Como Plantar Manga em Casa – Passo a Passo e Cuidados

Especialista:
atualizado em 01/06/2020

Aprenda como plantar manga em casa com o passo a passo desde o plantio e cultivo à colheita, além de dicas e cuidados para os melhores resultados.

Existem pessoas que gostam de cultivar frutas e verduras em casa e têm a atividade como um passatempo. Para outros, o atrativo de aprender como plantar manga em casa e outros produtos é a possibilidade de poder colher a fruta ou legume fresco diretamente do conforto do seu lar.

No entanto, outro motivo para cultivar o seu próprio pé de manga em sua residência é a chance de ter acesso a um alimento orgânico totalmente livre de agrotóxicos, já que ao ser o responsável pelo cultivo dá para controlar cada etapa do processo de produção do alimento.

Assim, você poderá aproveitar todos os benefícios da manga sem maiores preocupações acerca dos agrotóxicos usados na indústria agrícola.

Mas o que os agrotóxicos têm de tão ruim assim?

De acordo com o portal do Ministério da Saúde, o uso contínuo, indiscriminado e inadequado dessas substâncias é considerado um relevante problema ambiental e de saúde pública.

Ainda segundo o site, “os efeitos à saúde humana, decorrentes da exposição direta ou indireta aos agrotóxicos podem variar de acordo (com) a toxicidade, tipo de princípio ativo, dose, tempo de exposição e via de exposição”.

Crianças, gestantes, mulheres que amamentam, idosos e pessoas com a saúde debilitada são considerados os grupos mais susceptíveis aos efeitos dessas substâncias, completou o portal.

Como se não bastasse, estudos realizados pelo aluno de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Cleber Cremonese, indicaram que parte dos agrotóxicos pode desregular o sistema endócrino, alterando os níveis de hormônios sexuais e provocando efeitos prejudiciais, especialmente para o sistema reprodutor.

Essas reações podem incluir câncer de mama, câncer de ovário, câncer de testículo, câncer de próstata, desregulação do ciclo menstrual, infertilidade, baixa na qualidade do sêmen e malformação de órgãos reprodutivos.

Em suas pesquisas, Cremonese avaliou moradores de Farroupilha (RS) – em um primeiro estudo, ele trabalhou com homens e mulheres adultos, trabalhadores rurais e seus familiares, que tinham entre 18 a 69 anos; no segundo ele analisou jovens das zonas rurais e urbanas com idade entre 18 a 23 anos.

Para chegar aos resultados apontados, o doutorando coletou amostras de sangue e sêmen e aplicou questionários.

Ele concluiu que seus estudos sugerem que as exposições crônicas aos agrotóxicos interferem na regulação dos hormônios sexuais nos adultos e na qualidade do sêmen dos jovens nas regiões onde o estudo foi conduzido.

Cleber afirmou ainda que o uso dos agrotóxicos já foi associado a outros problemas de saúde como doenças neurodegenerativas como Parkinson, distúrbios cognitivos, transtornos psiquiátricos, alterações respiratórias e imunológicas, problemas no fígado e nos rins e complicações na gestação como aborto, malformações congênitas e baixo peso ao nascer.

É por tudo isso que é importante conhecer as doenças causadas por agrotóxicos e saber quais são os alimentos com mais agrotóxicos no Brasil, procurando consumi-los de maneira orgânica sempre que possível.

E então, como plantar manga em casa?

Vamos aprender isso no passo a passo a seguir que demonstra como plantar manga em vaso. Dê só uma conferida:

  1. Não é aconselhável plantar a manga por meio de sementes porque isso pode demorar muito tempo: aproximadamente oito anos. A alternativa se torna adquirir a própria planta, ou seja, uma muda de manga, que pode levar menos tempo, em torno de três a cinco anos para se desenvolver. Essa muda deve ser enxertada e jamais plena;
  2. O vaso utilizado no cultivo caseiro da manga deve ser de 50 cm por 50 cm com capacidade de 50 litros ou um pouco maior e contar com buraquinhos para a drenagem da água. Se a região em que você morar for fria, recomenda-se que o recipiente também seja de cor escura, que mantém e retém mais calor;
  3. Como o vaso com a manga provavelmente ficará bastante pesado, tornando difícil movê-lo de um lado para o outro, existe a orientação de colocar o recipiente sobre uma base com rodinhas para facilitar esse processo;
  4. A manga exige uma excelente drenagem, portanto, antes de colocar a terra no vaso é necessário adicionar algumas pedrinhas no fundo do recipiente para contribuir com esse processo de drenagem;
  5. Na sequência, é hora de preencher o vaso até metade com a terra de cultivo. Essa terra pode ser misturada com composto orgânico para auxiliar o crescimento da planta;
  6. Após, posicionar a muda da mangueira bem no centro do vaso e completar com mais solo até ficar a 6 cm de distância da borda do recipiente;
  7. O próximo passo é apertar o solo com as mãos e regar bem a planta. O vaso deve ser posicionado em um local quente, onde possa receber pelo menos seis horas diárias de sol;
  8. A rega deverá continuar a ser realizada algumas vezes por semana durante os meses mais quentes e uma vez a cada duas semanas no inverno;
  9. Antes que a mangueira comece a dar frutos, é preciso fazer um suporte para os galhos com frutos que surgirão, de modo que eles tenham um apoio adicional;
  10. Passado o período de floração da mangueira, espera-se que as frutas estejam maduras em quatro meses. No entanto, isso pode variar de acordo com o clima e a variedade da planta;
  11. Cortar as flores da mangueira no primeiro ano estimula o seu crescimento. Indica-se ainda podar a planta no final do inverno ou começo da primavera para que ela tenha um tamanho proporcional ao do vaso. Embora não exija muita poda, é aconselhável remover as ramas mortas ou enfermas da mangueira.

Outras dicas e dados sobre como plantar manga em casa:

  1. Qualquer solo pode ser utilizado no cultivo da fruta, desde que ele não seja encharcado – esse tipo de terra provoca o apodrecimento das raízes e a sua morte;
  2. Caso utilize um solo arenoso e seco para plantar a mangueira, é importante saber que irá requerer uma irrigação nessa terra;
  3. A temperatura apropriada para o cultivo da manga é quente, em que a sua capacidade produtiva é melhor especialmente quando a rega é adequada, tendo em vista que ela é uma planta de clima tropical.

Os nutrientes da manga

A inclusão da manga nas refeições é uma boa escolha para adultos e crianças, já que ela é um alimento bastante nutritivo.

Prova disso é que a fruta é composta por nutrientes como a vitamina C, carboidratos, fibras, cobre, potássio, manganês, magnésio, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9, vitamina E e vitamina K.

Ela também contém quantidades pequenas de fósforo, ácido pantotênico (vitamina B5), cálcio, selênio e ferro, completou o mestre em nutrição e dietética. Entretanto, é necessário tomar cuidado para não exagerar na ingestão do alimento para não correr o risco de consumir calorias em excesso.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia como plantar manga em casa? Pretende começar e cultivar sua própria fruta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário