Confira como plantar orégano em casa com dicas acerca do passo a passo do plantio, cultivo e colheita e mais alguns cuidados para ter os melhores resultados.
O orégano é um daqueles ingredientes que fazem toda a diferença no sabor de um prato ao ser adicionado em pequenas quantidades. Tanto que podemos encontrar a especiaria em receitas de pizzas, saladas, torradas, omeletes, bolos salgados, molhos, temperos e até o chá de orégano.
Provavelmente você vai até um supermercado ou feira em busca do seu orégano, não é mesmo? E se não fosse preciso nem sair de casa para obter a especiaria e utilizá-la nas receitas do dia a dia? Basta aprender como plantar orégano em casa!
Antes que você já desista do processo antes de ler, vale lembrar que um orégano fresco é dono de um sabor muito mais agradável do que o orégano comprado prontos em estabelecimentos e existem inúmeros benefícios do orégano para a saúde.
Como plantar orégano em casa na garrafa pet
- Separar os materiais necessários, que incluem: terra, areia, húmus, muda de orégano, garrafa pet;
- Preparar porções iguais de terra, areia e húmus, em uma quantidade suficiente para cobrir o recipiente. Na sequência, misturar os produtos;
- Agora é hora de trabalhar em cima da garrafa pet: posicioná-la na horizontal, cortá-la na parte de cima (formar uma espécie de janela, no formato de um retângulo) e fazer furinhos pequenos na parte de baixo, de modo que a água tenha por onde escorrer;
- Depois, com o plástico devidamente removido, colocar a muda de orégano dentro da garrafa – a muda fica em pé e a garrafa deitada, na horizontal. Com bastante cuidado, descompactar levemente a terra da muda, tomando precauções para não quebrar a raiz da planta;
- Em seguida, acrescentar a terra preparada dentro da garrafa pet, até cobrir a muda;
- Finalmente, regar a planta.
O orégano está pronto para ser colhido quando atingir entre 15 cm até 20 cm.
Entretanto, no caso do cultivo da especiaria em recipientes recicláveis menores, como é o caso de uma garrafa pet, a colheita pode acontecer quando a planta começar a tomar todo o espaço do recipiente.
Além disso, recomenda-se pegar as folhas que se encontrarem mais próximas à base.
Como plantar orégano em casa no vaso
- Você vai precisar de: um vaso de no mínimo 15 cm de profundidade, areia, terra e pedrinhas. Essas últimas deverão ser colocadas no fundo do vaso para que haja uma boa drenagem;
- Preparar um ambiente com menos umidade: preencher metade do vaso com areia e a outra metade com terra. Se achar que o solo está muito úmido ao ponto de prejudicar a saúde da planta, remova um pouco da terra e adicione mais areia;
- Completar o vaso com a muda de orégano e deixa-lo em um local que receba luminosidade. Regar.
Outras dicas
A especiaria é bem adaptável a localidades com temperaturas amenas, entretanto, necessita de luminosidade – o orégano precisa ser exposto diretamente ao sol durante, no mínimo, quatro horas a cada dia. Quanto mais sol ele receber, mais aromáticas as suas folhas serão.
Embora o ideal seja cultivar em uma temperatura entre 21º C a 25º C, o tempero pode ser cultivado em climas que vão de 4º C a 32º C.
Trata-se de uma planta que exige um solo bem regado, no entanto, o orégano deve ser regado somente quando o solo estiver seco. Isso porque ele não gosta de solos úmidos e não pode ficar encharcado, já que a água em excesso atrapalha o cultivo. É importante registrar que tanto a falta como o excesso são prejudiciais ao seu desenvolvimento.
Uma orientação é plantar a especiaria em um solo que se encontre no meio-termo entre úmido e seco. Este solo também precisar drenar bem e, preferencialmente, ser fértil; Acredita-se que um solo calcário faça com que a planta cresça melhor e existe o conselho de utilizar um pH que fique entre o 6 e o 8.
É importante tentar evitar que os insetos comam o seu orégano e manter a planta livre de ervas daninhas, mas não se deve utilizar pesticidas na plantação de orégano.
Outra recomendação é a de tentar colher a especiaria no período da manhã, antes que o orégano tenha sido muito exposto ao sol, o que provocar a evaporação dos óleos do tempero, que são o que concedem sabor a ele. Aproveite e veja os benefícios do óleo de orégano.
Aconselha-se também a retirar os botões de flores da planta assim que eles começarem a crescer porque eles irão diminuir o gosto do orégano.
Vídeo: Benefícios do orégano
Entenda quais podem ser os efeitos do orégano com a ajuda do vídeo a seguir!
Gostou das dicas?
ADORO OREGANO…PERO QUE PENA O VIDEO NÃO TEM SOM .