre-se de que é importante que os seus pratos contemplem, de maneira equilibrada, todos os nutrientes que o corpo requer para o seu funcionamento.

Não esqueça ainda que quando falamos da alimentação não são somente as calorias que importam – os nutrientes também contam. Por exemplo, você pode encontrar um biscoito de “apenas” 100 calorias, mas que é rico em açúcar e conservantes, o que não é bom nem para a saúde e nem para a boa forma.

Assim, quando encontrar alimentos menos calóricos para a sua dieta, certifique-se de também de que eles são saudáveis e nutritivos.

Além disso, conte com o auxílio de um bom nutricionista para te ajudar a montar e seguir uma dieta que contemple as calorias e os nutrientes necessários para o seu corpo, seja saudável e segura para você e te ajude a alcançar os seus objetivos.

O que você achou da tabela dos alimentos menos calóricos que você pode adicionar à sua dieta? Quais deles mais consome, e quais precisa aumentar a frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário