Elderberry – Benefícios, para que serve e efeitos colaterais

Especialista da área:
atualizado em 27/10/2021

Elderberry é uma planta medicinal que é muito utilizada para aliviar sintomas de gripes e resfriados. Embora traga vários benefícios, é preciso saber usar a elderberry para evitar efeitos colaterais sérios.

  Continua Depois da Publicidade  

Chamada também de sabugueiro, sabugueiro europeu ou Sambucus nigra, a árvore que produz o fruto de mesmo nome geralmente tem flores claras e frutos escuros que podem ser azuis ou pretos.

A maioria dos benefícios da elderberry se deve à presença do antioxidante antocianina, que age protegendo as células contra danos. Além disso, a planta tem propriedades antivirais e anti-inflamatórias que ajudam a combater doenças, aliviar dores e fortalecer o sistema imunológico.

Na medicina tradicional, o sabugueiro serve para tratar gripe, infecções e dores de vários tipos, incluindo a dor de cabeça e a dor de dente. Além disso, a planta tem efeito laxante e diurético.

Benefícios da elderberry

sambucus nigra

Apesar de ser mais conhecida pelo seu uso no combate a sintomas respiratórios, a elderberry apresenta muitos outros benefícios para a saúde.

É rica em nutrientes

A elderberry é uma excelente fonte de fibras dietéticas. Além disso, ela apresenta boas quantidades de vitamina A, vitamina C, potássio, folato, cálcio e ferro.

Além desses nutrientes, a elderberry apresenta flavonoides como as antocianinas que contribuem para bons níveis de colesterol e para o controle da pressão arterial, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares.

  Continua Depois da Publicidade  

Ajuda no alívio de gripes e resfriados

Alguns estudos indicam que os efeitos antioxidantes e antivirais da elderberry ajudam no tratamento de gripes e resfriados. Segundo as pesquisas, o extrato ou xarope de elderberry pode aliviar sintomas como dor de cabeça, dor muscular, febre e congestão nasal. Além disso, o sabugueiro é capaz de diminuir a duração da infecção viral se usado em até 48 horas a contar dos primeiros sintomas.

A planta medicinal também tem propriedades antibacterianas que podem aliviar sintomas respiratórios observados em outras doenças como a bronquite, a sinusite e a asma, por exemplo.

Pode ser bom para tratar a acne

Os flavonoides presentes na elderberry podem ajudar a proteger a pele contra a ação dos radicais livres e diminuir a inflamação associada à acne e a outros problemas de pele.

tratamento da acne

Previne o envelhecimento precoce

O poder antioxidante da elderberry ajuda a evitar o envelhecimento da pele e o surgimento de rugas e manchas. Aliás, os antioxidantes da planta também protegem a pele dos efeitos nocivos da exposição solar.

Ajuda a aliviar a constipação

Por ser rica em fibras, a elderberry pode ajudar no tratamento de condições como a prisão de ventre e o excesso de gases. Além de regular a função do intestino, um composto presente na planta chamado de antraquinona tem um efeito laxante que estimula os movimentos intestinais e ajuda a limpar o intestino. 

Pode prevenir doenças

Sabe-se que dietas ricas em alimentos antioxidantes podem prevenir uma série de doenças crônicas. De fato, o estresse oxidativo nas células aumenta o risco de doenças como a diabetes e o câncer. Sendo assim, a elderberry pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo, deixando o corpo mais forte e menos suscetível a estas doenças.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a elderberry ajuda a regular os níveis de insulina e de glicose, o que também ajuda na prevenção da diabetes.

Efeitos colaterais e cuidados

sabugueiro

Em todas as partes do sabugueiro, incluindo sementes, folhas, frutos e caule, existe uma pequena quantidade de uma substância tóxica chamada de glicosídeo cianogênico, que quando processada no organismo pode liberar cianeto, um composto nocivo à saúde. Por esse motivo, não é recomendado consumir uma grande quantidade deste alimento, especialmente cru.

É possível consumir frutos bem maduros com moderação, já que a substância tóxica está presente principalmente nos frutos verdes. Mas para que a planta possa ser usada com mais segurança, é importante cozinhá-la antes da ingestão. Sem esses cuidados, ela pode causar náuseas, vômito, diarreia, fraqueza, distensão abdominal, dormência, dificuldade para respirar e tontura.

Por causa da toxicidade do fruto, a elderberry é mais segura na forma de chás, extratos, frutos secos ou xaropes. Tais produtos estão livres da substância tóxica e geralmente estão disponíveis em lojas de produtos naturais.

De qualquer forma, a elderberry não é indicada para crianças, mulheres grávidas ou lactantes.

Apesar de trazer vários benefícios para a saúde, não existem estudos suficientes para atestar a segurança e a eficácia da elderberry. Por isso, evite ao máximo o consumo de qualquer parte da planta que não tenha sido fervida ou processada para garantir a remoção de possíveis toxinas.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia os benefícios da elderberry? Teria coragem de comer a fruta crua? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto ainda)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário