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Diabético Pode Comer Jaca?

Confira se um diabético pode comer jaca ou se esse é um dos alimentos que devem ser evitados pelas pessoas que possuem a condição.

O nome científico é Artocarpus heterophyllus Lam, entretanto, você certamente deve conhecê-la pelo nome de jaca. A fruta é originária da Ásia e apresenta uma polpa cremosa, viscosa e aromática, que pode ser consumida in natura ou ser empregada em receitas de licores, doces, compotas, refrescos e sucos. Que tal conhecer e experimentar essas receitas de coxinha de jaca light, por exemplo?

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Suas sementes ricas em amidos podem ser consumidas assadas e também é possível moê-las para produzir uma farinha que pode ser empregada na preparação de biscoitos e doces.

Para quem não gosta da fruta, fica aqui um bom motivo para dar uma chance a ela: existem vários benefícios da jaca para a saúde poirque o alimento fornece diversos compostos importantes para o organismo como carboidratos, fibras, potássio, ferro, cálcio, fósforo, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E e vitamina K.

Mas será que é todo mundo que pode realmente incluir a jaca nas suas refeições? Por exemplo, será que o diabético pode comer jaca?

O que é a diabetes?

Se queremos compreender se o diabético pode comer jaca, antes precisamos responder a esse questionamento.

Pois bem, a diabetes é caracterizada pelo desenvolvimento de níveis muito elevados de glicose (açúcar) no sangue. Essa substância é a maior fonte de energia para o nosso organismo e é oriunda dos alimentos que consumimos nas refeições.

Uma pessoa é diagnosticada com a condição quando o seu corpo não dá conta de produzir uma quantidade suficiente ou qualquer quantia de insulina ou não consegue utilizar o hormônio adequadamente.

Isso faz com que a glicose permaneça no sangue e não atinja as células do organismo, já que a insulina é justamente responsável por auxiliar a glicose obtida através da dieta a chegar até as nossas células e ser utilizada como energia.

Ao descobrir que sofre com a doença, é fundamental que o paciente não perca tempo e obedeça a todas as orientações que forem passadas pelo médico para o seu tratamento.

Até porque, com o passar do tempo, ter níveis elevados de glicose no sangue pode gerar uma série de complicações como doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC), doença nos rins, problemas nos olhos, doenças dentárias, danos nos nervos e problemas nos pés.

E então, será que o diabético pode comer jaca?

Segundo o nutricionista e consultor da Diabetes UK (Associação Diabética Britânica), Douglas Twenefour, as frutas não devem ser excluídas da alimentação das pessoas que sofrem com a diabetes porque, ao lado dos vegetais, elas diminuem os riscos de desenvolvimento de doenças como pressão arterial alta, doenças no coração, acidente vascular cerebral (AVC), obesidade e alguns tipos de câncer.

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De acordo com Twenefour, “é ainda mais importante para as pessoas com diabetes comer mais frutas e vegetais, já que essas condições têm mais tendência de afetá-los”.

O especialista ainda afirmou que as frutas não aumentam as taxas de glicose no sangue de uma maneira tão acentuada quanto outras comidas com carboidratos como pão branco e pão integral. Aproveitando, não deixe de conferir se diabético pode comer pão integral.

Mas isso não significa que o consumo de frutas na dieta do paciente com diabetes possa ser feito de qualquer maneira: a Associação Americana de Diabetes adverte que os melhores tipos de frutas para diabéticos são as frescas e congeladas.

Frutas frescas e que possam ser consumidas com casca, ou seja, ricas em fibras, devem ser as preferidas, pois a velocidade de absorção do açúcar passa a ser mais lenta, o que ajuda no controle da glicemia.

No entanto, onde será que a jaca entra nessa história? Ao lado da ameixa em calda enlatada, do açaí em polpa, da banana, da pinha, do figo e do tamarindo, ela faz parte do grupo de frutas que precisam ser consumidas com moderação por quem tem diabetes devido ao fato de apresentarem mais carboidratos ou conterem menos fibras, o que favorece a absorção de açúcar no intestino.

Ou seja, as pessoas que sofre com algum distúrbio associado ao metabolismo do açúcar – como a diabetes, por exemplo – precisam ter cuidado com a jaca porque a quantidade de carboidratos do alimento pode facilmente resultar na ultrapassagem do limite diário do nutriente que o paciente pode ingerir.

É importante lembrar que, conforme explicou a Escola de Saúde Pública TH Chan, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, quando uma pessoa consome um alimento com carboidratos, o seu sistema digestivo decompõe os carboidratos digeríveis na forma de açúcar, que vai parar no sangue.

A contagem de carboidratos na dieta do diabético

Já que estamos falando dos carboidratos da jaca e a relação que eles podem ter com o controle dos níveis de açúcar no sangue, vale a pena saber que, de acordo com a Associação Americana de Diabetes, a contagem de carboidratos é uma das diversas alternativas de dieta que podem ser utilizadas para controlar os níveis de glicose no sangue dos diabéticos, empregada com maior frequência por pessoas que tomam insulina duas vezes ou mais a cada dia.

O método consiste em contar a quantidade em gramas de carboidratos de cada refeição, combinando com a dose de insulina, explicou a organização. Segundo a instituição, com o equilíbrio correto da prática de atividades físicas e do uso de insulina, essa dieta com contagem de carboidratos pode auxiliar a controlar as taxas de glicose no sangue.

Entretanto, fica a ressalva: a associação alertou que a quantidade de carboidratos que cada diabético pode consumir em cada refeição deve ser definida em conjunto com o médico responsável pelo tratamento. Ou seja, o limite é individualizado e determinado pelo profissional de saúde conforme as necessidades de cada paciente, que variam de pessoa para pessoa.

Ao saber o limite de carboidratos que pode ingerir por refeição, o diabético poderá (e deverá) usar essa informação como base para calcular a porção de jaca que pode comer por vez, sem deixar de levar em conta o teor de carboidratos do restante da refeição na hora de fazer esse cálculo.

Isso com bastante moderação e cautela e sempre sob a orientação do médico e do nutricionista, logicamente. Um acompanhamento mais constante é especialmente necessário no começo do tratamento, para que o paciente não cometa erros até que se acostume e aprenda como combinar os alimentos em uma refeição de modo que favoreça e não prejudique o controle dos seus níveis sanguíneos de glicose.

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Lembre-se ainda de que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as recomendações profissionais e qualificadas do médico e do nutricionista.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que diabético pode comer jaca? Possui essa condição e gosta de comer a fruta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

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