Dia do Lixo na Dieta Low Carb?

atualizado em

Seguir uma dieta que limita ou corta o consumo de alimentos ou nutrientes específicos não é uma tarefa exatamente fácil, não é mesmo? Por isso, algumas pessoas incluem o chamado dia do lixo na dieta. Mas será que existe dia do lixo na dieta low carb, por exemplo, que limita o consumo de carboidratos?

O dia do lixo trata-se de um dia ou refeição semanal que é reservada para a pessoa consumir aquilo que geralmente não pode nos dias normais dentro da dieta. Antes de tudo, entenda se o dia do lixo ajuda a emagrecer mesmo ou não.

Mas será mesmo que são todos os programas alimentares que permitem a inclusão de um dia do lixo para compensar as exclusões e limitações da dieta?

Existe o dia do lixo na dieta low carb?

O dia do lixo na dieta low carb pode ajudar ou atrapalhar – tudo depende da forma como ele é realizado.

Em artigo publicado, o pesquisador da área de nutrição, Kris Gunnars falou a respeito de alguns motivos pelos quais uma pessoa pode não conseguir perder peso dentro de uma dieta low carb.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma das razões apresentadas por ele foi o fato de se fazer muitos períodos do lixo. Segundo o pesquisador da área de nutrição, para as pessoas que são capazes de se controlar, fazer refeições ou dias do lixo uma vez ou outra até pode ser bom.

Por outro lado, para outras pessoas, principalmente aquelas que são propensas ao vício em comer, fazer refeições do lixo pode ser mais prejudicial do que benéfico.

“Se você tem refeições do lixo frequentemente, seja com pequenos momentos do lixo aqui e ali ou com dias inteiros em que você não come nada além de junk food, isso pode arruinar facilmente o seu progresso. Ter mais uma ou duas refeições do lixo por semana (ou um dia do lixo) vai ser excessivo”, alertou o pesquisador da área de nutrição.

Gunnars destacou ainda que quem não consegue se controlar perto de comidas não saudáveis, mesmo se esforçando muito, pode ter um vício alimentar. Se esse for o seu caso, procure a ajuda do médico e do nutricionista para saber como lidar com o problema e se livrar dele. Entenda o que é a compulsão alimentar, causas e sintomas.

  Continua Depois da Publicidade  

“Neste caso (do vício alimentar), remover completamente as junk food da sua vida pode ser uma boa ideia”, aconselhou o pesquisador.

Com a palavra, nutricionistas

Para especialistas da nutrição, o ideal mesmo é programar os momentos do lixo para os finais de semana.

São momentos em que as escolhas ficam mais livres, normalmente de alimentos, que mesmo em pequenas porções, apresentam maior densidade calórica, e por isso, não devem ser consumidos no cotidiano.

Entretanto, mesmo que haja a liberação para o consumo desses alimentos, alguns cuidados devem ser observados, e as escolhas necessitam ser controladas.

Dia do lixo completo ou refeição lixo?

Um dia completo do lixo, em que a pessoa fica liberada em todas as refeições, pode comprometer o emagrecimento e, inclusive, provocar o aumento do peso corporal.

  Continua Depois da Publicidade  

O organismo que passa por processo de privação calórica tende a facilitar os estoques em situações de exageros. Isso significa que é preciso definir uma ou duas refeições para esses momentos. Tudo bem comer pizza, mas nem pensar em ultrapassar as 3 fatias, comendo em todas as refeições do dia.

A nutricionista e doutora em endocrinologia Sophie Deram, que também é autora do livro O Peso das Dietas, não defende o dia do lixo. Especialista no tratamento de transtornos alimentares, a nutricionista afirma que seguir dietas restritivas e escolher um dia do lixo é o melhor jeito de engordar.

Segundo ela, seguir um tipo de alimentação durante a semana, comendo direitinho, e outro no final de semana pode deixar a pessoa mais ansiosa para comer, fazendo com que ela consuma a mesma quantidade de calorias que restringiu no dia da semana.

Sophie alertou ainda que as dietas restritivas e a ideia do dia do lixo aumentam a compulsão alimentar e o ato de comer pela emoção. “Quanto mais dieta você faz, mais compromete a relação com a comida, mais há risco de perder o controle, isso é um fato”, disse a nutricionista.

Mas então, qual seria a saída? De acordo com o encontrado, nutricionistas defendem a alimentação saudável que tem a moderação como chave e aconselham excluir as dietas restritivas, juntamente com o dia do lixo, e dar prioridade a produtos in natura, consumir comidas mais caseiras e frescas e diminuir a ingestão de industrializados.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas como saber se o dia de lixo funciona para mim?

Como acabamos de aprender, o dia do lixo na dieta low carb ou em qualquer outro tipo de dieta restritiva não funciona para todas as pessoas e existem profissionais de saúde que são contra a prática. Por isso, é preciso ter muito cuidado com ele.

Um ponto importante para saber se você deve ou não fazer o dia ou refeição do lixo é olhar para si mesmo e analisar como você reage em frente às tentações alimentares. Você consegue se controlar e consumir apenas para matar a vontade? Ou acha que não vai aguentar e corre sérios riscos de se entupir com esses alimentos em uma única refeição ou dia?

Uma vez que essa análise for feita e você entender que consegue lidar com um dia ou refeição do lixo, é fundamental que você marque uma conversa com o seu nutricionista. Pergunte ao profissional se você deve se liberar por um dia todo ou por uma única refeição, em que frequência esse momento do lixo pode acontecer e qual a quantidade limite pela qual eles podem ser consumidos.

Questione-o ainda a respeito de quais alimentos ele acha que você pode incluir nesse momento do lixo. Vale lembrar que o exagero pode não apenas sabotar a dieta, como também fazer com que a pessoa passe mal, tendo uma dor de barriga, por exemplo.

Se você extrapolar no dia do lixo, não fique muito tempo preso na frustração. Tente retornar novamente à sua dieta e conte ao nutricionista o que aconteceu, para que vocês repensem juntos a respeito da questão do momento do lixo na sua dieta e definam se ele deve ou não deve ser mantido.

Para quem tem muita dificuldade em ficar longe dessas comidinhas mais saborosas, porém, não tão saudáveis, vale a pena conversar com o nutricionista para chegar a um consenso, modificando talvez o padrão da dieta e tornando-a menos restritiva.

Isso para que a pessoa não passe vontade na dieta, mas também não exagere e se prejudique nos momentos de liberação como o dia ou refeição do lixo. Existem dietas equilibradas que auxiliam a emagrecer, ao mesmo tempo em que permitem a ingestão, ainda que esporádica e controlada, dessas gostosuras.

Vídeos relacionados:

Aproveite para conferir neste vídeo se o dia do lixo ajuda a emagrecer ou engorda! Inscreva-se rapidamente no nosso canal com um clique no botão a seguir:

Gostou das dicas?

Você faz uso de um dia do lixo na dieta low carb? Acha que isso atrapalha ou ajuda o seu processo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário