Como emagrecer a barriga rápido – 10 dicas

Especialista:
atualizado em 15/10/2020

Neste artigo você vai conhecer o que comer, como cortar calorias e muitas outras dicas de como emagrecer a barriga rápido.

A gordura abdominal, como o nome sugere, é um acúmulo de gordura na região da barriga que pode atrapalhar sua vida de muitas formas, tanto esteticamente quanto do ponto de vista da sua saúde, e ser a causa de diversas doenças.

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10 Dicas de como emagrecer a barriga rápido

Se você está cansado de lidar com a gordura abdominal, conheça a seguir 10 ótimas dicas de como mudar de hábitos e emagrecer essa região.

mulher medindo a barriga com fita métrica

1. Cuide da alimentação para emagrecer a barriga

Se você quer uma forma de como emagrecer a barriga rápido e não recuperá-la, é hora de mudar os hábitos. A única forma verdadeira de evitar gordura abdominal é ter uma dieta saudável combinada com a prática de exercícios físicos.

Você não deve fazer dietas restritivas radicais, mas sim focar na reeducação alimentar, dando preferência a refeições feitas com ingredientes frescos e leves.

Opte por alimentos saudáveis, como por exemplo:

  • frutas;
  • vegetais;
  • grãos integrais;
  • carnes magras;
  • laticínios com pouca gordura;
  • dentre outros.

Se você focar em comer bons alimentos e limitar o consumo de ultraprocessados, sua gordura abdominal vai desaparecer para não voltar.

Seguem alguns alimentos ultraprocessados que devem ser evitados:

  • pães;
  • biscoito;
  • batatas fritas;
  • bolos;
  • doces;
  • sorvetes;
  • refrigerantes
  • massas;
  • linguiças;
  • nuggets;
  • sopas desidratadas;
  • dentre outros.

Veja como os alimentos ultra processados podem sabotar a sua dieta.

2. Diminua a quantidade de caloria consumidas

Diminuir a quantidade de calorias que você consome é outra coisa que você precisa fazer para se livrar da sua gordura abdominal. Uma vez que você reduz a quantidade de calorias que consome, seu corpo irá queimar a gordura armazenada para obter energia.

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Contudo, essa diminuição deve ser acompanhada por um profissional, pois existe uma quantidade certa de calorias que é essencial para o funcionamento do seu corpo. Portanto evite mudanças drásticas que podem acabar prejudicando sua saúde.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) em geral é recomendado o consumo de 2.500 calorias por dia para homens e 2.000 calorias por dia para mulheres.

Além disso, seguem algumas recomendações da Organização Mundial da Saúde atualizadas em 2019, para uma alimentação saudável:

  • As gorduras totais não devem exceder 30% da ingestão calórica total;
  • As gorduras saturadas devem representar 10% da ingestão calórica total;
  • As gorduras trans devem representar menos de 1% do consumo total;
  • Deve-se substituir sempre que possível as gorduras saturadas e trans pelas insaturadas;
  • Recomenda-se limitar o consumo de açúcar a até 10% da ingestão calórica total, sendo que 5% seria o ideal para garantir benefícios à saúde;
  • Deve-se manter o consumo diário de sal abaixo de 5g.

3. Evite ou diminua o consumo de cerveja

Uma das formas que você pode diminuir seu consumo de calorias é evitar cerveja.

Isso porque a cerveja contém muitas calorias e provoca o inchaço abdominal conhecido como “barriga de chop”. Além disso, bebidas alcoólicas em geral causam desidratação e inflamação leve nos órgãos.

4. Diminua o açúcar branco para perder barriga

O açúcar refinado ou açúcar branco é um importante causador da formação de gordura abdominal. Encontrado em refrigerantes, doces e outros alimentos não saudáveis, esse tipo de açúcar é rapidamente metabolizado e armazenado no corpo na forma de gordura.

Dê preferência para os açúcares encontrados em alimentos saudáveis como frutas e alguns vegetais, pois essas fontes levam mais tempo para ser consumidas e proporcionam maior sensação de saciedade.

