Como Plantar Açafrão-da-Terra em Casa – Passo a Passo e Cuidados

Especialista:
atualizado em 08/04/2020

Aprenda como plantar açafrão-da-terra em casa com o passo a passo, além de dicas e cuidados para obter os melhores resultados.

O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, é uma planta que tem parentesco com o gengibre e cresce na Índia, além de outras localidades da Ásia e da América Central.

Ele é apresentado ainda como um tempero ou especiaria e um dos principais ingredientes do curry em pó, famoso prato indiano. Além disso, as suas principais substâncias ativas, conhecidas pelo nome de curcuminoides, apresentam uma coloração amarela e são empregadas para dar cor a alimentos e cosméticos.

Ainda que as afirmações de que os curcuminoides presentes no açafrão-da-terra ajudam a diminuir a inflamação não tenham o suporte de pesquisas fortes, estudos preliminares já apontaram que os compostos podem reduzir a irritação que geralmente ocorre depois dos tratamentos de radiação para o câncer de mama e reduzir a dor nos joelhos oriunda da osteoartrite.

Embora seja muito difícil obter os mesmos níveis de curcuminóides como a curcumina (veja seus benefícios para a saúde) utilizados nessas pesquisas consumindo somente o açafrão-da-terra na forma de tempero nos alimentos, uma vez que ingerir o ingrediente em quantidades elevadas ou em longo prazo pode provocar problemas gastrointestinais, incluí-lo em receitas culinárias pode ajudar a deixá-las mais nutritivas.

De acordo com o Banco de Dados Nacional de Nutrientes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), uma colher de chá de açafrão-da-terra é composta por doses de manganês, ferro, potássio e vitamina C.

Como plantar açafrão-da-terra?

Que tal aprender como plantar açafrão-da-terra em casa e ter acesso ao tempero diretamente do conforto do seu lar? Então dá uma conferida no passo a passo a seguir:

Como plantar açafrão-da-terra em vaso

  1. Comprar raízes de açafrão, escolhendo os rizomas grossos e lisos. Um rizoma é definido como um caule longo, horizontal e subterrâneo, geralmente na forma de raiz, que emite novos ramos. Mas atenção na hora de selecionar a estrutura: se a pele estiver seca e caindo, isso é indício de que ela pode ter sido armazenada ao longo de muito tempo e está velha, o que impossibilita o replantio;
  2. Guardar os rizomas em um local fresco e esperar até que eles brotem;
  3. Providenciar um vaso profundo com no mínimo 30 cm de profundidade e largura, usar uma bandeja de drenagem e encher o recipiente com uma mistura de terra e esterco. Um vaso nessas medidas deve acomodar entre duas a três raízes;
  4. Fazer um buraco na terra do vaso para colocar a raiz (rizoma) em aproximadamente 5 cm abaixo do solo, com os botões de brotamento virados para cima. Cobrir com a terra;
  5. Regar o vaso pela primeira vez e repetir a irrigação uma vez a cada dois dias. Também dá para fazer a rega por meio de um frasco de spray. Caso o açafrão-da-terra esteja sendo plantando em um lugar mais frio, a recomendação é colocar menos água;
  6. A expectativa é que a colheita ocorra entre 8 a 10 meses depois do plantio. O açafrão-da-terra deve ser colhido durante o período de crescimento, porém, a sua raiz deve ser retirada somente quando estiver madura o suficiente, ou seja, quando os rizomas estiverem grandes. Nesta hora, eles deverão ser desenterrados do vaso todos ao mesmo tempo. O açafrão-de-terra deve ser armazenado em um local seco e fresco até o momento em que for consumido;
  7. O rizoma é parte da planta que é utilizada para obter o açafrão-da-terra na forma de tempero/especiaria. Para isso, basta retirar a pele da estrutura e passa-la em um ralador fino, o que resultará em uma pasta de coloração amarela.

Outras dicas e dados sobre como plantar açafrão-da-terra

  1. A planta exige sol e a temperatura considerada ideal para ela fica na faixa dos 20º C aos 35º C. Ela não gosta de frio e sofre em climas abaixo dos 12º C;
  2. Ela deve receber luz solar direta durante pelo menos algumas horas por dia – no outono, a necessidade é de aproximadamente 11 horas diárias de sol para que ocorra o seu florescimento na estação;
  3. O cultivo do açafrão-da-terra requer um solo úmido, porém, não encharcado, argiloso, fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e que apresente um pH entre 5,5 e 7,5;
  4. Irrigação: na primavera, a rega deve ser feita com o intuito de manter o solo sempre úmido; no verão, a disponibilidade de água deve ser mínima e no início outono, a recomendação é voltar a irrigar, suspendendo a rega novamente quando as flores começarem a aparecer.

Efeitos colaterais do açafrão-da-terra

Agora que já aprendemos como plantar açafrão-da-terra em casa, é importante conhecer algumas reações negativas que o seu uso pode provocar para tomarmos cuidado com elas.

Já apontamos acima que a ingestão do ingrediente em quantidades elevadas ou em longo prazo pode provocar problemas gastrointestinais, e participantes de pesquisas que avaliavam o uso do açafrão-da-terra para o tratamento do câncer tiveram que abandonar os estudos porque a sua digestão tinha sido negativamente afetada.

O açafrão-da-terra estimula o estômago a produzir mais ácido gástrico. Enquanto isso ajuda a digestão de algumas pessoas, isso pode afetar outros negativamente.

O ingrediente possui propriedades que fazem com que o sangramento ocorra com mais facilidade. Ela recomendou que quem faz uso de medicamentos anticoagulantes evite consumir quantias elevadas de açafrão-da-terra.

Para qualquer pessoa que utiliza qualquer outro tipo de remédio, suplemento ou planta, vale a pena conversar com o médico para saber se não pode fazer mal ao consumir usar o açafrão-da-terra ao mesmo tempo em que a substância em questão.

De acordo com informações do site WebMD, algumas pessoas podem sentir tontura ao fazer uso do ingrediente.

Contraindicações e cuidados com o açafrão-da-terra

É aconselhável que as gestantes e as mulheres que amamentam não consumam quantidades medicinais do açafrão-da-terra.

Ele também não é indicado para quem sofre com problemas na vesícula biliar como cálculo ou obstrução do canal biliar e pelas pessoas que têm os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico piorados ao ingerir o alimento.

O açafrão-da-terra deve ser usado com cautela e sob a orientação do médico por pessoas que sofrem com diabetes, deficiência de ferro ou condições que podem ser pioradas pela exposição a hormônios e por quem estiver tentando engravidar.

Recomenda-se ainda que o paciente pare de usar o ingrediente no mínimo duas semanas antes da data marcada para um procedimento cirúrgico.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dessas dicas de como plantar açafrão-da-terra em casa? Pretende começar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário