Como engordar em 3 dias – Sem loucuras

Especialista da área:
atualizado em 31/07/2021

Se você pretende engordar em 3 dias, o seu consumo de calorias deverá ser bem maior do que o seu gasto calórico. Para tanto, é recomendado que você coma a cada 3 horas, evitando pular as refeições, e adicione à sua dieta alimentos saudáveis, nutritivos e calóricos, como azeite de oliva, aveia, vitaminas (smoothies) de frutas, abacate e frutas secas.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, é importante registar, que dentro de um processo de emagrecimento saudável, os resultados podem demorar para aparecer, uma vez que a pessoa precisa fazer uma série de mudanças em seu estilo de vida.

Todavia, se o objetivo é participar de uma competição esportiva, ou até mesmo entrar em uma roupa alguns números maiores, há pessoas que não querem esperar tanto tempo e procuram, por exemplo, uma dieta para engordar em 3 dias, de forma rápida, porém saudável.

Porém, se o seu prazo para engordar não é tão curto, e você dispõe de mais tempo para isso, você pode saber como engordar em um mês, com saúde.

Abaixo, você aprenderá mais sobre como engordar em 3 dias, sem fazer loucuras, e muito mais.

Como engordar em 3 dias

Confira a seguir algumas dicas de como engordar em 3 dias, porém, sem cometer loucuras e minimizando os riscos para a saúde.

1. Aumente a ingestão de calorias

homem comendo fast food

Para engordar é necessário ingerir mais calorias do que o corpo necessita para exercer adequadamente todas as suas funções. A estimativa é que para ganhar peso rápido seja necessário consumir de 700 a 1.000 calorias a mais do que o habitual, entretanto isso depende muito do peso da pessoa.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, para uma pessoa que está acostumada a ingerir 2 mil calorias (kcal) diariamente, isso significa consumir entre 2,7 mil a 3 mil kcal por dia.

Entretanto, isso não significa que se possa comer de forma descontrolada guloseimas e junk food, que são pobres em nutrientes, ricos em açúcar e gorduras não saudáveis, e são associados a prejuízos à saúde, como por exemplo o aumento do colesterol ruim (LDL), e o estresse oxidativo.

O ideal é aumentar a ingestão calórica através do consumo de alimentos que, ao mesmo tempo, possuam uma quantidade significativa de calorias, e também sejam saudáveis e nutritivos.

2. Inclua alimentos ricos em calorias na dieta

A lista de alimentos calóricos, mas que também são nutritivos, inclui:

  • Nozes, amêndoas, amendoins, macadâmias;
  • Frutas secas como uva-passa, ameixas secas, tâmaras, entre outras;
  • Produtos laticínios ricos em gorduras como leite integral, iogurte sem redução de gorduras e queijos;
  • Óleos e gorduras como azeite de oliva extravirgem e óleo (azeite) de abacate. Saiba que o azeite além de gostoso é muito saudável. Você pode adquirir o hábito de temperar seus pratos e sanduíches com azeite para adicionar calorias saudáveis à refeição.
  • Grãos como aveia e arroz integral;
  • Carnes como frango, bife, carne de porco e carne de cordeiro, entre outros;
  • Tubérculos como batata inglesa, batata doce e inhame;
  • Granola, chocolate amargo, manteiga (pasta) de amendoim e leite de coco.

Outros itens que podem ajudar são as frutas com teor elevado de calorias como abacate, açaí, banana, coco e frutas em calda.

3. Coma carboidratos, gorduras e proteínas

Quem busca engordar em 3 dias precisa fazer no mínimo três refeições por dia e consumir bastante carboidrato, gordura e proteína na dieta. Portanto, certifique-se de incluir esses nutrientes em todas as suas refeições.

  Continua Depois da Publicidade  

Porém, mais uma vez fica o alerta: escolha alimentos que, além de fornecer esses nutrientes, também sejam saudáveis e nutritivos.

4. Melhore o sabor dos alimentos para comer mais

Temperos

Para quem tem dificuldade em comer porções maiores, uma dica útil é temperar os pratos com bastante especiarias, molhos e condimentos para melhorar o sabor dos alimentos. Assim, será mais fácil consumir uma quantidade maior de comida, e sem contar que colocando esses temperos ao prato, você estará adicionando também mais calorias.

Porém, não se force a comer muito, pois há o risco de você passar mal.

5. Não tome água antes das refeições

Não estamos dizendo aqui que você deve diminuir a sua ingestão diária de água, pelo contrário, continue a se hidratar ao longo de todo o dia porque isso é fundamental para o seu organismo.

Entretanto, a ideia aqui é mudar o horário de tomar água, deixando de ingeri-la antes das refeições, pois isso pode encher a barriga e fazer com que seja difícil consumir mais calorias do que o habitual.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Faça mais refeições em menor intervalo de tempo

Outra sugestão para quem busca engordar em 3 dias é aumentar o número de refeições que costuma fazer diariamente. Por exemplo, dá para fazer lanchinhos entre o café da manhã e o almoço, o almoço e o jantar, além de, principalmente, comer antes de dormir.

Quando uma pessoa tenta emagrecer, costuma ser recomendado que ela não coma nada após as 19h. Assim, se o intuito é engordar, fazer refeições depois desse horário pode ser útil.

Jantar tarde ou fazer um lanchinho logo antes de ir dormir é uma boa maneira de fornecer calorias ao corpo, uma vez que ele não terá oportunidade de queimá-las imediatamente, já que o metabolismo é mais lento durante a noite.

Nesses lanchinhos, você pode consumir uma das frutas calóricas que citamos acima, acompanhadas de granola e iogurte, por exemplo.

7. Use pratos maiores

prato grande

Usar pratos pequenos faz com que as pessoas comam menos. Logo, trocar para pratos maiores pode ser uma boa estratégia, uma vez que haverá espaço para adicionar mais comida e, consequentemente, mais calorias ao prato.

  Continua Depois da Publicidade  

Existem algumas dicas para se comer menos sem nem perceber. Fazer o contrário também funciona, caso o objetivo seja engordar.

8. Procure ajuda profissional

O baixo peso pode estar associado a uma série de problemas, como desnutrição, deficiência de vitaminas, anemia, osteoporose, baixa do sistema imunológico, aumento do risco de complicações em cirurgias, problemas de fertilidade e problemas de crescimento e desenvolvimento, principalmente em crianças e adolescentes.

Então, é muito importante procurar ajuda médica antes de iniciar uma dieta de engorda. O profissional está apto a lhe orientar da melhor forma, garantindo que esse aumento de peso instantâneo não prejudique a sua saúde e que você alcance o seu objetivo de maneira segura.

Vídeo

O que você achou dessas dicas de como engordar em 3 dias? Acredita que vai conseguir atingir seus objetivos em tão curto tempo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (114 votos, média 4,15)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

71 comentários em “Como engordar em 3 dias – Sem loucuras”

  1. Boa noite eu tenho 27 anos a minha altura é 1.63 peso 48 kilos tenho 3 filhos como muito pouco porque não consigo comer do sistema nervoso e passo a vida a auvir que sou magra será que me podem ajudar?

    Responder