Conheça o melhor macarrão para a sua dieta!

Especialista:
atualizado em 04/12/2020

Uma bela macarronada é uma receita clássica para muitas famílias brasileiras, especialmente no almoço de domingo. Mas, quem começou uma dieta para emagrecer certamente já foi aconselhado a ter cautela com o macarrão para não engordar.

Afinal, o prato é rico em carboidratos. Então, isso significa que quem está procurando controlar o peso não pode comer macarrão? Não necessariamente. Na verdade, essa pessoa precisa escolher o tipo certo de macarrão para a sua dieta.

  Continua Depois da Publicidade  

As calorias dos diferentes tipos de macarrão

Comer macarrão

Em 100 gramas de macarrão branco cozido, há 157 calorias, 30 gramas de carboidratos e 1,8 gramas de fibras.

Na mesma porção de macarrão integral cozido, há 124 calorias, 26 gramas de carboidratos e 3 gramas de fibras.

Ou seja, o macarrão integral tem um pouco menos de calorias e carboidratos, além de um pouco mais de fibras. Mas as diferenças entre ambos não são tão expressivas, não é mesmo?

Embora as fibras a mais do macarrão integral ajudem a tornar mais lenta a absorção dos carboidratos do alimento, ainda assim o teor de carboidratos do macarrão integral é bem alto.

E o macarrão de arroz?

Afinal, ele é sem glúten, então vai me ajudar a emagrecer, certo? Errado! Isso porque nos mesmos 100 gramas de macarrão de arroz cozido há 178 calorias, 40 gramas de carboidratos e 0,2 gramas de fibras.

Portanto, ele contém mais calorias que o macarrão branco e o integral, bem mais carboidratos que esses tipos de macarrão e muito menos fibras que eles. Aliás, o seu teor de fibras é praticamente nulo.

Quase sem fibras para deixar a absorção de carboidratos mais lenta, o macarrão de arroz é uma verdadeira bomba de carboidratos.

Como resultado disso, o macarrão de arroz gera pico nos níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, um grande pico de insulina, que tem uma grande relação com o acúmulo de gorduras.

  Continua Depois da Publicidade  

Macarrão de vegetais

Macarrão de abobrinha
O macarrão de abobrinha é um exemplo clássico de macarrão de vegetais.

São eles o melhor tipo de macarrão para a dieta! Isso porque são feitos com um aparelho chamado espiralizador, que dá para encontrar em lojas de R$ 1,99 ou à venda na internet. Ao colocar o vegetal no aparelho, ele sai na forma de espiral, com aparência similar a um macarrão.

Quem não tiver o espirilizador pode passar o vegetal em pé (de comprido) no ralador na parte do ralo grosso. O alimento sairá na forma de tirinhas compridas, também parecidas com o macarrão.

Por exemplo, dá para fazer macarrão de vegetais com abobrinha ou cenoura. Para você ter uma noção, em 100 gramas de macarrão de abobrinha há 16 calorias, 3 gramas de carboidratos 1 grama de fibra.

Já o macarrão de cenoura apresenta 41 calorias, 10 gramas de carboidratos e 3 gramas de fibras. Ou seja, ambos são versões de macarrão com um perfil nutricional bem mais vantajoso para a dieta do que o macarrão branco, integral ou de arroz.

Por serem menos calóricas, essas opções de macarrão de vegetais são uma ótima alternativa para quem faz reeducação alimentar.

Do mesmo modo, por conterem bem menos carboidratos, elas também são excelentes para quem faz dieta low carb ou deseja reduzir sua ingestão de carboidratos.

Aproveite que está por aqui e conheça uma série de versões de macarrão de abobrinha low carb, fit e light, além de opções de receitas de macarrão de cenoura light.

E quanto ao gosto?

Está preocupado com o sabor do macarrão? Mas, lembre-se que o que faz a diferença no prato é o molho. Portanto, capriche no molho que usará no seu macarrão de vegetais.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, você pode utilizar um molho à bolonhesa, um molho de frango, um molho de azeite com alho ou o tradicional molho de tomate. Existem também várias opções de molho low carb para macarrão.

Além disso, você pode usar o macarrão de vegetais com o molho de sua preferência para acompanhar a carne, peixe ou frango do seu almoço ou jantar.

No vídeo a seguir, a nossa nutricionista também apresenta qual macarrão pode ajudar a emagrecer:

Você costuma comer macarrão na sua dieta? Qual tipo de você usa? Conte para nós nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário