Como remover calos em casa 

publicado em

Remover calos não é uma tarefa complicada e pode ser feita em casa, com materiais simples. A forma mais fácil de se remover calos é esfregá-los com uma pedra-pomes e, em seguida, passar um creme hidratante.

Depois de removê-los, você pode evitar novos calos utilizando proteção para as mãos, quando for executar tarefas que geram atritos, e usar calçados confortáveis, que não apertem os pés. 

Também é importante saber o que não fazer para remover os calos. Não se deve cortar, furar ou rasgar o calo, pois há o risco de infecção e sangramento. 

Pessoas com diabetes ou com distúrbios circulatórios precisam redobrar os cuidados, para não terem complicações relacionadas à cicatrização de feridas.  

Caso seu problema com calos não se resolva com as medidas caseiras e esteja te prejudicando de alguma forma, consulte um médico ou médica dermatologista, ortopedista ou um podólogo(a), pois são profissionais capacitados a remover os calos com segurança e eficácia. 

  Continua Depois da Publicidade  

Veja como você pode remover os calos em casa. 

Mergulhe o calo em água morna

Os calos são partes mais grossas da pele que ficam assim, devido à maior produção de queratina em sua camada superficial, como forma de aumentar a proteção na região que sofre maior atrito e pressão. 

Por exemplo, andar ou correr descalço pode levar à formação de bolhas e de calos nos pés. Assim como tocar um instrumento ou fazer musculação sem luvas de proteção podem levar à formação de calos nas mãos. 

Por isso, os calos tendem a aparecer em regiões onde há uma saliência óssea, como as laterais e os dedos dos pés e as palmas das mãos. Os calos podem se desenvolver em joanetes, veja como tratar esse problema

  Continua Depois da Publicidade  

Sendo assim, o primeiro passo para remover o calo é amolecer a pele. A forma mais fácil de se fazer isso é mergulhando o calo em água morna, durante 10 a 15 minutos. Veja outros benefícios de se usar água quente/morna nos pés

Para acelerar o processo, você pode adicionar um desses sais à água, pois além de amolecer, ajudará na esfoliação, para retirada da pele morta:

Esfregue o calo com pedra-pomes

Pedra-pomes
A pedra-pomes é um dos utensílios mais conhecidos para remover calos

Depois que a pele estiver amolecida, use uma pedra-pomes ou uma lixa para esfregar o calo. Essa fricção irá retirar as camadas de pele morta, sem perfurar ou machucar a pele saudável. 

Se tiver em casa um creme esfoliante, você pode aplicar sobre o calo, para deixar o resultado ainda melhor. 

Hidrate a pele

Após a retirada do calo, é preciso restaurar a pele com hidratação. Para isso, aplique um creme hidratante de sua preferência, massageando o local até a completa absorção do produto. Isso fará com que a pele fique mais fina e macia, como era antes do calo se formar. 

  Continua Depois da Publicidade  

Confira como preparar hidratantes caseiros para o corpo

Proteja o local

Enquanto a sua pele se recupera, você precisa proteger o local, de forma que não sofra novamente com excesso de atrito e de pressão, evitando a formação de um novo calo. 

Há muitas formas de se proteger o local onde você tratou o calo: 

  • Utilize um band-aid, uma fita micropore ou um curativo feito com gaze, de modo a fornecer uma proteção acolchoada para o local com o calo tratado. 
  • Se os calos estiverem entre os dedos dos pés, você pode colocar espumas de pedicure, para reduzir o atrito. 
  • Utilize palmilhas acolchoadas nos sapatos, para reduzir o atrito e a pressão sobre os pés, especialmente nos locais onde há maior saliência óssea. 
  • Proteja as mãos com luvas, por exemplo, no trabalho ou na academia, que são locais onde você pode executar atividades que geram muito atrito nas palmas das mãos. 

Substâncias ácidas

Existem algumas pomadas, soluções (gotas) e curativos de venda livre com ácidos na composição, que servem para dissolver a queratina que se forma na camada mais superficial da pele. 

Porém, esses ácidos podem danificar a pele saudável ao redor dos calos, promovendo a formação de outra ferida além do calo já existente. Por isso, deve-se ter cuidado ao utilizar esses produtos e consultar as instruções de uso na bula. 

  Continua Depois da Publicidade  

As substâncias ácidas não são recomendadas para pessoas com diabetes ou problemas relacionados à circulação sanguínea. 

Fontes e referências adicionais

Você costuma ter calos nos pés ou nas mãos? O que você faz para remover os calos? Você se é alguma atividade específica que causa a formação dos seus calos? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário