Especialista da Área:

13 Benefícios da Jaca – Para Que Serve e Propriedades

A jaca está entre os 10 maiores frutos do mundo. Seus gominhos são extremamente nutritivos e ultimamente tem sido consumidos até como carne pelos veganos. Abaixo, você descobrirá os benefícios da jaca, como ela pode te ajudar a ter uma pele e um cabelo mais bonito, como ela pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e uma série de outros benefícios.

As frutas e alimentos naturais são fundamentais para uma dieta bem equilibrada, e a inserção de uma ampla variedade é o que pode contribuir para o cardápio se manter inovado. A jaca não é uma fruta tão fácil de ser encontrada, mas pode contém significativa contribuição não só para a saúde, mas também para a boa forma.

Sabendo quais são os benefícios da jaca e para que serve a fruta em sua alimentação, você ainda ficará por dentro de todos os nutrientes contidos nos gominhos. Quem sabe você não ganha mais uma alternativa para os lanches e ficará ainda mais de olho na relação entre cuidados com o corpo e bem estar.

A jaca tem antioxidantes que neutralizam radicais livres e previnem diversas doenças, ajudam a combater vários tipos de câncer (de cólon e de pulmão), pressão alta, úlceras e outros transtornos intestinais, perda da massa óssea e etc. Mas, pelo seu tamanho exagerado, não é fácil de se consumir essa frutinha no dia a dia. Por isso, uma das melhores maneiras de consumir a jaca é tomando seu suco. Aprenda 5 receitas de suco de jaca, seus benefícios e como fazer para preservar seus nutrientes.

Apesar de saborosa e nutritiva, não há como negar que ela é rica em carboidratos e calorias. No entanto, sua tabela nutricional, que você verá a seguir, nos mostra tantos benefícios que você verá que uma alimentação que inclua a jaca pode trazer muito mais benefícios do que malefícios à saúde. Você precisa descobrir se a jaca engorda mesmo ou emagrece. Não deixe de conferir.

Como citado acima, a jaca é um alimento muito versátil, podendo ser utilizada em receitas doces ou salgadas, substituindo até mesmo a carne de boi ou aves em uma dieta vegana. Você vai se impressionar com o sabor dessas 6 receitas de coxinha de jaca light. Sirva para os seus familiares e veja o sorriso surgir nos seus semblantes.

Propriedades da Jaca

Original da Índia, a exótica jaca foi trazida para cultivo no Brasil ainda no século 18. Ela pode ser classificada em 3 categorias, a jaca manteiga, jaca mole e jaca dura. Uma unidade da jaca pode ser dividida para diversos lanches, o que pode garantir a contribuição por mais tempo que você imagina.

Os benefícios da jaca são justificados pela presença de diversas vitaminas, como A, de complexo B, C, E, K, e inúmeros minerais de função representativa para o corpo, como o Cálcio, Cobre, Ferro, Manganês, Magnésio, Fósforo, Iodo, e muito mais.

A jaca possui baixa porção de gorduras, mas é um excelente contribuinte energético já que 92% do seu teor calórico é proveniente dos carboidratos e os 8% restantes são referentes às proteínas e à gordura. Esses e outros motivos fazem com que a jaca seja muito recomendada para dietas e outro fato interessante é que 80% da composição do fruto é de água.

É preciso lembrar que a fruta pode ser encontrada em diferentes receitas, com isso, ela também pode ser incorporada a receitas não tão saudáveis assim, como em forma caramelizada, com alto teor de açúcar, sendo prejudicial não só à saúde, mas também retardando os efeitos esperados de uma dieta. A versão de doce pode ser consumida, desde que, moderada e eventualmente.

É importante sabermos para que serve a jaca, pois ela pode contribuir de múltiplas formas com a nossa saúde, mas em casos específicos, como de diabéticos e pessoas que devem restringir o consumo de açúcar, a fruta pode oferecer alguns efeitos negativos, como ocorrência de hiperglicemia, em caso de ingestão exagerada.

Informações nutricionais da Jaca

Porção de uma xícara de jaca fatiada (165g)

Energia155 calorias
Carboidratos39,6 g
Proteínas2,4 g
Gorduras0,5 g
Fibras2,6 g

 Quanto ao teor de vitaminas e minerais, a jaca apresenta:

  • 18% da recomendação diária de vitamina C;
  • 16% da recomendação diária de manganês;
  • 15% da recomendação diária de magnésio;
  • 15% da recomendação diária de cobre;
  • 14% da recomendação diária de potássio;
  • 11% da recomendação diária de riboflavina (vitamina B2);
  • 10% da recomendação diária de vitamina A.

13 Benefícios da Jaca – Para Que Serve

Veremos a seguir os principais benefícios da jaca, entendendo para que serve exatamente com relação a saúde e boa forma.

1- Efeitos antienvelhecimento da pele

Reduzindo os impactos da idade, os benefícios da jaca podem ser convenientes para tornar menos evidentes as marcas e expressões. Tanto com a ingestão quanto com a aplicação diretamente sobre a pele é possível obter resultados significativos.

A jaca contém antioxidantes que auxiliam na proteção contra radiação UV e retardam as evidências decorrentes do avanço da idade. Segundo estudo publicado em 2009 no periódico científico Plant Foods for Human Nutrition, os antioxidantes presentes na jaca como os carotenoides são importantes não só para evitar o envelhecimento precoce da pele como também para promover outros benefícios.

A água contida na fruta pode contribuir com a aparência e hidratação da pele, mantendo-a bem hidratada, com brilho e textura macia.

2- Cabelos bonitos

A suplementação de vitamina A para a saúde de seus cabelos pode ser substituída pela presença da jaca em sua alimentação. Essa vitamina pode reforçar o brilho e hidratação dos fios, além de reparar o aspecto quebradiço e seco. Os benefícios notados na saúde dos cabelos também são obtidos a partir da ação dos nutrientes sobre a circulação sanguínea.

Uma circulação sanguínea mais eficiente significa que mais sangue está chegando em todas as partes do seu corpo. Junto com o sangue, chegam também o oxigênio necessário para as células respirarem além de outros nutrientes essenciais. Tais nutrientes vão viajar através do sangue por todo o organismo, inclusive pelo couro cabeludo que ficará bem nutrido e repassará esses nutrientes para os seus fios de cabelo.

3- Fortalece o sistema imunológico

Uma dieta sem equilíbrio de nutrientes pode gerar inúmeras consequências à saúde, por isso é dito que o sistema imunológico deve ser preservado e sempre fortalecido. A jaca contribui para que o seu corpo e mantenha forte e protegido contra adversidades externas, pois é rica em vitamina C e antioxidantes que agem contra a ação de radicais livres. Os minerais, dentre estes, o Magnésio, Manganês e Cobre podem fortalecer o sangue, além de otimizarem a absorção de Ferro.

Dados publicados em um estudo de revisão publicado em 2012 no periódico científico Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety mostram que as quantidades significativas de vitamina A e de vitamina C na jaca fortalecem o sistema imunológico e contribuem para a prevenção de doenças. Além disso, há relatos de que o consumo regular da fruta reduz o risco de infecções virais.

Esse benefício da jaca pode prevenir o corpo de resfriados, gripes, além de evitar casos de anemia. Nesse último caso, a jaca pode ajudar na redução de cansaço constante, desmaios e fadigas.

4- Efeito energético

Conveniente para um melhor rendimento nos treinos, a jaca pode contribuir com a qualidade de seus exercícios, pois através de carboidratos e calorias amigas, a fruta pode fornecer também açúcares simples, nomeados como frutose e sacarose, que fornecem energia de forma rápida, melhorando a performance nas atividades, tanto em exercícios cardiorrespiratórios, quanto no levantamento de cargas.

Ao consumir 100 gramas de jaca, você estará adicionando 24 gramas de carboidratos à sua refeição. Isto pode ajudar sua nível de energia para atividades físicas, e se combinado com um cardápio proteico, pode impulsionar a nutrição os músculos, favorecendo o processo de hipertrofia.

5- Ação antioxidante

Preservando a saúde, um dos benefícios da jaca que mais podem contribuir com a proteção do corpo é a ação anticâncer, onde os flavonoides, fitonutrientes e antioxidantes assumem essa responsabilidade. Eles são responsáveis por combater a ação de radicais livres que podem gerar efeito oxidativo ao organismo. Favorecendo a eliminação das toxinas, a jaca é apontada como aliada para a proteção de câncer de pulmão, Cólon, e outras doenças degenerativas.

Uma pesquisa publicada na revista Pharmacognosy Review em 2010 mostra que os antioxidantes em geral protegem as células do estresse oxidativo e evita inflamações. A grande variedade de antioxidantes encontrados na jaca contribui diretamente para proteger o corpo contra a ação dos radicais livres.

Um estudo de 2010 do periódico científico Plant Foods for Human Nutrition avaliou o efeito antioxidante da polpa de jaca e foi observado que as flavononas encontradas na fruta apresentam propriedades anti-inflamatórias que auxiliam na redução dos níveis de açúcar no sangue e no controle do colesterol e da pressão arterial. Tudo isso é muito importante para diminuir o risco de doenças cardíacas e diabetes do tipo 2. Outros antioxidantes como os carotenoides também contribuem para a redução desse risco.

6- Sistema cardiorrespiratório

Auxiliando na frequência dos batimentos cardíacos e comportamento geral do coração, a jaca pode contribuir com o equilíbrio da pressão arterial, e esse benefício é obtido devido à presença de Potássio, mineral com função de controle sobre os níveis de Sódio, também reduzindo a possibilidade de ocorrência de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral.

Uma pesquisa feita com ratos publicada em 2015 no International Journal of Biotechnology and Bioengineering sugere que o consumo de sementes de jaca ajuda a reduzir os níveis de colesterol do tipo LDL e aumenta os níveis de colesterol do tipo HDL. Os cientistas acreditam que esse efeito também acontece com os humanos, já que a redução do colesterol ruim evita que ocorra a deposição de gordura nas paredes das artérias, favorecendo o fluxo sanguíneo adequado e o controle da pressão arterial.

Os nutrientes da jaca, principalmente as vitaminas de complexo B, podem apoiar a redução dos níveis de homocisteína na corrente sanguínea, fator importante para a saúde do coração.

7- Bom funcionamento do intestino

De olho na eliminação das toxinas prejudiciais à saúde, a jaca ainda oferece fibras dietéticas que induzem ao bom funcionamento da flora intestinal. Esse efeito reduz os desconfortos abdominais e inchaços. Pode-se notar que a constipação se tornará menos frequente devido a esse efeito laxativo, tornando o processo de digestão muito mais fluido. A jaca também é indicada para a prevenção de ulceras.

Embora raízes e extratos da jaca tenham sido usados na medicina tradicional indiana para tratar a diarreia e ulceras estomacais e a jaca seja uma ótima fonte de fibras solúveis e insolúveis, nada disso foi comprovado cientificamente até o momento. Mas a presença de prebióticos na semente de jaca pode contribuir para o crescimento de bactérias saudáveis no intestino. Mas nesse caso, seria necessário consumir também as sementes do fruto.

8- Olhos saudáveis

A vitamina A e os famosos antioxidantes contidos na fruta possibilitam a também proteção de sua visão, que é conveniente para prevenir a degeneração macular e casos de Catarata. O responsável pelo beneficio é o betacaroteno, que é convertido na vitamina A, a qual impulsiona a saúde dos olhos, e previne infecções e degeneração de membranas mucosas e córneas. A jaca ainda é eficiente na proteção contra os raios UV, preservando a retina.

9- Sistema respiratório

Pesquisas afirmam que não só a fruta oferece benefícios, mas também a sua raiz. O chá da raiz de jaca é recomendado para proteger contra a poluição e reduzir os sintomas de asma. Ela pode agir melhorando a respiração e liberando as vias. Na medicina tradicional de países como o Sri Lanka e a Índia, a raiz e o extrato de jaca são usados para aliviar sintomas de condições respiratórias como a asma.

Embora esse benefício ainda não tenha sido atestado cientificamente, é possível que os efeitos antioxidantes da jaca tenham um papel importante já que as partículas inaladas em locais poluídos podem estimular a produção de radicais livres que são prontamente combatidos pelos compostos antioxidantes da fruta.

É importante lembrar que a asma não tem cura, por isso, o que se espera é que as reações sejam apenas controladas. Ao suspeitar de sintomas de asma, o ideal é procurar um médico para tratar a condição e evitar crises.

10- Ossos saudáveis

Ossos fortes são um os requisitos para o bom rendimento nas atividades físicas. A jaca é fonte de minerais importantes para esse fortalecimento, como o Cálcio e o Magnésio. Se o consumo dos gomos se tornar regular, pode-se apontar a fruta como contribuinte para a prevenção de osteoporose. A perda de Cálcio também pode ser controlada devido à porção de Potássio que é oferecida, favorecendo a densidade óssea.

11- Equilíbrio da tireoide

Os desequilíbrios com níveis de hormônios podem influir não só na saúde, mas também na estética, pois há inúmeras pessoas que sofrem com descontrole sobre os níveis de tireoide que acabam resultando em flutuações de peso indesejadas. Os benefícios da jaca podem atingir o funcionamento metabólico da tireoide, auxiliando no controle da função da glândula tireoide além de reduzir ou evitar os impactos do seu mau funcionamento em todo o organismo.

Relatos sugerem que o alto teor de cobre na jaca ajuda a regular a produção e a absorção de hormônios pela glândula tireoide, mas ainda são necessários mais pesquisas sobre o tema.

12- Reduzir sintomas de hemorroidas

Esse é um problema que atinge mais pessoas que sabemos, por isso é importante termos conhecimento de que a jaca pode prevenir ou reduzir os sintomas causados por hemorroidas e desconfortos causados por inchaços na região anal. As fibras auxiliam na melhor eliminação das fezes, evitando e reduzindo as dores, sangramentos e desconfortos no momento da excreção.

13- Ajuda no emagrecimento

Um dos benefícios da jaca menos conhecidos é a contribuição para a perda de peso. A fruta não é rica em gorduras saturadas, e ainda contém baixo percentual de Sódio, o que não contribui com retenção de líquidos e inchados. As fibras dietéticas induzem ao funcionamento regular do intestino, o que oferece um melhor processo de digestão, levando à eliminação de toxinas e protegendo contra radicais indesejáveis. A jaca ainda pode ser uma opção de lanche pouco calórico, auxiliando no controle das porções consumidas. Mas cuidado, se consumida em quantidade, mais de uma xícara de jaca em uma refeição, pode contribuir para o ganho de peso devido a quantidade de açúcar.

Vídeos:

 

Fontes consultadas:

https://www.healthline.com/nutrition/jackfruit-benefits#section5

https://www.medicalnewstoday.com/articles/324787.php#summary

https://www.webmd.com/food-recipes/health-benefits-jackfruit#1

Referências adicionais:

Gostou das dicas?

Você conhecia todos esses benefícios da jaca para a saúde e boa forma? Com que frequência consome esta fruta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (114 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...

67 comentários em “13 Benefícios da Jaca – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Não gostava de jaca, mas quando vi suas prioridades e vitaminas ,não paro mais de comer, passei a gostar muito desta fruta

  2. Meu sogro tem problemas renais (nível 4) além de ser pré diabético e não pode consumir frutas ricas em potássio.
    Gostaria de saber se a quantidade de potássio existente na Jaca é alto ou o meu sogro pode consumir moderadamente?

  3. Amo jaca! DEUS fez esse fruto mrVilboso!. Neste momento estou comendo um prato. Diviro com uma mão e pego seus vagos com a outra.DEUS é maravilhoso!

  4. Amo jacas , mas gosto da jaca dura .suas sementes que delícia! Cozinho e descasco faço um refogado acebolado que delícia ?!

  5. Essa matéria foi muito ótima,tem pessoas que não sabe nem um terço o que esse fruto e capaz…bom dia

Deixe um comentário