Como plantar mandioca em casa – Passo a passo e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 16/06/2021

Não é de graça que muitos querem aprender como plantar mandioca em casa. Afinal, ela fica uma delícia de diversas formas: cozida para acompanhar um churrasco, na forma de purê para o almoço, nos bolinhos salgados ou em receitas de bolo.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, plantar mandioca em casa facilita o acesso a uma versão fresca e orgânica do alimento. No entanto, essa não é a única vantagem: cultivar a própria mandioca também pode servir como um passatempo.

E então, como plantar mandioca em casa?

É isso o que você finalmente confere no passo a passo a seguir que ensina como a mandioca pode ser cultivada:

O primeiro e mais importante passo

Tipos - Como plantar mandioca

1. Garantir que vai plantar uma mandioca própria para o consumo. Ou seja, uma mandioca de mesa, que também recebe o nome de mandioca-mansa. Por outro lado, não podemos consumir as mandiocas-bravas porque elas possuem uma toxina ou veneno. 

A sua ingestão provoca cansaço, falta de ar, fraqueza, taquicardia, agitação, confusão mental, coma e até a morte. Se não souber diferenciar uma variedade da outra, peça a orientação de um profissional capacitado.

Mas é importante registrar que a mandioca-mansa, seus ramos e folhas não podem ser consumidos crus. Isso porque a versão crua do tubérculo também tem a presença de uma substância tóxica. 

Seguindo em frente

2. Você deve fazer o plantio da mandioca com pedaços de aproximadamente 15 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro de manivas (pedaços do caule de plantas adultas e saudáveis de mandioca).

3. Então, colocar as manivas dentro de sulcos ou covas de terra em uma profundidade de 5 a 10 cm. Para ter uma colheita mais fácil, a recomendação é pôr na horizontal, no sentido do sulco. Mas, saiba que embora o plantio na vertical ou inclinado dê mais trabalho para colher, o rendimento por área é maior que o do cultivo na horizontal.

4. Orienta-se ainda a obedecer um espaçamento de 1 metro entre as fileiras de manivas enterradas e de 50 cm a 60 cm entre as plantas. 

5. Outro conselho é fazer um plantio em fileiras duplas, deixando uma distância alternada de 2 metros e 60 cm entre os sulcos. Ou seja, fazer uma separação de 2 metros entre duas fileiras, depois, de 60 cm até a próxima fileira, após, de 2 metros até a seguinte, continuando assim sucessivamente, de modo que se mantenha uma distância de 50 cm a 60 cm entre as plantas de uma mesma fileira.

  Continua Depois da Publicidade  

Rega, manutenção e colheita

Colheita - Como plantar mandioca

6. Na hora de regar, tenha em mente que o solo da planta precisa ficar sempre úmido. Ela não suporta longos períodos de falta de água, principalmente nos primeiros cinco meses. No entanto, também não se deve encharcar o solo.

7. Pelo menos durante os cinco primeiros meses de cultivo é necessário retirar as plantas invasoras que competem com a mandioca por nutrientes e recursos.

8. Finalmente, a expectativa é que a colheita possa ser feita a partir dos sete aos 18 meses. Ela deve ocorrer quando as raízes apresentarem um diâmetro maior que 3 cm. Entretanto, há casos em que a colheita demora ainda mais: leva entre três a seis anos. 

Outras dicas e dados de como plantar mandioca em casa

  1. Não pode-se plantar a mandioca em solos argilosos, pesados, compactados ou sujeitos ao encharcamento.
  2. Por outro lado, o solo deve ser permeável, bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, profundo, solto, arenoso ou de textura média. O pH ideal do solo para plantar mandioca é de 5 a 6.     
  3. A mandioca se adapta a diversos climas, podendo ser cultivada em condições que variam entre locais chuvosos como a Amazônia e o semiárido nordestino. 
  4. Entretanto, ele prefere um clima quente e úmido. A planta também não suporta invernos frios, abaixo dos 18º C, por períodos prolongados.
  5. Além disso, a mandioca necessita de boa luminosidade, embora possa ser plantada em pleno sol ou na meia-sombra.
  6. É recomendado não cultivar o vegetal no mesmo local onde há o plantio de outras espécies.

Vídeo

Antes de ir, fique atento ao que você não pode deixar de saber antes de comer mandioca. A nossa nutricionista fala deles no vídeo a seguir:

Você come mandioca com frequência? Então, conte nos comentários como costuma preparar o alimento:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário