Dicas de Dieta Com Pouco Sal

Especialista:
atualizado em 25/06/2014

Uma dieta com pouco sal é um modo eficaz para muitas pessoas diminuírem sua pressão sanguínea. Em média, quanto mais alta for a ingestão de sal de uma pessoa, mais alta é a pressão sanguínea.

O sal é conhecido como cloreto de sódio porque é primariamente composto dos elementos sódio e cloreto. O corpo precisa de algum sódio para funcionar adequadamente, já que ele ajuda a manter equilibrados os líquidos do corpo, ajuda a transmitir os impulsos nervosos e influencia a contração e relaxamento dos músculos. Mas muita gente consome sódio demais.

A maioria do sódio da dieta das pessoas vem do sal, então algumas dicas de dieta com pouco sal serão interessantes para você saber manter seus níveis de sódio baixos. Em média, o sal natural contido na comida vale apenas 10% da ingestão total de sal da pessoa, enquanto sal adicionado na mesa irá prover outros 5-10% da ingestão da pessoa. A maioria da ingestão de sal das pessoas vem do sal adicionado durante o processo de cozinhar.

Aqui vão sete dicas de dieta com pouco sal para você aproveitar:

1. Remova o sal das suas receitas sempre que possível

Você pode deixar o sal de fora em muitas receitas. Mesmo que isso possa afetar a qualidade e o gosto da comida.

2. Leia os ingredientes dos rótulos para identificar comidas altas em sódio

Assim que você começar a ler os rótulos, irá ficar ciente do quanto de sódio há em muitos cereais, pães, enlatados, comidas congeladas e etc. Ter uma percepção do quanto de sódio você consome irá fazer a redução ser bem mais fácil.

3. Coma mais comidas frescas e menos comidas processadas e enlatadas

A maioria das frutas e vegetais frescos são naturalmente baixos em sódio. Carne fresca tem menos sódio do que bacon, salsicha, presunto e cachorros quentes.

4. Limite o uso dos condimentos à base de sódio

Molhos de salada, ketchup e mostarda contém alta concentração de sódio.

5. Use ervas e aromatizantes para aprimorar os alimentos

Tempere suas comidas com ervas frescas, pimenta, cebolas e alhos frescos, limão fresco ou suco de limão.

6. Use substitutos de sal e sal diet de forma inteligente

Substitutos de sal e sal diet geralmente contém uma mistura de sal e outros componentes.

7. Tome cuidado ao comer fora

Muitos alimentos servidos em restaurantes, especialmente de fast food, são ricos em sódio. Ao comer fora, alimentos que sinalizam alta concentração de sódio incluem defumados, picles, molho, tomate, soja, parmesão e teriyaki.

Em conclusão, seguir dicas de dieta com pouco sal realmente não é tão difícil. Seu gosto por sal foi adquirido, então é reversível. Se você de fato diminuir gradualmente seu uso de sal, o gosto que você sente irá se ajustar.

O que você achou das dicas de deita com pouco sal acima? Você acredita que consegue seguí-las para ter uma alimentação mais saudável neste ponto? Comente abaixo sua opinião!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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