Como emagrecer a barriga rápido – 10 dicas

Especialista:
atualizado em 15/10/2020

Neste artigo você vai conhecer o que comer, como cortar calorias e muitas outras dicas de como emagrecer a barriga rápido.

A gordura abdominal, como o nome sugere, é um acúmulo de gordura na região da barriga que pode atrapalhar sua vida de muitas formas, tanto esteticamente quanto do ponto de vista da sua saúde, e ser a causa de diversas doenças.

10 Dicas de como emagrecer a barriga rápido

Se você está cansado de lidar com a gordura abdominal, conheça a seguir 10 ótimas dicas de como mudar de hábitos e emagrecer essa região.

mulher medindo a barriga com fita métrica

1. Cuide da alimentação para emagrecer a barriga

Se você quer uma forma de como emagrecer a barriga rápido e não recuperá-la, é hora de mudar os hábitos. A única forma verdadeira de evitar gordura abdominal é ter uma dieta saudável combinada com a prática de exercícios físicos.

Você não deve fazer dietas restritivas radicais, mas sim focar na reeducação alimentar, dando preferência a refeições feitas com ingredientes frescos e leves.

Opte por alimentos saudáveis, como por exemplo:

  • frutas;
  • vegetais;
  • grãos integrais;
  • carnes magras;
  • laticínios com pouca gordura;
  • dentre outros.

Se você focar em comer bons alimentos e limitar o consumo de ultraprocessados, sua gordura abdominal vai desaparecer para não voltar.

Seguem alguns alimentos ultraprocessados que devem ser evitados:

  • pães;
  • biscoito;
  • batatas fritas;
  • bolos;
  • doces;
  • sorvetes;
  • refrigerantes
  • massas;
  • linguiças;
  • nuggets;
  • sopas desidratadas;
  • dentre outros.

Veja como os alimentos ultra processados podem sabotar a sua dieta.

2. Diminua a quantidade de caloria consumidas

Diminuir a quantidade de calorias que você consome é outra coisa que você precisa fazer para se livrar da sua gordura abdominal. Uma vez que você reduz a quantidade de calorias que consome, seu corpo irá queimar a gordura armazenada para obter energia.

Contudo, essa diminuição deve ser acompanhada por um profissional, pois existe uma quantidade certa de calorias que é essencial para o funcionamento do seu corpo. Portanto evite mudanças drásticas que podem acabar prejudicando sua saúde.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) em geral é recomendado o consumo de 2.500 calorias por dia para homens e 2.000 calorias por dia para mulheres.

Além disso, seguem algumas recomendações da Organização Mundial da Saúde atualizadas em 2019, para uma alimentação saudável:

  • As gorduras totais não devem exceder 30% da ingestão calórica total;
  • As gorduras saturadas devem representar 10% da ingestão calórica total;
  • As gorduras trans devem representar menos de 1% do consumo total;
  • Deve-se substituir sempre que possível as gorduras saturadas e trans pelas insaturadas;
  • Recomenda-se limitar o consumo de açúcar a até 10% da ingestão calórica total, sendo que 5% seria o ideal para garantir benefícios à saúde;
  • Deve-se manter o consumo diário de sal abaixo de 5g.

3. Evite ou diminua o consumo de cerveja

Uma das formas que você pode diminuir seu consumo de calorias é evitar cerveja.

Isso porque a cerveja contém muitas calorias e provoca o inchaço abdominal conhecido como “barriga de chop”. Além disso, bebidas alcoólicas em geral causam desidratação e inflamação leve nos órgãos.

4. Diminua o açúcar branco para perder barriga

O açúcar refinado ou açúcar branco é um importante causador da formação de gordura abdominal. Encontrado em refrigerantes, doces e outros alimentos não saudáveis, esse tipo de açúcar é rapidamente metabolizado e armazenado no corpo na forma de gordura.

