13 Dicas de Chá Inibidor de Apetite

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Existe uma infinidade de chás advindos de flores, frutas, ervas, sementes e com os mais diversificados sabores e funções. Por isso, dentre uma ampla gama de opções, parece difícil encontrar um chá inibidor de apetite, que possa auxiliar no emagrecimento.

Os chás são conhecidos por terem propriedades que combatem doenças e melhoram a saúde como um todo, mas sabe-se também que algumas substâncias presentes em algumas ervas, frutas e plantas podem funcionar como inibidoras de apetite, principalmente quando têm a pectina. Ao inibir o apetite, a pessoa come menos do que comeria em situações normais e isso contribui para a perda de peso.

Algumas ervas ou plantas mais específicas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, os outros produtos podem ser encontrados em feiras ou supermercados comuns. Abaixo, as melhores opções de chá inibidor de apetite para você adicionar à sua dieta:

1. Chá de gengibre

O chá de gengibre tem sido usado há muito tempo, pelas mais diversas civilizações, como anti-inflamatório e por suas propriedades medicinais. Sabe-se também que a raiz tem poderes digestivos surpreendentes, seja em forma de chá ou na alimentação diária, no consumo de gengibre em molhos ou a mastigação.

O gengibre funciona como um estimulante, acelerando o metabolismo e melhorando a digestão, devido ao seu efeito termogênico no organismo. Isso contribui para a queima de gordura corporal. Possui também a pectina em sua composição, uma espécie de gel que inibe o apetite, saciando a fome.

Como preparar este chá inibidor de apetite: Adicione uma colher de sopa de gengibre picado em uma xícara de água. Leve ao fogo e, assim que a mistura levantar fervura, deixe por mais dez minutos. É recomendado ingerir três xícaras ao dia sempre antes das refeições para potencializar seu efeito. Beba sem açúcar ou um pouco de mel para adoçar.

2. Chá de maçã

Maçãs de todas as variedades ajudam a suprimir a fome. Isso porque elas são cheias de fibras solúveis que ajudam saciar a fome por completo, além disso, possuem também a pectina, que quando ingerida forma um gel no estômago, inibindo a fome e evitando a compulsão por comida fora de horário ou em quantidades excessivas. Maçãs também regulam a glicose e aumentam o nível de energia do corpo, ajudando nos treinos.

Como preparar o chá: Ao preparar o chá de maçã, lembre-se de fazer uso das cascas, pois são nelas que estão a maior quantidade de fibras e pectina. Retire as sementes e pique as cascas e a polpa de uma maçã e deixe ferver em uma xícara de água por 10 minutos após levantar fervura. Beba sem açúcar ou um pouco de mel para adoçar. É recomendado ingerir três xícaras ao dia sempre antes das refeições para potencializar seu efeito.

3. Chá de limão

O limão tem uma função importante que é inibir a compulsão por doces. Naquele momento em que você simplesmente não consegue resistir a um doce calórico, você pode preparar um chá de limão que irá saciar sua vontade sem aumentar o seu peso. O limão também é um energizante natural, pois traz sensação de vitalidade ao consumidor, melhorando o funcionamento do cérebro. Tem a função de melhorar a digestão dos alimentos e combater doenças por ser antiviral e antibactericida. Funciona como um desintoxicante, eliminando impurezas e excessos do organismo, contribuindo para o emagrecimento e redução de inchaço.

Como preparar o chá: Coloque um limão picado com casca e espremido em uma panela com uma xícara de água e deixe ferver por 10 minutos após levantar fervura. Beba sem açúcar ou um pouco de mel para adoçar. É recomendado ingerir três xícaras ao dia sempre antes das refeições para potencializar seu efeito.

4. Chá verde

O chá verde é muito importante e talvez o mais conhecido chá inibidor de apetite. Ele consegue causar uma sensação de saciedade que evita o consumo de alimentos calóricos como lanches, doces e alimentos gordurosos. As catequinas presentes no chá verde ajudam a inibir o movimento da glicose em células de gordura, o que retarda o aumento do açúcar no sangue e impede a alta de insulina, que impede o armazenamento de gordura.

As propriedades diuréticas também são importantes por eliminar excessos e toxinas presentes no organismo, o que contribui para diminuir o inchaço do corpo. Essa bebida se tornou bastante popular em seguidores de dietas alimentares. Uma das principais ações deste chá é inibir a leptina, substância responsável pela sensação de fome.