O ideal como vimos acima é manter o consumo de açúcares livres inferior a 10% do total de calorias ingeridas ao dia, sendo que abaixo de 5% o mais recomendado.

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5. Evite lanches no período da noite

Outra dica eficaz para emagrecer a barriga é jantar cedo. Evite comer antes de dormir, pois devido a diminuição do metabolismo durante o sono, as calorias consumidas a noite não são queimadas.

Isso porque ao invés de serem usadas como energia, as calorias serão apenas armazenadas como gordura.

Se você sente a necessidade de comer ou beber alguma coisa antes de dormir, experimente um chá de ervas ou uma pequena quantidade de leite desnatado.

Outra opção é a ingestão de alimentos que aceleram o metabolismo e tem ação diurética ou termogênica, como por exemplo, chás diuréticos.

6. Coma porções menores

Diminuir o tamanho da porção de alimentos ingeridos é uma estratégia para diminuir a quantidade de calorias e assim emagrecer sua barriga rapidamente. Mas sem deixar de consumir a comida que você gosta.

7. Comece a Caminhar

Muitas pessoas buscam como emagrecer a barriga sem qualquer exercício, mas a verdade é que não importa o quanto você tente, você não será capaz de diminuir a gordura se você não fizer nenhum tipo de exercício.

Se você não gosta de exercícios intensos, você pode simplesmente começar a caminhar mais. Caminhar é provavelmente um dos exercícios mais fáceis que você pode fazer, e também é um dos mais eficazes.

Experimente substituir pequenos hábitos como deixar o carro em casa e ir andando até os lugares próximos. Não apenas você estará se livrando da sua gordura abdominal, como também contribuirá com o meio ambiente.

8. Exercite-se regularmente para emagrecer a barriga

Exercícios aeróbicos são ótimas opções de exercícios que queimam muitas calorias e gorduras localizadas rapidamente.

Alguns exercícios como prancha, burpee e rotação de tronco são apenas alguns exemplos de melhores exercícios para perder barriga que podem ser feitos em casa. O ideal é manter a frequência de 40 minutos de exercícios, três vezes por semana.

Além desses que foram citados, exercícios de pilates também são ótimos para definir e tonificar o o abdômen.

9. Pratique soluções reais

Não se iluda com comerciais de aparelhos abdominais caros que prometem um abdômen chapado em algumas semanas. Pois é impossível ter como objetivo uma área específica do seu corpo para perder peso.

Fazer somente abdominais também não te dará um abdômen definido. Isso porque os exercícios para ser eficazes e promover a queima calórica, devem envolver todo o corpo num esforço conjunto.

Além disso, também é necessário combiná-los com uma dieta saudável e hábitos corretos.

10. Seja Paciente

Saiba que não há uma cura milagrosa. O emagrecimento da barriga é decorrente da adoção de um estilo de vida saudável. Não espere que a gordura desapareça em apenas algumas semanas. Dê tempo ao seu corpo para que ele se ajuste aos novos hábitos.

Em resumo, você deve estar disposto a fazer mudanças de estilo de vida, adotar uma dieta saudável, praticar exercícios e diminuir a quantidade de calorias diárias.

Quais são as maiores dificuldades que você encontra para emagrecer a barriga e mantê-la sequinha? Quais esforços você faz atualmente para isso? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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26 comentários em “Como emagrecer a barriga rápido – 10 dicas”

  1. Você mais uma vez disse uma grande verdade a gordura da barriga é a mais difícil de perder, com base nas suas dicas certamente muitos leitores irão ter grandes resultados, em nome deixo aqui um enorme parabéns por seu trabalho e sua determinação em oferecer sempre o melhor conteúdo para sua audiência.
    Desejo que Deus te abençoe.

  2. Direto e bem concentrado. informação de qualidade, obrigado.
    Sempre tentei emagrecer e até consegui mas a barrida não, infelizmente.
    Mas com estas dicas agora renasceu a esperança.
    Abraço.

  3. Muito legal esse artigo. Eu perdi 8 kg em 3 semanas e uma dica que posso dar é para as pessoas terem muita disciplina, pois para mim isso foi o mais importante e que me fez chegar nesse resultado.

      • Já Eliminei uma vez 23 quilos, mas ganhei tdo novamente em pouco tempo , não consigo manter.
        Tenho mta dificuldade com a comida.
        Pode me dar uma dica de como resolvo isso??
        Por favor.

  4. Excelente artigo! Meus parabéns. De fato, começando logo com um dos mais importantes, cuidar com o que você come. Porque a alimentação afeta muito o emagrecimento, mas não só isso, a sua saúde também. Esses dias mesmo que me alimentei mal, deu um cansaço, uma fraqueza, aquela falta de energia, o dia já nem é igual. Vou começar a comer melhor. Obrigado por tudo! Todo o sucesso pra vocês!

    • Suas orientações são muito esclarecedoras ,gostei muito e vou me esforçar pra colocar em prática. Muito obrigada !

  5. Muito bom o artigo, oque eu vejo muitas pessoas fazendo hoje é querendo emagrecer a qualquer custo! Não se preocupam mais com a saúde, fazem coisas absurdas. O seu post dá várias dicas fáceis e pontuais, muito bom!

  6. Olha amei as dicas, e como você disse ali mesmo tem que ser paciente, os resultados não vão vir no mesmo dia, vejo diversas pessoas louca querendo emagrecer 10 kg em um final de semana, sério eu não acredito quando vejo isso kkkkk

    Mas realmente se você dedicar e seguir firme os resultados vem

  7. Estou tendo dificuldades pra emagrecer pq tenho preguiça em fazer caminhadas.eu só faço dança aeróbica trinta minutos. Mas a dieta estou tentando acertar.

    • Além de proporcionar a perda de peso saudável, sem academias e stress, a Dieta Detox também vai trabalhar diretamente na evolução da saúde do organismo e no fortalecimento expressivo do seu sistema imunológico. Estar afim de conhecer?
      Acesse:

  8. Paciência, agora descobri que não tenho. Vocês estão me ajudando e tenho certeza que vou conseguir. Muito obrigada por tudo.

  9. O que manda é o balanço energético negativo, se ingerir menos calorias do que gasta diariamente irá perder peso/gordura, inclusive do abdomen. Ótimo conteúdo.

  10. Muito bom! Esse ultimo do ‘seja paciente’ é muito verdade! Eu sempre tentava emagrecer e nunca conseguia, quando fui ver, o principal problema era justamente ter paciência. Eu achava que emagreceria da noite pro dia, e perdia a paciência. Quando tive mais paciência que tudo fluiu.

  11. Meu maior problema é na alimentação. Depois de duas gestações nunca mais tive o abdomem perfeito como antes era, até o meu umbigo que era lindo, fechadinho e para dentro ficou redondo e exposto, uma vergonha que só! Tenho diástase, pele em excesso e muita gordura no abdomem, infelizmente minha gordura tem seu lugar favorito para se hospedar e é justamente ai, sou magra e não tenho peito e nem bunda mas tenho barriga, meu corpo ficou nada proporcional. Sei que para emagrecer a barriga eu iria emagrecer todo o resto do meu corpo, piorando o estado de minhas pernas, nádegas e seios então por isso eu viajava desejando encontrar algo que emagrecesse somente a barriga mas isso é um sonho distante então terei que correr o risco de voltar a ser a magrela de 1,63 de altura e 52kg, atualmente estou com 57,8 kg, e também sei que para iniciar a luta do emagrecimento eu teria que abrir mão de massas e doces, AMO MUITO TUDO ISSO! Aqui em casa com biscoitos, panetones, miojos, ravioles, iogurtes, carnes vermelhas….. etc, caio sempre em ciladas, mas desta vez, depois de ver de maiô eu tive que tomar um posicionamento com seriedade e me levar mais a sério, decidi….vou mudar e decidido…fecherei a minha boca e silenciarei o meu paladar infantil.
    Obrigada.