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Diabético Pode Fazer Jejum Intermitente?

É importante descobrir se diabético pode fazer jejum intermitente, pois esta prática vem crescendo em todo o mundo e ajudando milhares de pessoas a perderem peso e melhorarem sua saúde.

O jejum intermitente é um tipo de dieta na qual as pessoas alternam entre períodos que podem comer e períodos que jejuam e não especifica os alimentos permitidos durante esta janela de alimentação.

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Existem várias maneiras de praticar o jejum intermitente e dessa forma fica mais facil aproveitar os benefícios do jejum para a saúde e do jejum para a perda de peso.

Como cada vez mais pessoas estão aderindo ao jejum muitos rumores sobre esta prática para melhorar a saúde estão surgindo.

Por isso, é comum as pessoas com diabetes se perguntarem se é seguro, se irá ajudar a perder peso, controlar o açúcar no sangue e até mesmo precisar tomar menos remédios.

Efeitos do jejum intermitente no diabetes

Alguns estudos sugerem que o diabético pode fazer jejum intermitente e que ele pode ser útil para as pessoas com essa condição de saúde, porém ele não é o tratamento principal.

A American Diabetes Association (Associação Americana do Diabetes) não recomenda o jejum como uma técnica para gerenciar o diabetes, pois a associação afirma que mudanças no estilo de vida, incluindo terapia nutricional médica e mais atividade física são os pilares da perda de peso e controle do diabetes.

Se você tem diabetes e pretende começar a praticar o jejum, é importante saber quais são os riscos, como evita-los e por que deve consultar o seu médico primeiro.

Grande parte das pesquisas sobre esta prática foi realizada em animais de laboratório, e os cientistas estão estudando os seus efeitos nas pessoas, incluindo aquelas com diabetes.

Embora as descobertas iniciais sejam promissoras, elas ainda são incertas.

O jejum pode ter alguns benefícios gerais para a saúde. Por exemplo, poderia reduzir a inflamação, ajudar na perda de peso e diminuir o colesterol.

Ele também pode melhorar a maneira como o seu corpo gerencia os níveis de açúcar no sangue (glicose) e reduzir a resistência à insulina.

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Estudos sobre diabetes e jejum intermitente

Um pequeno estudo foi realizado com três homens que tiveram diabetes tipo 2 por cerca de 10 e 25 anos.

Com supervisão médica, os homens jejuavam a cada dois ou três dias por semana, e dentro de um mês todos os homens conseguiram parar de tomar insulina e em menos de um ano foram capazes de reduzir ou interromper outros medicamentos para diabetes.

Um outro estudo pequeno realizado com 10 homens obesos com diabetes tipo 2 pediu para que eles seguissem um plano alimentar com restrição de tempo.

Como resultado, ao longo de 6 semanas eles melhoraram sua glicemia e perderam peso.

Estudos maiores são necessários para confirmar esses achados e ver quanto tempo os resultados duram. Também não está claro qual é o melhor plano de jejum ou com que frequência você precisa fazê-lo.

A Associação Americana do Diabetes observa que se você estiver obeso ou acima do peso, a perda de peso irá te ajudar a diminuir o nível de A1c, que é um indicador do controle de açúcar no sangue nos últimos 2-3 meses e a diminuir o risco de sequelas.

O jejum também pode afetar a quantidade de insulina necessária. Em um estudo com pessoas com diabetes tipo 1 que mantiveram um plano de jejum, elas conseguiram diminuir a dose de insulina que tomavam.

Alguns órgãos do corpo que desempenham um papel na diabetes também podem se beneficiar do jejum.

Seu corpo armazena glicose extra no fígado em forma de glicogênio, e se você não come, o corpo começa a queimar gordura em vez de glicogênio para obter energia, o que ajuda na perda de peso.

A prática do jejum também dá uma pausa no fígado e no pâncreas, que produz a insulina, o hormônio que controla o açúcar no sangue.

Benefícios do jejum intermitente para diabetes tipo 1 e 2

A resistência à insulina é a característica mais proeminente do diabetes tipo 2 e sabe-se que ela melhora com a restrição calórica.

Após um período de jejum, a sensibilidade à insulina aumenta e os seus níveis no sangue caem, o que resulta em melhores níveis de glicemia durante o jejum e após uma refeição (insulina pós-prandial).

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Além disso, como a insulina induz o crescimento do tecido adiposo, há menos propensão ao ganho de peso e pode potencialmente levar à perda de peso.

Já foi demonstrado em vários estudos de pequeno e curto prazo que o jejum intermitente é eficaz como restrição calórica diária e quando realizado com frequência pode ser uma opção para perda de peso saudável, porém evidências indicam que ele não é o melhor método de emagrecimento.

A resistência à insulina está associada a um estado inflamatório aumentando, incluindo proteína C reativa elevada, adiponectina reduzida, tamanho de partícula de lipoproteína de baixa densidade (LDL – colesterol “ruim”) mais baixa e outros fatores metabólicos que contribuem ou estão associados com a aterosclerose e ao desenvolvimento de doença arterial coronariana.

Além disso, sabe-se que a insulina é tanto aterogênica quanto aumenta o risco de retenção de líquidos e insuficiência cardíaca congestiva, por isso, a redução dos seus níveis através do jejum intermitente teria o potencial de reduzir os principais problemas cardiovasculares.

Junto com a restrição calórica, a prática deste tipo de jejum demonstrou melhorar várias vias metabólicas e inflamatórias, o que resulta na diminuição da disfunção vascular e por isso espera-se que melhore o risco cardiovascular e / ou mortalidade, porém mais pesquisas ainda são necessárias.

No geral, os estudos mostram que atualmente ainda são necessários mais dados para recomendar a prática do jejum intermitente ou dietas de baixa caloria para prevenir ou tratar o diabetes, mas dados sugerem que o diabético pode fazer jejum intermitente.

Riscos do jejum intermitente para diabéticos

Muitas pessoas se perguntam se o jejum intermitente faz mal, e assim como toda dieta, se não feito corretamente, ele pode causar alguns problemas de saúde, principalmente para pessoas com diabetes.

Quando você jejuar, pelo menos no início irá sentir fome, além do que, você também poderá se sentir irritado e sonolento.

Não se alimentar pode causar dor de cabeça, e se jejuar por mais de um dia, o seu corpo poderá não receber a quantidade necessária de nutrientes.

Porém, o grande perigo do jejum para diabéticos é que os níveis de açúcar no sangue podem ficar perigosamente baixos, o que é conhecido como hiperglicemia.

Isso é especialmente verdade se você tomar medicamentos, como por exemplo, insulina, para controlar seu diabetes, pois se não comer, seus níveis de açúcar no sangue ficarão mais baixos e os medicamentos podem diminuir ainda mais podendo levar à hipoglicemia.

A hipoglicemia pode fazer com que você se sinta com tontura, desmaie ou em casos mais graves, até mesmo entre em coma.

Quando você quebra o jejum comendo algo, também pode ter mais chances de desenvolver níveis muito altos de açúcar no sangue, o que os médicos chamam de hiperglicemia.

Isso só acontece se você comer muitos carboidratos, por isso, se a sua dieta pede que você coma muitos alimentos ricos em carboidratos, talvez ela não seja a ideal para você.

Conclusão

O jejum intermitente quando realizado por razões de saúde por pacientes com diabetes tipos 1 e 2 foi demonstrado em alguns estudos que induz a perda de peso e reduz as necessidades de insulina.

Embora essas sejam descobertas empolgantes e tenha chamado a atenção de muitas pessoas, é necessária uma abordagem sensata para implementar regimes de jejum e segui-los a longo prazo principalmente entre as pessoas com diabetes.

Os benefícios a longo prazo do jejum, incluindo a redução do risco cardiovascular, ainda precisam ser totalmente estudados especialmente em humanos.

Os médicos devem moderar os seus entusiasmos pelo jejum intermitente pois seus riscos e benefícios ainda precisam ser mais estudados e explorados em humanos.

Boas evidências de estudos epidemiológicos, ensaios piloto de intervenção e alguns ensaios randomizados sugerem que os seus benefícios superam os possíveis danos em um indivíduo comum.

Mas este não é o caso das pessoas com diabetes já que suas necessidades pessoais exigem uma consideração mais cuidadosa.

Com o ajuste adequado da medicação e o auto-monitoramento dos níveis de glicose no sangue, o jejum intermitente pode ser incentivado e implementado com segurança entre as pessoas com diabetes.

Antes de começar a jejuar

Como você pode ver, embora mais pesquisas sejam necessárias e alguns cuidados devem ser tomados, diabético pode fazer jejum intermitente, porém antes de começar essa prática você deve falar com o seu médico.

Se você tem diabetes tipo 1 ou outros problemas de saúde devido a diabetes ou teve hipoglicemia, seu médico pode recomendar que não faça o jejum.

Caso o seu médico diga que está tudo bem em fazer o jejum intermitente, pergunte se há necessidade de medir o açúcar no sangue com mais frequência ou ajustar o medicamento para diabetes durante e após o jejum.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já se perguntou se diabetico pode fazer jejum intermitente? Conhece alguém que possa confirmar? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

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