Chá de Sabugueiro – Para que serve, benefícios e como fazer

atualizado em

Propriedades antioxidantes, auxílio contra o inchaço e ação cicatrizante: conheça os benefícios do chá de sabugueiro e aprenda como fazer!

O sabugueiro é uma planta medicinal encontrada em diversas regiões subtropicais e temperadas, seu nome científico é Sambucus nigra. Mas também é conhecida como sabugueiro-da-europa, sabugueirinho e sabugueiro-negro.

Chá de sabugueiro

Benefícios do chá de sabugueiro

A planta é encontrada em lojas de produtos naturais e tem um longo histórico na medicina tradicional. O chá é feito com as flores desidratadas do sabugueiro e está associado aos seguintes benefícios para a saúde:

1. É fonte de nutrientes

O sabugueiro é composto por diversos nutrientes, como por exemplo, potássio, carboidratos, gorduras boas, fibras, proteínas, sódio, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio magnésio e ferro.

2. Tem ação antioxidante e combate o envelhecimento

Um dos benefícios do chá de sabugueiro se deve as suas substâncias antioxidantes, que combatem as ações dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são compostos maléficos que causam problemas de saúde, como por exemplo, doenças cardíacas, câncer e derrame.

Esses antioxidantes, assim como os flavonoides e antocianinas, presentes na bebida, trazem proteção às células do organismo, ajudam a reduzir a degeneração celular, diminuindo os efeitos do envelhecimento no corpo.

3. Benefícios do chá de sabugueiro para o sistema imunológico

O chá de sabugueiro é rico em vitamina C, e assim contribui com o fortalecimento do sistema imunológico, ajudando no combate e prevenção de doenças virais e infecciosas.

Essa vitamina, em abundância no sabugueiro, também é importante para a saúde e elasticidade da pele, já que participa da formação do colágeno, substância de sustentação dos tecidos.

4. Ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue

Pessoas portadoras da diabetes tipo 2 podem se beneficiar do chá de sabugueiro uma vez que ele ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.

5. Alivia o inchaço

Por possuir propriedades diuréticas, um dos benefícios do chá de sabugueiro é combater o inchaço causado pela retenção de líquido, pois ele estimula a eliminação de excesso de líquido retido nos tecidos, por meio da urina. Portanto o seu consumo deve ser feito com moderação para evitar a desidratação.

6. Possui propriedades antibacterianas e antivirais

As propriedades antibacterianas e antivirais que tem o chá de sabugueiro estimulam o funcionamento do sistema imunológico e ajudam a aliviar algumas alergias.

Isso contribui com o tratamento de diversas condições de saúde como por exemplo: gripe, resfriado, febre, tosse, rinite, problemas respiratórios, feridas, abcessos (bolsa de pus que se acumula em tecidos, órgãos ou espaços do corpo), problemas renais, hemorroidas, e etc.

7. Tem efeito depurativo e ação cicatrizante

As folhas do chá de sabugueiro têm efeito depurativo, isto é, atua como um desintoxicante, contribuindo com a eliminação de toxinas encontradas e acumuladas no organismo. Além disso, ele também possui propriedades cicatrizantes, acelerando a cicatrização de feridas e machucados.

8. Possui ação laxativa suave

Além de todos os benefícios do chá de sabugueiro já citados, esse chá tem, ainda, propriedades laxantes que podem auxiliar o funcionamento do intestino, o que reduz o risco de hemorroidas e também alivia a prisão de ventre.

Receita para aproveitar os benefícios do chá de sabugueiro 

Ingredientes: 
  • 100 gramas (8 colheres de sopa) de flores secas de sabugueiro;
  • 2 litros de água.
Modo de preparo:
  1. Adicione as flores secas de sabugueiro na água fervente;
  2. Desligue o fogo, abafe e deixe as flores amolecerem durante 10 minutos;
  3. Coe e sirva-se. A recomendação é ingerir três xícaras de chá de sabugueiro diariamente.

Cuidados com o chá de sabugueiro e contraindicações

Apesar dos benefícios do chá de sabugueiro, tenha em mente que mesmo os remédios naturais, precisam de orientação médica. O chá de sabugueiro não deve ser nunca utilizado como substituto de medicamentos.

Assim, caso você tenha algum problema de saúde ou esteja fazendo uso de qualquer tipo de medicamento, consulte antes um médico para saber se você pode consumir o chá e se há risco de interações entre o remédio e o chá de sabugueiro.

Sabe-se que a ingestão em excesso do chá de sabugueiro pode causar efeitos colaterais, como problemas gastrointestinais (náusea e diarreia). Além disso deve-se evitar o consumo dos frutos do sabugueiro, pois eles são tóxicos.

Apesar de ter ação cicatrizante, o consumo do chá de sabugueiro deve ser evitado antes e imediatamente após um procedimento cirúrgico. Outro cuidado que se deve ter é que diabéticos podem ter uma redução muito grande nas taxas de glicose.

Além disso, as mulheres grávidas ou em período de amamentação de seus bebês devem evitar o consumo do chá. A bebida pode também causar reações alérgicas em alguns casos.

O que você achou dos benefícios do sabugueiro para a saúde e boa forma? Já experimentou a bebida? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário