Como fazer suco de tomate gostoso – Dicas e receitas

Especialista da área:
atualizado em 26/05/2021

Sabemos que para emagrecer com saúde precisamos adotar hábitos saudáveis, como praticar exercícios e adotar uma alimentação balanceada. Entretanto, algumas receitas podem nos ajudar nesse processo, é o caso do suco de tomate.

  Continua Depois da Publicidade  

O tomate é um alimento rico em antioxidantes, vitaminas e minerais. Além disso, ele também é fonte de fibras, que proporcionam uma sensação de saciedade, o que ajuda a controlar o apetite e, consequentemente, a perder peso. Outro benefício deste fruto é que ele é pouco calórico, são apenas 17 calorias a cada 100 g.

Conheça todos os benefícios do suco de tomate e aprenda como fazer essa bebida.

Os benefícios do suco de tomate

Suco de tomate

O tomate é uma fruta muito rica em minerais e vitaminas, incluindo potássio, licopeno e vitaminas A, C e B6. O licopeno é um antioxidante que auxilia na prevenção de vários tipos de câncer e de doenças cardíacas.

O suco do tomate ajuda a controlar o apetite, o que contribui para a perda de peso. Isso ocorre pela alta concentração de água presente nele, já que é muito comum as pessoas confundirem sede com fome. Portanto, beber suco de tomate dez minutos antes das refeições pode ajudar a reduzir o apetite. Experimente!

O alto nível de água presente no tomate também faz com que o seu suco seja altamente hidratante, e a hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Essa bebida ainda apresenta outros benefícios, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Auxilia na digestão;
  • Ajuda a reduzir os níveis altos de colesterol;
  • É um ótimo anti-inflamatório;
  • Ajuda a deixar a pele e o cabelo saudáveis.

Aprenda como fazer suco de tomate

O que você precisa para fazer um delicioso suco:

Receita 1:

  • 4 tomates maduros;
  • ½ xícara (chá) de água (pode ser gelada);
  • Folhas de manjericão;
  • Suco de um limão;
  • Molho de pimenta a gosto (opcional);
  • 1 pitada de sal;

Modo de preparo:

  1. Primeiro, lave, corte e retire as sementes dos tomates;
  2. Em seguida, bata-os todos os ingredientes no liquidificador;
  3. Então, coe e pronto! Esse suco pode ser bebido em temperatura natural ou gelado.

Receita 2:

  • ½  tomate;
  • 2 copos de água;
  • ½ limão;
  • 1 cenoura;
  • Folhas de hortelã a gosto.

Modo de preparo:

  1. Para começar, corte e retire as sementes do tomate;
  2. Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador até formar um suco homogêneo.
  3. Se quiser, pode adicionar uma pitada de sal. Pode servir ao natural ou gelado.

Dicas de como fazer suco de tomate:

  • Se o gosto do suco não te agradar, ou mesmo para variar o paladar, você pode acrescentar outros sucos de frutas ou vegetais à bebida, como pepino, cenoura, beterraba e suco de maçã, por exemplo;
  • O tomate perde as suas fibras quando está na forma de suco. Por isso, é importante que você inclua fibras nas suas receitas. Misture farinha de linhaça ou de aveia, por exemplo;
  • Alguns sucos de tomate são muito ricos em sódio, por isso, para quem tem uma dieta com restrição a essa substância, recomenda-se a ingestão moderada dessa bebida.

Sempre gostamos de lembrar que um bom programa para redução de peso deve ter o acompanhamento de um profissional. Um nutricionista pode te orientar sobre todos os alimentos e indicar as variações de determinados pratos ou bebidas.

  Continua Depois da Publicidade  

Faça tudo conforme as orientações do nutricionista, pratique exercícios, tire vantagens dos benefícios dos alimentos, como do suco de tomate, e alcance a sua tão desejada forma física.

Importante

Apesar de ser um ótimo auxiliar em dietas de emagrecimento, tome cuidado com indicações de dietas que afirmam que com suco de tomate você pode emagrecer tantos quilos (sempre muitos) em poucos dias (sempre pouquíssimos).

Para perder peso é preciso que toda a alimentação seja saudável e equilibrada, e só consumir um tipo de alimento não vai te ajudar a emagrecer.

Outro fator que deve ser considerado é que algumas pessoas perdem peso mais rápido do que outras, então não há receitas milagrosas que façam com que todos emagreçam da mesma maneira. Sabemos que emagrecer é um processo de médio prazo, portanto, é preciso ter paciência para alcançar o corpo que você deseja ter.

Vídeo do especialista

Veja o vídeo abaixo para conhecer mais sobre os benefícios do suco de tomate!

  Continua Depois da Publicidade  

Você tem alguma outra dica de como fazer um suco de tomate gostoso? Compartilhe abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média 3,84)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

10 comentários em “Como fazer suco de tomate gostoso – Dicas e receitas”

  1. Quando compro o suco de tomate pronto, acho que ele tem um gosto mais aproximado ao molho de tomate e quanto faço de acordo com vossa receita noto que ele tem um gosto aguado.
    Uma vez o fervi e notei que o suco ficou mais parecido com molho, e o sabor ficou melhor.
    Gostaria de saber da vossa opinião quanto a isso. Grato Valdir

    Responder