Como engordar rápido, saudavelmente e sem barriga

Especialista da área:
atualizado em 02/03/2021

Não é fácil encontrar a fórmula certa de como engordar rápido, saudavelmente e sem barriga.

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Mas, assim como acontece com quem quer perder peso, é necessário um plano alimentar bem preparado, além de muita disciplina.

Por isso, preparamos um guia rápido que irá te ajudar a engordar de forma rápida e saudável.

Pessoas podem estar abaixo do peso por várias razões

Estamos acostumados a associar a magreza com saúde e bem estar. Mas nem sempre é o caso, e existem pessoas que lutam para ganhar peso.

As causas da dificuldade em ganhar peso são muitas, como:

  • Hábitos alimentares inadequados;
  • Distância prolongada entre refeições;
  • Má escolha de alimentos;
  • Pratica de atividades físicas sem uma alimentação adequada;
  • Problemas de saúde, como o hipertireoidismo;
  • Intolerâncias alimentares.

Como engordar rápido e saudavelmente

mulher bonita

Para que o ganho de peso seja feito de forma saudável, é preciso que ele seja gradual, e de preferência sob a supervisão de um profissional, como um nutricionista ou nutrólogo.

Além disso, alguns cuidados devem ser tomados, como a escolha de alimentos saudáveis, a manutenção do sono e a realização de exercícios físicos.

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A seguir vamos listar algumas dicas que podem te ajudar a ganhar peso de forma saudável.

1. Pratique exercícios físicos

Apesar de parecer algo sem lógica, a prática de exercícios é essencial para quem quer ganhar peso com saúde. Isso acontece porque o exercício ajuda no ganho de massa muscular, além de evitar o acúmulo de gorduras.

Assim, uma boa combinação de exercícios aeróbicos com treinos de força garante um bom condicionamento físico e a tonificação dos músculos abdominais e de todo o resto do corpo.

2. Dieta saudável

Todos nós já ouvimos que é preciso comer mais para ganhar peso, mas isso não significa que você deve comer mal. Por isso, priorize os alimentos saudáveis e dê preferência aos mais calóricos e nutritivos.

Alguns exemplos de lanches que você pode manter por perto, que são saudáveis e ricos em calorias, incluem nozes, granola e frutas secas.

Além disso, frutas como o abacate podem ser ótimas opções, e sucos de fruta ou vitaminas sem açúcar adicionado também podem auxiliar muito na sua dieta hipercalórica.

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E, quando falamos em ganho de peso com saúde, não podemos pensar apenas em vitaminas e minerais, uma vez que outros nutrientes são necessários para atingir este objetivos. São eles:

  • Gorduras saudáveis, que são uma ótima fonte de calorias, e ainda ajudam a manter a saúde;
  • Carboidratos simples e complexos, para garantir que seu corpo tenha energia para a realização das atividades diárias e para a prática de exercícios;
  • Proteínas, que são essenciais para a construção e manutenção muscular.

3. Aumente a ingestão de líquidos

Se você quer ganhar peso saudavelmente, é necessário que você se mantenha bem hidratado. Por isso, você pode apostar em sucos de frutas, em vitaminas, em smoothies ou até mesmo em um copo de leite, sem, no entanto, deixar de beber água.

4. Preste atenção aos horários das refeições

Lembre-se de comer com frequência ao longo do dia, e evite pular refeições. O seu organismo percebe quando você pula uma refeição e interpreta essa “falta de alimento” como estresse, e isso contribui para o acúmulo de gordura abdominal.

5. Frutas e vegetais para ganhar peso

Uma ótima forma de aumentar a ingestão calórica é incluir vegetais e frutas na sua dieta. E, para incrementar ainda mais o cardápio, você pode investir em sucos, vitaminas e sopas, que além de adicionarem calorias, irão te manter hidratado.

6. Durma bem

O sono é essencial para a manutenção da saúde, pois, entre outras ações, regula seus hormônios e ajuda na reconstrução muscular.

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Por isso, é muito importante que você tenha uma noite adequada de sono, para assim conseguir ganhar peso de forma saudável.

Além disso, uma boa noite de sono vai fazer com que você descanse e tenha energia para se exercitar no dia seguinte.

homem forte

Alimentos que te ajudam a ganhar peso rápido

  • Ovos Inteiros: É econômico e rico em proteína, vitaminas e colesterol;
  • Manteiga: Ela pode ser usada para o ganho de peso de longo prazo, e sua ingestão deve ser moderada, já que o consumo exagerado pode fazer mal ao coração, segundo algumas pesquisas;
  • Atum: As gorduras saudáveis presentes no atum ajudam não apenas no ganho de peso, mas também na manutenção da saúde e do bem estar geral;
  • Suco de fruta natural: Uma forma saudável e nutritiva de ganhar alguns quilos, uma vez que o suco de fruta 100% natural é rico em calorias e nutrientes;
  • Pão integral: Você pode comer de forma saudável e engordar ao mesmo tempo comendo pão integral, que tem aproximadamente 69 calorias por fatia e é rico em carboidratos complexos;
  • Aveia: Adicionar aveia nas receitas é uma ótima forma de adicionar carboidratos complexos e fibras às refeições;
  • Iogurte: O iogurte natural é uma ótima fonte de nutrientes, e pode te ajudar a ganhar peso de forma saudável.
  • Queijo: O queijo, assim como outros derivados do leite, é rico em proteína, cálcio, gordura, colesterol e calorias;
  • Óleos saudáveis: Adicionar mais gordura aos seus alimentos é uma boa forma de adicionar calorias. Mas é importante escolher gorduras saudáveis, como azeite de oliva e óleo de abacate, que são bons para sua saúde e adicionam calorias;
  • Banana: Uma banana contém cerca de 100 calorias, e é rica em carboidratos, vitaminas e minerais, além de ser uma ótima aliada para quem pratica exercícios físicos.

Suplementos para ganhar peso

Para quem tem dificuldade de ganhar peso apenas com a alimentação, existem suplementos ricos nos mais diversos nutrientes, desde proteínas até vitaminas e minerais.

Mas é importante lembrar que esses suplementos devem ser usados preferencialmente com a orientação de um médico ou nutricionista, para evitar o consumo exagerado de determinados nutrientes.

Após ganhar o peso certo

Uma vez que você conseguiu ganhar peso com saúde, sem exagerar nas gorduras saturadas e carboidratos, você perceberá que seu corpo parecerá mais tonificado e com mais curvas nos lugares certos.

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Mas isso não quer dizer que você agora pode descuidar da saúde: Manter hábitos de vida saudáveis é um compromisso para a vida toda, mesmo que às vezes alguns exageros possam ocorrer.

Dicas e cuidados

O processo pode não ser tão rápido e simples como você gostaria, mas com disciplina e consistência, você pode engordar mais rápido sem ignorar a sua saúde. Para isso, capriche em lanches saudáveis com alto teor calórico, construa massa muscular e se hidrate. 

E, apesar de parecer muito mais fácil engordar comendo alimentos ricos em açúcar e gorduras, como fast food, sorvetes e doces, isso não é nada bom para a sua barriga e nem para a sua saúde.

Por fim, sempre leia os rótulos dos alimentos que for consumir, e, em caso de dúvidas, consulte um profissional habilitado.

Assista ao vídeo abaixo onde nossa nutricionista ensina como engordar com saúde.

E aí, gostou das dicas?

Fontes e referências adicionais

Quais são as maiores dificuldades que você enfrenta para conseguir engordar? Comente abaixo e compartilhe a sua experiência!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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116 comentários em “Como engordar rápido, saudavelmente e sem barriga”

  1. Boa tarde Sou Francisca
    Bom a minha massa esta optima so que o Meu namorado é muito magro e parece criança ? e Ele decidiu fazer o tratamento para ganhar peso sera que isso é possivel?

