Como Fazer um Iogurte Sem Lactose

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e nos produtos alimentícios derivados dele. A substância é formada por duas pequenas unidades de açúcar – a glucose e a galactose –, que servem como fonte de energia para as células do corpo humano.

Entretanto, algumas pessoas sofrem com a intolerância à lactose, uma condição em que o organismo não consegue digerir o açúcar completamente. Isso faz com que ao ingerir a substância, os intolerantes à lactose venham a sofrer com problemas gastrointestinais como inchaço abdominal, cólicas, diarreia, dores abdominais, gases, flatulência, náusea e vômito, em alguns casos.

Assim, para evitar essas crises, que acontecem de 30 minutos a duas horas após o consumo da lactose, é importante tomar certos cuidados com a alimentação, certificando-se de que não há a presença da substância nos alimentos.

Outras pessoas, por conta da decisão de seguir uma dieta vegetariana ou com a intenção de perder peso, também decidem excluir o composto de sua alimentação.

Tendo em vista que pode não ser tão simples assim encontrar certos laticínios sem a lactose em sua composição, nós resolvemos dar uma forcinha para quem precisa excluí-la da dieta e trazemos no artigo de hoje uma série de dicas e receitas de como fazer um iogurte sem lactose.

1. A escolha do leite sem lactose 

O primeiro passo para preparar uma receita de iogurte sem lactose é escolher o leite apropriado. Existem diversas opções que não trazem a substância, como o leite de amêndoas, o leite de coco, leite de grãos ou leite de sementes.

As versões industrializadas desses leite até podem ser usadas na receita do iogurte sem lactose, porém, os tipos mais recomendados são os caseiros e obtidos diretamente com o produtor.

2. Engrossar ou não? Eis a questão

O iogurte sem lactose caseiro acaba ficando com uma consistência mais fininha do que a receita tradicional. Para quem prefere algo mais engrossado, uma solução é adicionar um pouco de gelatina, que ajuda a deixar o iogurte mais encorpado.

3. Fermento para iogurte

O principal ingrediente para o preparo do iogurte sem lactose é o fermento, que contém os lactobacilos vivos, importantes para o funcionamento da flora intestinal do organismo. Esse produto pode ser encontrado em lojas especializadas de iogurtes (iogurterias), supermercados ou à venda pela internet.

4. As receitas

Agora que nós já conhecemos os principais ingredientes utilizados na produção de um iogurte sem lactose, é hora de aprender como fazê-los e finalmente botar a mão na massa. Nós vamos começar com uma receita que é feita com leite de coco:

Ingredientes: 

  • 800 ml de leite de coco;
  • 1 ½ colher de sopa de gelatina incolor e sem sabor;
  • 1 pacote de fermento para iogurte.

Modo de preparo

  1. Aqueça o leite de coco a 45º C;
  2. Depois, retire a medida equivalente a um copo do leite de coco e salpique a gelatina nesse mesmo copo;
  3. Leve esse conteúdo para a panela com o restante do leite de coco lentamente e mexa bem;
  4. Deixe esfriar um pouco e então adicione o fermento para iogurte. Mexa bem, mais uma vez;
  5. Deposite a mistura a uma jarra limpa e deixe o recipiente bem protegido, cobrindo-o com um filtro de café preso a um elástico;
  6. Deixe o fermento trabalhar durante seis a oito horas, a uma temperatura de aproximadamente 40 º C;
  7. Agite ou mexa o conteúdo e leve à geladeira. O iogurte irá engrossar somente depois de passar 24 horas dentro da geladeira. 

A receita rende cinco porções de 200 ml e cada uma possui 280 calorias.

Um jeito mais simples de fazer é usando o iogurte natural sem lactose já pronto, como na receita que você confere em seguida. Entretanto, é importante ter certeza de que o produto é realmente natural, que não possui aditivos e é feito realmente somente por leite sem lactose e fermento lácteo.

Ingredientes: 

  • 1 copinho de iogurte natural sem lactose;
  • 1 litro de leite sem lactose, pode ser vegetal, de amêndoas, de coco ou aveia.

Modo de preparo: 

  1. Ferva o leite durante cerca de 10 segundos, espere ficar morno e coloque-o dentro de uma vasilha;
  2. Misture o leite ao iogurte natural e mexa até dissolver bem;
  3. Tampe bem a vasilha, com um pano de prato ou bolsa térmica e deixe descansar em um local adequado, longe do frio, durante oito horas. Depois desse tempo o seu iogurte estará pronto.

Caso queria engrossar o seu iogurte sem lactose, adicione 1 colher ou 1 ½ colher de gelatina ou conteúdo e leve ao refrigerador por 24 horas. 

A receita também rende cinco porções e o número de calorias varia de acordo com o tipo de leite escolhido. Por exemplo, ao usar o leite de coco cada porção contém cerca de 360 calorias e com o leite de amêndoas o valor fica em 55 calorias.

Para deixar o seu iogurte sem lactose mais saboroso, quando for comer você pode adicionar pequenos pedaços de fruta ou um pouquinho de mel.

Dieta sem lactose 

Apesar de servir como fonte de energia para as células do organismo, a lactose não é essencial a elas, já que as células podem obter essa energia a partir outros componentes. No entanto, é importante ressaltar que isso não pode servir de justificativa para as pessoas que não sofrem com intolerância à substância retirarem o leite e seus derivados da alimentação, especialmente se o objetivo for simplesmente emagrecer.

Em primeiro lugar porque não existe uma relação direta entre o consumo de leite e o excesso de peso. Pelo contrário, o cálcio presente na bebida pode impedir um pouco a agregação de gordura no corpo e estimular a sua queima. Além disso, a gordura presente no leite contribui com a promoção de uma sensação de saciedade no corpo.

Se mesmo assim, alguém achar que tomar leite integral atrapalha a dieta, existem alternativas. Não é necessário retirar o alimento das refeições, basta trocar por opções menos calóricas como o leite semidesnatado ou desnatado e não exagerar no seu consumo.

Em segundo lugar, ficar sem consumir o leite e seus derivados é prejudicial para a obtenção de cálcio, já que a bebida é uma das principais fontes do nutriente. O cálcio é fundamental para a manutenção de ossos e dentes e a sua falta pode aumentar os riscos do surgimento de osteoporose.

Isso sem contar que os laticínios também são uma importante forma de obter lactobacilos, que como já vimos aqui, são importantes para o funcionamento da flora intestinal, contribuindo para uma melhor absorção de vitaminas e minerais e para a diminuição de chances de prisão de ventre e da formação de gases que causam o inchaço abdominal.

Você conhece mais alguma receita diferente de iogurte sem lactose? Você prefere tomá-lo assim por necessidade, por ter intolerância, ou por sua escolha, como forma de emagrecer? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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2 comentários em “Como Fazer um Iogurte Sem Lactose”

  1. Saudações! Pergunta: sabes se leite feito de “leite sem lactose em pó” vira iogurte (usando Kefir) ? Obrigado.

  2. Gostaria de saber se posso fazer o iogurte a base de leite caseiro de aveia?
    No caso eu faço leite caseiro de aveia e depois faço o iogurte, é possível?