19 cuidados antes e depois de toda cirurgia

publicado em

Toda cirurgia requer alguns cuidados, tanto antes quanto depois. Esses cuidados são muito importantes para um melhor resultado do procedimento, trazendo segurança, bem-estar e, até mesmo, amenizando as dores e acelerando a recuperação no pós cirúrgico. 

No período de pré-operatório, o seu médico ou médica pode solicitar alguns exames, como o hemograma, coagulograma, glicemia, ureia, creatinina e até eletrocardiograma.

Esses exames são fundamentais para a equipe médica avaliar o seu estado de saúde em geral e verificar se há contraindicações ao procedimento cirúrgico ou à anestesia que será aplicada.

Durante as consultas antes da cirurgia, é necessário informar ao médico ou médica se você faz ou não o uso de medicação contínua. Se fizer, deve informar qual é o medicamento, para a equipe médica analisar se há ou não riscos na cirurgia relacionados ao uso desse remédio.

Se você possuir algum tipo de doença crônica, como câncer, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão ou diabetes, também é necessário informar seu médico ou médica, para que ele ou ela avalie os riscos e tome as devidas cautelas durante a realização da cirurgia.

  Continua Depois da Publicidade  

Os cuidados depois da cirurgia também são muito importantes. Repouso e dieta apropriada podem acelerar o processo de cicatrização e até mesmo trazer uma melhor qualidade de vida para você nesse período mais delicado. 

Veja abaixo algumas dicas e cuidados para você ter no antes e depois de uma cirurgia, para garantir um procedimento cirúrgico e recuperação tranquilos e sem imprevistos. 

11 cuidados antes da cirurgia

Consulta médica
Antes da cirurgia, é importante consultar-se com o médico e prestar atenção às recomendações

Antes de realizar o procedimento cirúrgico, você deve seguir toda a orientação dada pela equipe médica. Veja abaixo algumas recomendações gerais para ter um pré-operatório tranquilo e, assim, realizar uma cirurgia sem imprevistos:

  1. As consultas que antecedem a cirurgia são importantes para que você esclareça todas as suas dúvidas a respeito do procedimento que irá realizar, do resultado esperado, dos cuidados no pós-operatório e até mesmo sobre como será realizada a cirurgia. Com essas dúvidas esclarecidas, você vai para a cirurgia com mais tranquilidade. 
  2. Se o procedimento a ser realizado possuir curativos que precisam ser trocados em casa, tire todas as dúvidas com o médico ou a médica, para evitar possíveis inflamações ou infecções no local da cirurgia. 
  3. Se você apresentar algum tipo de doença crônica, como asma, obesidade, hipertensão ou até mesmo Alzheimer, é recomendado conversar com seu médico, ou médica explicando seu quadro clínico e, até mesmo, relatar se usa medicação diariamente.
  4. Se você estiver fazendo alguma dieta ou seguindo algum plano alimentar muito restritivo, pode acabar privando seu organismo de receber alguns nutrientes que ajudam em sua recuperação. Existem alguns alimentos, como abacaxi, laranja e leite, que podem acelerar e ajudar na cicatrização. Converse com a equipe médica e veja se há necessidade de alterar sua dieta nesse período. Veja uma lista com os 10 melhores alimentos para cicatrização.
  5. Se você fumar, o ideal é deixar de fumar 1 mês antes da cirurgia. Veja 14 dicas para parar de fumar naturalmente. 
  6. Não consuma bebidas alcoólicas nos 7 dias que antecedem o procedimento cirúrgico. 
  7. Antes de realizar o procedimento cirúrgico é importante verificar se há a possibilidade de familiares, amigos ou profissionais treinados te auxiliarem no pós-operatório, desde sua saída do hospital até em cuidados básicos e específicos que sua cirurgia irá exigir. 
  8. Para a realização da cirurgia você deve estar em jejum. Se a cirurgia for logo nas primeiras horas do dia, recomenda-se que você interrompa a ingestão de alimentos e bebidas próximo da meia-noite. Mas isso deve ser confirmado com a equipe médica. 
  9. No dia da cirurgia é recomendado que você leve de 2 a 3 peças de roupas no hospital, essas roupas precisam ser confortáveis, moles, fáceis de vestir e sem botões. 
  10. Atente-se para levar produtos de higiene pessoal, como escova e pasta de dente. Também deve se atentar para não usar nenhum adorno, como pulseiras, brincos, anéis, colares, aparelho móvel e até mesmo relógio. 
  11. E, por último, não se esquecer de separar e levar todos os exames e documentos necessários para a cirurgia. Esses exames podem servir para nortear a equipe médica durante o procedimento e os documentos servem para a sua identificação como paciente. 