Como preparar o chá: Adicione uma colher de sopa das folhas da planta em uma xícara de água fervida, deixe em infusão por alguns minutos, coe e beba em seguida. Só consuma o chá verde no momento do preparo, pois as suas propriedades são perdidas ao ser reaquecido. Beba sem açúcar ou um pouco de mel para adoçar. É recomendado ingerir três xícaras ao dia sempre antes das refeições para potencializar seu efeito.

5. Chá de java

Ele não é muito comum, mas sabe-se que o chá de java, também conhecido como bariflora, ajuda no combate à obesidade por ser um chá inibidor de apetite. As folhas de java podem ser encontradas em algumas farmácias e, principalmente, em lojas de produtos naturais. A planta combate a prisão de ventre, melhora a digestão e tem propriedades diuréticas, o que auxilia na eliminação de toxinas. Por ser antioxidante, o chá melhora a atividade celular e o metabolismo, ajudando na manutenção do peso.

Como preparar o chá: Coloque uma colher de sopa da erva em meio litro de água. Leve ao fogo até levantar fervura e desligue. Mantenha tampado por 10 minutos, coe e beba em seguida. Beba sem açúcar ou um pouco de mel para adoçar. É recomendado ingerir três xícaras ao dia sempre antes das refeições para potencializar seu efeito.

6. Chá de garcínia

Essa planta de origem africana pode não ser tão facilmente encontrada, mas é utilizada na Índia frequentemente e pela medicina Ayuvérdica. A presença do Ácido Hidroxicítrico é o responsável por inibir a compulsão por doces. Esse ácido é responsável por reduzir o apetite, diminuir a quantidade de glicogênio e acelerar a queima de gordura. Possui agentes bloqueadores de gordura e a capacidade de converter as calorias em glicogênio, que é utilizado como substrato energético durante exercícios. Você pode encontrar em lojas de produtos naturais.

Como preparar o chá: Coloque uma colher de sopa da erva em meio litro de água. Leve ao fogo até levantar fervura e desligue. Mantenha tampado por 10 minutos, coe e beba em seguida. Beba sem açúcar ou um pouco de mel para adoçar. É recomendado ingerir três xícaras ao dia sempre antes das refeições para potencializar seu efeito.

7. Chá de hibisco

Rico em vitamina C, o hibisco é utilizado principalmente como hipertensivo e redutor de colesterol. Porém, sabe-se que também atua como diurético, anti-inflamatório, analgésico, expectorante, digestivo e aliviando doenças do fígado. Pode também fortalecer o sistema imunológico, evitando inúmeras doenças. É contraindicado para quem tem doenças cardíacas graves. Combate o acúmulo de gordura principalmente no abdômen e nos quadris.

Como preparar este chá inibidor de apetite: É preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibisco Sabdariffa, por isso, não se engane se achar que se trata daquela mesma flor encontrada costumeiramente em jardins. Procure pela flor nas lojas de produtos naturais. Coloque uma colher de sopa da flor em uma xícara de água. Leve ao fogo até levantar fervura e desligue. Mantenha tampado por 10 minutos, coe e beba em seguida. Beba sem açúcar ou com um pouco de mel para adoçar. É recomendado ingerir três xícaras ao dia sempre antes das refeições para potencializar seu efeito.

8. Chá de mulungú

É chamada de canivete, bico-de-papagaio e corticeira e é geralmente encontrada na região central do Brasil. Esta erva é utilizada como antioxidante, para equilibrar e acalmar os nervos e para tonificar, equilibrar e fortalecer o fígado. Pode também ajudar a regular os batimentos cardíacos e estabilizar o sistema nervoso central. A erva pode causar sonolência e causa sensação de bem estar, combatendo a depressão. Tem ação diurética, anti-bacteriana e anti-inflamatória. É rica em flavonoides, alcaloides e triterpenos.

Como preparar o chá: Adicione 4g das cascas da planta em uma xícara de água e leve ao fogo. Quando começar a ferver deixe por mais 15 minutos, coe e tome o chá morno. Beba sem açúcar ou um pouco de mel para adoçar. É recomendado ingerir três xícaras ao dia sempre antes das refeições para potencializar seu efeito.

9. Chá de passiflora

Mais conhecida por seu fruto maracujá, a planta possui ações relaxantes, antidepressivas e analgésicas. Ajuda a combater o nervosismo, a ansiedade, a depressão, dificuldades de concentração e até sintomas da TPM. Por combater a ansiedade, a passiflora ajuda a combater a compulsão por comida, ajudando as pessoas a controlarem desejos por comida. A planta também induz o sono e o relaxamento muscular.

Como preparar este chá inibidor de apetite: Utilize 3 xícaras de água fervente em 15g de folhas secas de passiflora. Misture os ingredientes em água fervente e deixe descansar por alguns minutos antes de coar e beber. Também pode ser feito um chá das sementes do maracujá com a fervura de 3 gramas de semente em 250 ml de água. Pode-se beber três vezes ao dia para aumentar seu efeito de combate a fome. Beba sem açúcar ou um pouco de mel para adoçar.

10. Chá de dente-de-leão

Também conhecido como esperança, taraxaco, amargosa, alface-de-cão, amor-de-homem e muitos outros nomes curiosos, o chá desta planta é utilizado principalmente no combate a doenças crônicas hepáticas, artrite e diabetes e é um estimulante das glândulas linfáticas. É conhecida também como erva cardíaca e anti-inflamatória. É utilizado principalmente na Europa como chás por suas vitaminas A, B6 e C, por ser rica em minerais, por conter inulina, pectina, tiamina, riboflavina e cálcio. Tem mais vitamina A do que a cenoura e mais cálcio do que o leite. A pectina é a principal substância responsável por ser um chá inibidor de apetite, pois causa uma sensação de saciedade no organismo após ingerida.

Como preparar o chá: Coloque duas colheres de sopa da erva em 1 litro de água e deixe ferver. Quando ferver, desligue o fogo, tampe e mantenha abafado por 10 minutos. Em seguida coe e beba. Pode-se beber três vezes ao dia para aumentar seu efeito de combate a fome. Beba sem açúcar ou um pouco de mel para adoçar.

11. Chá de erva de São-João

É também conhecida como mifurada, ibitipoca e hipericão. Costuma agir como antidepressivo ou calmante natural, sendo também indicada para alguns casos de enxaqueca. Também é utilizada em pessoas que sofrem de dificuldade respiratória, e ajuda na regulação menstrual. Os efeitos digestivos são essenciais para regular a digestão, e o combate ao nervosismo e ansiedade controla a compulsão por comida.

Como fazer o chá: Ferva uma xícara de água em uma panela com uma colher de sobremesa da erva. Depois que levantar fervura, tampe a panela e mantenha por mais 10 minutos. Coe e beba em seguida. Pode-se beber três vezes ao dia para aumentar seu efeito de combate a fome. Beba sem açúcar ou um pouco de mel para adoçar.

12. Chá de laranja amarga

Este chá é rico em fibras, sendo assim o principal fator que contribui para a sensação de saciedade e redução do apetite. Além das fibras, a laranja contém a sinefrina, um princípio ativo que auxilia no aumento do metabolismo e na queima de gorduras.

Como preparar o chá: Amasse com o auxílio de um pilão a casca pura da laranja (sem a parte branca). Pegue duas colheres dessa mistura e adicione 200 ml de água em uma panela e leve ao fogo. Deixe a mistura ferver por 20 minutos. Após esse período, coe e beba. Pode-se beber três vezes ao dia para aumentar seu efeito de combate à fome. Beba sem açúcar ou um pouco de mel para adoçar.

13. Chá de Pau Tenente

Também conhecido como quina e quassia, o pau tenente possui muitas substâncias adstringentes, conseguindo limpar a gordura presente no sangue, eliminando impurezas. Ajuda no tratamento de anemia, melhora o funcionamento do aparelho digestivo e aumenta o trânsito intestinal. Por ter pectina, é um importante chá inibidor de apetite.

Como preparar o chá: Adicione duas colheres de sopa de folhas ou de pó de pau Tenente encontrado em lojas de produtos naturais em 1 litro de água. Leve ao fogo e desligue um pouco antes de levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por 10 minutos. Pode-se beber três vezes ao dia para aumentar seu efeito de combate à fome. Beba sem açúcar ou um pouco de mel para adoçar.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Que chá inibidor de apetite você tem o maior costume de consumir? Você costuma utilizá-los como auxílio para o emagrecimento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (76 votos, média: 4,08 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “13 Dicas de Chá Inibidor de Apetite”