Alimentos menos calóricos

20 Alimentos Menos Calóricos para sua Dieta

A dieta de quem necessita ou deseja emagrecer ou simplesmente quer manter o peso e não engordar deve trazer uma quantidade de calorias que seja suficiente para o organismo da pessoa, porém, não deve apresentar um teor calórico excessivo.

20 alimentos menos calóricos para compor a sua dieta

É por isso que, ao montar as refeições, sempre vale a pena escolher alimentos que sejam, ao mesmo tempo, nutritivos e possuam uma quantidade baixa de calorias, como os que aparecem na lista a seguir:

1. Agrião

O agrião pode ser considerado um dos melhores alimentos com menos calorias. A verdura possui somente 4 calorias em uma xícara e é rica em antioxidantes.

Um estudo do Centers for Disease Control and Prevention (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, tradução livre), dos Estados Unidos, descobriu que o agrião é um dos alimentos da sua categoria com maior densidade nutricional, o que significa que ele além de pobre em calorias, ele é rico em nutrientes.

Alguns dos nutrientes encontrados no vegetal são: cálcio, magnésio, vitamina A, vitamina C e vitamina K.

2. Rúcula

Com suas cinco calorias presentes na porção de uma xícara, a rúcula é considerada rica em antioxidantes e na vitamina K.

Além disso, o vegetal serve como fonte de outros nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo como cálcio, vitamina A, vitamina B9 (folato) e vitamina C.

3. Aipo

Outro item que pode aparecer na lista dos alimentos menos calóricos é o aipo, que possui apenas seis calorias em cada talo.

95% da composição do vegetal corresponde à água e que ele não é particularmente rico em nenhuma vitamina ou mineral. Ainda assim, ele é considerado uma boa fonte de vitamina K, visto que uma xícara do alimento contém 30% da quantidade diária recomendada de ingestão do nutriente.

4. Rabanete

Um dos benefícios do rabanete é o fato dele fornecer boas quantidades de vitamina C, além de, claro, ser pouco calórico – apresenta somente 17 calorias em uma porção de uma xícara.

O alimento também apresenta nutrientes como fibras, potássio, manganês, vitamina B6 e vitamina B9 em sua composição.

5. Abobrinha

Outro vegetal que pode ser considerado um dos alimentos menos calóricos para a dieta é a abobrinha.

Cada unidade médica de abobrinha possui somente 31 calorias e serve como fontes de nutrientes necessários para o corpo humano como fibras, potássio, manganês, vitamina B6 e vitamina K.

6. Pepino

O pepino é um ótimo alimento de baixa caloria para compor a dieta. O legume possui 22 calorias a cada ½ unidade (ou 44 calorias em uma unidade inteira), além de ser rico em água com um teor do líquido de 95%. É conhecido por ser um alimento diurético, que ajuda a eliminar a retenção de líquidos no corpo.

O pepino é fonte de fibras, potássio, fósforo, magnésio, cálcio, vitamina A, vitamina B9, vitamina C e vitamina K.

7. Morango

Além de saboroso, o morango não é calórico – uma porção de uma xícara apresente somente 49 calorias. A fruta é rica em fibras e vitamina C.

Outros nutrientes encontrados na composição do morango são: potássio, manganês e vitamina B9. A fruta ainda apresenta quantidades menores de ferro, cobre, magnésio, fósforo, vitamina B6, vitamina E e vitamina K.

8. Cenoura

Uma cenoura contém somente 30 calorias, além de ser fonte de fibras, e por isso está na tabela dos alimentos com menos calorias. Ela também possui antioxidantes, potássio, vitamina A, biotina (vitamina do complexo B), vitamina B6 e vitamina K.

9. Alface

A alface é um ótimo ingrediente para a salada de quem faz dieta, já que uma porção de uma xícara da folhinha verde picada ou desfiada possui somente oito calorias.

Nutrientes como fibras, potássio, ferro, cálcio, vitamina A e vitamina C podem ser encontradas na alface. Mas atenção na hora de comprar a sua folha: a Universidade de Ilinóis, nos Estados Unidos, alertou que a alface americana é o tipo de alface com menor valor nutricional.

10. Pêssego

Um pêssego possui 37 calorias, colocando-se também na lista dos alimentos menos calóricos. O pêssego serve como fonte de nutrientes como fibras, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, vitamina A e vitamina C.

11. Laranja

Uma laranja pequena carrega somente 45 calorias. Bastante conhecida como fonte de vitamina C, a fruta também carrega nutrientes como fibras, potássio, vitamina B1, vitamina B9 e antioxidantes.

12. Brócolis

O brócolis é um dos alimentos menos calóricos que são mais ricos nutricionalmente falando, com apenas 31 calorias em uma xícara de brócolis cortados.

benefícios do brócolis interessantíssimos, como ajudar a diminuir o risco de câncer, elevar os níveis de vitamina D, C e K, além de fornecer a fibra saudável de que você precisa.

13. Tomate

Possui uma grande quantidade de vitamina C e antioxidantes. Também tem uma ótima concentração de licopeno. O tomate pode estar presente em várias receitas, tanto em fatias, picadinho ou molho.

Um tomate inteiro tem apenas 20 calorias, colocando-se facilmente na tabela de alimentos com menos calorias para sua dieta.

14. Couve

Assim como o brócolis, a couve é também um dos alimentos menos calóricos mais nutritivos. Possui vitamina A, vitamina C, vitamina K e antioxidantes. Estudos já demonstraram que a couve ajuda na prevenção de diversas doenças.

Uma xícara de couve tem apenas 16 calorias.

15. Couve-flor

Uma xícara de couve-flor cozida tem apenas 40 calorias. Tem sido uma alternativa para pessoas que querem cortar o arroz da dieta, através do famoso o arroz de couve-flor. É rica em vitamina C, vitamina k e antioxidantes.

Mais alguns destaques:

  • 16. Espinafre: 7 calorias em um xícara;
  • 17. Aspargos: 27 calorias em um xícara;
  • 18. Repolho: 21 calorias em um xícara;
  • 19. Pipoca (sem óleo): 31 calorias em um xícara
  • 20. Cogumelos: 15 calorias em um xícara.

Considerações

Esses não são os únicos alimentos com menos calorias que podem fazer parte das refeições – são somente algumas das opções que você pode utilizar eu uma grande quantidade de receitas. Eles têm poucas calorias e você pode comê-los em maior quantidade para matar a fome. Lembre-se de que é importante que os seus pratos contemplem, de maneira equilibrada, todos os nutrientes que o corpo requer para o seu funcionamento.

Não esqueça ainda que quando falamos da alimentação não são somente as calorias que importam – os nutrientes também contam. Por exemplo, você pode encontrar um biscoito de “apenas” 100 calorias, mas que é rico em açúcar e conservantes, o que não é bom nem para a saúde e nem para a boa forma.

Assim, quando encontrar alimentos menos calóricos para a sua dieta, certifique-se de também de que eles são saudáveis e nutritivos.

Além disso, conte com o auxílio de um bom nutricionista para te ajudar a montar e seguir uma dieta que contemple as calorias e os nutrientes necessários para o seu corpo, seja saudável e segura para você e te ajude a alcançar os seus objetivos.

O que você achou da tabela dos alimentos menos calóricos que você pode adicionar à sua dieta? Quais deles mais consome, e quais precisa aumentar a frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*