Toda e qualquer cirurgia envolve riscos, desde a anestesia até o procedimento em si. E, por saber disso, é normal você apresentar nervosismo e ansiedade. Por isso, é indicado que você se informe ao máximo sobre o procedimento, desde o resultado esperado até os eventuais riscos. 

  Continua Depois da Publicidade  

Se a equipe médica achar necessário, eles podem te receitar um calmante para tomar antes da cirurgia, para que você possa ter mais tranquilidade.

8 cuidados após a cirurgia

Repouso pós-cirurgia
Os cuidados depois da cirurgia começam logo após a mesma, no repouso e dieta

O cuidado pós-operatório varia de acordo com cada cirurgia, há cirurgias que demandam mais cuidados e outras menos. Mas independentemente de qual cirurgia você realizou, há alguns cuidados que devem ser respeitados e seguidos, sendo eles: 

  1. Após a realização da cirurgia, é fundamental que você fique em repouso, evitando quaisquer esforços durante os primeiros dias do pós-cirúrgico. Esse cuidado pode evitar o rompimento de pontos, acidentes e demais complicações. 
  2. Evitar a ingestão de alimentos ou líquidos nas primeiras horas do pós-cirúrgico, para que você não tenha mal-estar, como vômitos e náuseas. Dependendo da cirurgia, o médico ou médica pode acabar passando uma dieta leve, com sopas, chás, água e bolachas para os primeiros dias após a cirurgia. 
  3. Além do cuidado com o repouso e alimentação, é importante evitar a exposição ao sol, pois a luz solar pode causar sangramentos e dificultar a recuperação em geral. 
  4. Outra recomendação muito importante é o de cuidar e manter os curativos sempre limpos. Esses cuidados evitam que o local da cirurgia infeccione, o que poderia causar  dor, vermelhidão, inchaço, febre e até mesmo odor no local infeccionado.
  5. Durante o primeiro dia no pós-cirúrgico é recomendado fazer o uso de compressas de gelo sobre a área operada. Mas ao aplicar essas compressas, deve-se tomar certos cuidados para evitar que o gelo permaneça demais em contato com a pele, o que pode causar irritações. 
  6. Se você notar sintomas de infecção ou inflamação na região da cirurgia, é recomendado que você busque ajuda médica, para que eles possam passar o tratamento recomendado para a sua situação.
  7. Evitar o consumo de certos alimentos muito açucarados, frituras e embutidos por serem alimentos que causam uma dificuldade maior na cicatrização da ferida. Veja quais alimentos atrapalham na cicatrização de cirurgias
  8. Em casos de sangramento, comprima o local de maneira delicada, para não machucar a região da cirurgia. Essa compressão deve ser feita com gaze em intervalos de 15 minutos. Se o sangramento não parar, você deve procurar uma unidade de pronto atendimento imediatamente. 

Na consulta após a cirurgia, você deve se informar com o médico ou médica sobre quando poderá voltar a realizar todas as tarefas do dia a dia, como cuidar da casa, praticar atividades físicas e até mesmo trabalhar.

Essas informações variam conforme o procedimento realizado e de como foi a resposta do seu organismo diante da cirurgia realizada. Por isso, o ideal é tirar essas dúvidas com a própria equipe médica que realizou o procedimento.

Fontes e referências adicionais

Você realizou algum procedimento cirúrgico recente? Como foi seu antes e depois da cirurgia? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela UFRJ em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento em transplantes no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela UFRJ em 2010. Dr. Lucio Pacheco é autor de diversos livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D'Or e do Hospital Copa D'Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário