Como fazer Chá de Hibisco – Receita e dicas

Especialista da área:
atualizado em 22/03/2021

O chá de hibisco, preparado a partir das flores da planta Hibiscus sabdariffa, é uma bebida que pode trazer vários benefícios para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso acontece porque ele é rico em compostos antioxidantes, como os polifenóis, que têm propriedades medicinais estudadas em todo o mundo, além de vitaminas e minerais.

Por isso, vamos aprender a preparar corretamente o chá de hibisco, além de conhecer seus benefícios para a saúde e a boa forma.

O hibisco

A Hibiscus sabdariffa, de onde são retiradas as flores que usamos na preparação de chás, é uma planta de origem africana, cultivada há mais de 6 mil anos.

Mas atualmente ela pode ser encontrada em praticamente todos os continentes, e seu uso é bastante difundido nas mais diversas culturas.

Além disso, seu uso como planta medicinal vem chamando cada vez mais a atenção de pesquisadores.

Isso se deve principalmente aos seus benefícios para a saúde, como a proteção contra doenças cardíacas, além, claro, de seus efeitos no emagrecimento.

Benefícios do chá de hibisco

chá de hibisco

O chá de hibisco, além de ser fácil de preparar, pode trazer diversos benefícios para a saúde e a boa forma, como veremos agora:

1. Efeito anti-inflamatório

O hibisco é rico em compostos antioxidantes, que, além de combater os danos casados pelos radicais livres, ajuda a regular o funcionamento do sistema imunológico.

Assim, consumir o chá de hibisco contribui para a prevenção de problemas inflamatórios e autoimunes.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Contribui para a saúde do coração

Os antioxidantes do chá de hibisco ajudam também a reduzir os níveis de colesterol ruim, além de diminuir o acúmulo de placas gordurosas nos vasos sanguíneos.

Por isso, essa bebida pode, quando aliada à uma alimentação saudável, pode diminuir o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas.

3. Ajuda a perder peso

Outro efeito do chá de hibisco é a contribuição para a saciedade e a perda de peso, que ocorre por dois principais fatores:

  • Melhor controle da glicemia: Como o hibisco pode ajudar a reduzir as taxas de açúcar no sangue, a bebida diminui a chance de ocorrerem picos de insulina, que propiciam o acúmulo de gorduras.
  • Pode diminuir a absorção de açúcares e gorduras: Além de atuar na diminuição da glicemia, o hibisco também impede que parte dos carboidratos e das gorduras sejam absorvidos na digestão.

4. Tem efeito diurético

O chá de hibisco pode ser um bom remédio para a retenção de líquidos, pois tem uma leve ação diurética. Assim, ele ajuda a eliminar o excesso de água do corpo através da urina.

5. Pode proteger o fígado

O fígado é um órgão que é bastante afetado pelo estresse oxidativo, já que ele é o responsável pela desintoxicação do organismo. Assim, o chá pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de problemas hepáticos.

Como preparar chá de hibisco?

A maneira correta de preparar esse chá é através da infusão das flores de hibisco. Além disso, o ideal é usar as flores in natura, ou seja, sem estar triturado como nos saquinhos de chá industrializados.

chá de hibisco

Ingredientes:

  • 1 ou 2 colheres cheias de sopa de hibisco seco;
  • 500m ml de água.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Em uma panela, aqueça a água até iniciar a fervura;
  • Então, desligue o fogo, adicione o hibisco e deixe em infusão por 5 a 10 minutos, coando em seguida.

Observações:

  • Sempre que possível, evite a adição de açúcar, e caso não consiga, prefira usar o mel;
  • Você pode adicionar outros ingredientes ao chá, como laranja, limão, fatias de gengibre e até mesmo canela;
  • O ideal é fazer somente a quantidade que se espera consumir no dia, evitando que o chá perca as suas propriedades benéficas com o passar do tempo;
  • O chá de hibisco também pode ser consumido gelado. Para isso, basta guardar a bebida na geladeira por uma ou duas horas.

Dicas e cuidados

  • É importante evitar o consumo exagerado do chá de hibisco, pois isto pode levar à intoxicação. Por isso, é recomendado consultar seu médico ou nutricionista antes de começar a usar essa bebida de forma regular;
  • Por seu efeito diurético, o excesso do consumo de chá de hibisco pode levar à perda excessiva de eletrólitos na urina, como o sódio e o potássio;
  • Além disso, o chá de hibisco não é recomendado para gestantes e mulheres que estejam amamentando, uma vez que não existem estudos sobre o efeito dessa bebida nessa população;
  • Por fim, o chá de hibisco não é milagroso. Então, apesar de ajudar no emagrecimento, é necessário aliar o consumo do chá à uma dieta balanceada e à prática de exercícios.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais benefícios do hibisco.

E aí, gostou das dicas?

Você já provou o chá de hibisco e gostou? Quais são os seus chás preferidos com o hibisco? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (281 votos, média 3,88)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

37 comentários em “Como fazer Chá de Hibisco – Receita e dicas”

  1. Recomendo que tome só 250ml por dia, pois tomei 500ml em um dia e 500ml em outro, fiquei meio tonta quase desmaiei acho que minha pressão abaixou muito, porém meus exames de sangue deram tudo 10.

  2. Muito obrigada por esta matéria tão esclarecedora!!! amei o chá de hibisco!!! vou variar com canela e gengibre!!!!

  3. faço uso de medicamentos sou hipertensa pois é controlada, qual risco de tomar o chá de hibisco? posso ou não tomar o chá? quais risco o chá tas a minha saúde já que faço uso de medicamentos continuo

    • Não pode tomar ,pois a tendência é abaixar a pressão e como vc já toma medicamento é como dobrar a dosagem do mesmo, recomendável evitar.

    • O sabor do chá de hibisco é parecido com o sabor da groselha natural, algo deve ter saído errado. uso já a mais de dez anos e só resultados positivos, porém eu mesmo planto os meus…

  4. Tomei o chá por dois dias seguidos, mais ou menos 1 lt, no terceiro dia minha pressão artérial caiu muito. Detalhe sou hipertensa e tomo medicamento diariamente. Será que não devo tomar o chá???

  5. Tenho medo de comprar em casas de produtos naturais por n saber se as flores vem com sujeiras…. como precedo???

  6. A receita é de 1L, essa quantidade eu bebo durante o dia, deixo em um recipiente (garrafa) e nao perco as propriedades ao longo do dia?

  7. Muito bom mesmo os temas mostrados. Gostaria de saber porque o gengibre me provoca asia,será por que não tenho mais a vesícula? Tenho curiosidade sôbre o cupuaçu