Ceratose seborreica: o que é, tipos, causas e tratamentos

atualizado em

A ceratose seborreica é um tipo de tumor benigno da pele, que se origina da proliferação de células da camada mais externa do tecido, a epiderme. Como não oferece riscos à saúde e nem causa sintomas, a ceratose seborreica não requer tratamento, sendo retirada apenas por razões estéticas. 

Geralmente, surgem em pessoas mais velhas, após os 50 anos de idade, mas também podem aparecer em pessoas mais jovens. 

As causas não são bem esclarecidas, mas parece haver um fator genético envolvido, especialmente na variante que se manifesta em pessoas de pele preta, a dermatose papulosa nigra. A radiação solar também parece ter influência no aparecimento das lesões, já que surgem em áreas que ficam mais expostas ao sol, como a testa e o tronco. 

Veja, com mais detalhes, o que é ceratose seborreica, os tipos e como ela se desenvolve na pele. Conheça as possíveis causas da ceratose seborreica, e como ela é diagnosticada e tratada.

Ceratose seborreica: o que é?

Ceratose seborreica
A ceratose seborreica é um tipo de tumor benigno da pele

A ceratose seborreica é uma lesão superficial na pele, pigmentada, de cor castanho-claro, castanho ou preta, e seu aspecto é semelhante ao de uma verruga

  Continua Depois da Publicidade  

O tamanho varia bastante, de poucos milímetros a 1 centímetro, e apresenta lento crescimento, na maioria dos casos. A forma, geralmente, é redonda ou ovalada e bem delimitada, principalmente no início da lesão. 

As lesões de ceratose seborreica não são consideradas pré-malignas, ou seja, não apresentam potencial de evoluírem para um câncer de pele

Assim, podem ser definidas como tumores benignos, pois são resultantes da proliferação de células da epiderme, que é a camada mais superficial da pele. 

O aparecimento de lesões desse tipo tende a ocorrer a partir dos 50 anos de idade, normalmente no tronco ou nas têmporas. Mas, podem surgir em qualquer parte do corpo, exceto nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. 

  Continua Depois da Publicidade  

Tipos (variações) de ceratose seborreica

Em pessoas de pele preta, é comum aparecerem várias dessas lesões no rosto, medindo de 1 a 3 mm, condição mais conhecida como dermatose papulosa nigra. Nessas pessoas, o aparecimento das lesões pode ocorrer antes, em torno dos 20 anos.   

Outra variante da ceratose seborreica é a estucoqueratose, que atinge a parte inferior da perna, tornozelos e dorso dos pés, principalmente de homens idosos. Surge como carocinhos ásperos esbranquiçados ou acastanhados. 

Quando as lesões de ceratose seborreica surgem em grande número, de uma vez, pode ser um sinal de Leser-Trélat, indicativo de ocorrência de algum tipo de câncer, principalmente linfoma e cânceres gastrointestinais.

Evolução da lesão na pele

No início, as lesões aparecem planas, pouco elevadas sobre a pele, com textura aveludada, limites bem marcados, de formato oval ou como pequenos caroços, chamados de pápulas. 

A cor pode ser castanho-claro, castanho ou preta e dá a impressão de que foi colada sobre a pele. 

  Continua Depois da Publicidade  

Conforme a lesão evolui, ela se torna mais espessa, rugosa e de textura graxenta, parece que foi coberta por cera. Além disso, podem surgir cravos na lesão. 

Com o crescimento, as lesões podem se juntar e formar grupos maiores, comum quando ocorrem no couro cabeludo. 

Causas da ceratose seborreica

Há indícios de que as lesões múltiplas na pele do rosto e a sua manifestação precoce tenham um fator genético envolvido, ou seja, que pessoas que apresentam o quadro de dermatose papulosa nigra sejam predispostas geneticamente a desenvolvê-lo. 

Como as lesões de ceratose seborreica surgem em locais mais expostos ao sol, pode ser que a radiação solar tenha algum efeito em seu aparecimento. Aproveite e confira qual é o melhor protetor solar e como usar, para se proteger do sol e evitar os problemas que a radiação ultravioleta pode causar à pele. 

Diagnóstico da ceratose seborreica

Ceratose seborreica
O dermatologista usará um dermatoscópio para diagnosticar a ceratose seborreica

Em alguns casos, lesões muito escuras e que sofreram algum trauma podem ficar muito semelhantes a um melanoma, o que deve ser investigado, pois se trata de um câncer de pele. 

  Continua Depois da Publicidade  

Lesões que surgem na região genital, ou próximas, precisam ser examinadas, para descartar o diagnóstico de condiloma acuminado, uma doença sexualmente transmissível, de origem viral. 

O médico ou médica dermatologista avalia as lesões utilizando um dermatoscópio, um aparelho que tem a mesma função de um microscópio, a de ampliar a área investigada, para analisar melhor os detalhes.

Tratamentos da ceratose seborreica

A ceratose seborreica não necessita de nenhum tratamento, a não ser que as lesões tenham sinais de irritação, cocem ou causem algum constrangimento/desconforto estético. A coceira só ocorre quando a lesão sofre algum trauma, em decorrência do atrito com a roupa, por exemplo, e se inicia um processo inflamatório no local. Em condições normais, não há sintomas. 

A remoção não costuma deixar cicatrizes, mas, quando deixa, elas tendem a ser discretas. As formas de tratamento variam com as características das lesões: 

  • Lesões planas ou pouco elevadas: são tratadas com ácido tricloroacético (ATA) e nitrogênio líquido.
  • Lesões planas ou pouco elevadas, em grande número: são tratadas com peeling, combinando o ácido tricloroacético com a solução de Jessner. 
  • Lesões elevadas: são removidas com a curetagem (raspagem) e eletrocauterização da lesão ou crioterapia com nitrogênio líquido.
Fontes e referências adicionais

Você já observou alguma lesão em sua pele ou em alguém, que se assemelhe às características da ceratose seborreica? Como era essa lesão e em qual local do corpo ela apareceu? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Alessandra Drummond

Dra. Alessandra Drummond é médica dermatologista, graduada em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós graduada em dermatologia no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Felowship no Hospital Arcispedale Santa Maria Nueva, Reggio Emília, Itália. Para mais informações, entre em contato com ela no seu site.

Deixe um comentário