Dê preferência para os açúcares encontrados em alimentos saudáveis como frutas e alguns vegetais, pois essas fontes levam mais tempo para ser consumidas e proporcionam maior sensação de saciedade.

O ideal como vimos acima é manter o consumo de açúcares livres inferior a 10% do total de calorias ingeridas ao dia, sendo que abaixo de 5% o mais recomendado.

5. Evite lanches no período da noite

Outra dica eficaz para emagrecer a barriga é jantar cedo. Evite comer antes de dormir, pois devido a diminuição do metabolismo durante o sono, as calorias consumidas a noite não são queimadas.

Isso porque ao invés de serem usadas como energia, as calorias serão apenas armazenadas como gordura.

Se você sente a necessidade de comer ou beber alguma coisa antes de dormir, experimente um chá de ervas ou uma pequena quantidade de leite desnatado.

Outra opção é a ingestão de alimentos que aceleram o metabolismo e tem ação diurética ou termogênica, como por exemplo, chás diuréticos.

6. Coma porções menores

Diminuir o tamanho da porção de alimentos ingeridos é uma estratégia para diminuir a quantidade de calorias e assim emagrecer sua barriga rapidamente. Mas sem deixar de consumir a comida que você gosta.

7. Comece a Caminhar

Muitas pessoas buscam como emagrecer a barriga sem qualquer exercício, mas a verdade é que não importa o quanto você tente, você não será capaz de diminuir a gordura se você não fizer nenhum tipo de exercício.

Se você não gosta de exercícios intensos, você pode simplesmente começar a caminhar mais. Caminhar é provavelmente um dos exercícios mais fáceis que você pode fazer, e também é um dos mais eficazes.

Experimente substituir pequenos hábitos como deixar o carro em casa e ir andando até os lugares próximos. Não apenas você estará se livrando da sua gordura abdominal, como também contribuirá com o meio ambiente.

8. Exercite-se regularmente para emagrecer a barriga

Exercícios aeróbicos são ótimas opções de exercícios que queimam muitas calorias e gorduras localizadas rapidamente.

Alguns exercícios como prancha, burpee e rotação de tronco são apenas alguns exemplos de melhores exercícios para perder barriga que podem ser feitos em casa. O ideal é manter a frequência de 40 minutos de exercícios, três vezes por semana.

Além desses que foram citados, exercícios de pilates também são ótimos para definir e tonificar o o abdômen.

9. Pratique soluções reais

Não se iluda com comerciais de aparelhos abdominais caros que prometem um abdômen chapado em algumas semanas. Pois é impossível ter como objetivo uma área específica do seu corpo para perder peso.

Fazer somente abdominais também não te dará um abdômen definido. Isso porque os exercícios para ser eficazes e promover a queima calórica, devem envolver todo o corpo num esforço conjunto.

Além disso, também é necessário combiná-los com uma dieta saudável e hábitos corretos.

10. Seja Paciente

Saiba que não há uma cura milagrosa. O emagrecimento da barriga é decorrente da adoção de um estilo de vida saudável. Não espere que a gordura desapareça em apenas algumas semanas. Dê tempo ao seu corpo para que ele se ajuste aos novos hábitos.

Em resumo, você deve estar disposto a fazer mudanças de estilo de vida, adotar uma dieta saudável, praticar exercícios e diminuir a quantidade de calorias diárias.

Quais são as maiores dificuldades que você encontra para emagrecer a barriga e mantê-la sequinha? Quais esforços você faz atualmente para isso? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 4,06 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

26 comentários em “Como emagrecer a barriga rápido – 10 dicas”

  1. Olha o artigo ajuda muito a mostrar por onde devemos começar,muitas das vezes só precisamos mudar a forma de se alimentar e largarmos os maus hábitos agradeço muito por todas as dicas, mais queria fazer só uma pergunta como fazer para ter mais determinação e força de vontade para colocar em pratica essas mudanças? você tem algum artigo que fala sobre isso?
    desde já agradeço muito por sua ajuda.