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  2. Olá.
    Meu nome e Vitória Eduarda,tenho 12 anos e minha altura e 1,59 eu peso 35 kilos.
    Estou abaixo do peso,meus amigos sempre riem de mim, eu não estou mas aguentando.
    Eu não gosto de me olhar no espelho,eu só queria engordar um pouco mais,pelo menos uns 45 kilos.
    Você pode me ajudar?Agradeço desde já.

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  3. Tenho 22 anos e um filho de 9 meses e tenho muita dificuldade em engorda…
    Bom na minha gestação consegui engordar quase 15 kilos apenas mais rápido perdi meu peso novamente quando ganhei meu filho, hoje estou pesando 47kl e quero muito engorda e não consigo. Como o bastante mais talvez por conta das tarefas a fazer pro meu BB ou seja todo cuidado com ele eu não durmo o suficiente e não consigo engordar.

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  4. olá!sou o Ivoneid Ferreira, tenho 21 anos de idade .sou muito magro! meus amigos têm rido de mim por isso .já tentei comprar vàrios medicamentos que fazem engordar mas resultou.comi alimentos com nutrientes também não deu certo.serà quem tenho outra chanci de engorda?

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  5. Olá !
    Dizem que após,40 a mulher engorda´ mentira´cheguei aos 45 anos e nada engordar.
    Estou lutando c/ balança como uma gordinha querendo emagrecer.Eis uma magrinha querendo engordar.

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  6. Olá.
    Quando uma pessoa uma pessoa engorda sem praticar exercicios, ela só estará ganhando gordura ?
    Como explica o fato de quando eu era mais nova, tinha menos massa muscular do que tenho hoje ?
    Como ganhar massa sem exercícios ?

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    • É muito difícil ganhar massa sem exercícios. Quando engorda sem praticá-los, pode ser gordura e retenção de líquidos também. Isso varia muito de cada organismo.

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  7. Oi eu depois que tive gastrite perdi 6 kilos tou me achando muito magra gostaria de saber como eu faço pra ganha os kilos que eu perdi tenho 1.67 tou pesando agora 61 kilos antes de eu ficar doente com gastrite e Refluxo eu tava pesando quase 67 gostaria de volta meu peso que era antes

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  8. Olá!
    Tenho 14 Anos E Tenho 40 Quilos. Gostaria De Pegar Uns Quilinhos A Mas. Me Ajudem Prq Tenho Vergonha De Ser Muito Magra… Desde Já, Agradeço. Bjs!

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  9. Tenho 40 anos trabalho na construção civil e peso 69 kilos 1mt.78 mais gostaria de pesar 80 kilos.gostaria de saber o q fazer.pra conseguir ganhar 11 kilos

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  10. Meu nome È Mariana, tenho 21 anos e peso 34 kilos desdos meus 15 anos, no inicio de 2018 eu comecei a ir a academia, mas eu parei por que achava muito chato, e nÃo gostava muito de levantar cedo. E o treinador so queria por mais peso mesmo sabendo que eu nao conseguia levantar, estou tentando comer mais do que eu sou costumada, mas tambem nao esta resolvendo, eu gostaria de uma ajudinha a mais, li os artigos e vou ver se resolve.

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  11. Olá boa tarde, estou abaixo do meu peso, tenho 23 anos e peso 45 kilos, minha altura é 1,59. Eu como bem, não tão saudavelmente, mas de acordo com o meu dia a dia. Eu tomo injeção anticoncepcional, e vitaminas para abrir mais o apetite. Porém mesmo assim não consigo ganhar peso. Não aguento mais me olhar no espelho e me ver tão magra. Preciso de ajuda para ganhar peso mais rápido possível! Obrigado.

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  12. Olá meu nome é Eizandro tenho 27 anos e não consigo engordar por mais q eu coma de tudo será q suas dicas vão me ajudar? Tenho 1,76 de altura 62 kg…qria chegar pelo menos a 75 meio rápido..essa suas dicas vão me ajudar?

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