Dieta Crudívora para Emagrecer e Saúde – Como Funciona, Cardápio e Dicas

A dieta crudívora, que também pode ser chamada de crudivorismo, é uma filosofia que prega que a maioria dos alimentos ou até mesmo todas as comidas e bebidas da dieta de uma pessoa não devem passar pelo processo de cozimento, ou seja, devem ser consumidas cruas.

O método também é conhecido pelos nomes de alimentação viva ou alimentação crua e é uma dieta vegetariana.

Como funciona a dieta crudívora?

Dentro da dieta crudívora é permitido somente aquecer os alimentos em temperaturas que não ultrapassem os 80º C, que é um valor bem abaixo do ponto de fervura da água.

Os alimentos da dieta crudívora devem ser orgânicos e frescos e os produtos industrializados devem ser evitados. Os alimentos do crudivorismo também não podem ser refinados ou processados.

Como os alimentos crus são decompostos e estragados com facilidade, é fundamental que eles sejam armazenados de maneira apropriada para que sejam preservados por mais tempo.

É importante consumi-los enquanto eles ainda estiverem frescos, e itens como nozes, sementes e frutas secas podem ser congelados durante dias ou semanas sem que haja deterioração do valor nutricional desses alimentos.

Como o crudivorismo incentiva o consumo dos alimentos crus e frescos, não vale a pena comprar uma quantidade grande de comida de uma única vez, já que dessa maneira os alimentos podem perder o seu frescor e correm o risco de estragar antes de serem consumidos.

Por isso, vale a pena calcular a quantidade que comerá pelos próximos dias e ir fazendo as compras de pouquinho em pouquinho para que não haja desperdício.

Cardápio da dieta crudívora 

Vamos ver alguns dos alimentos que podem aparecer no cardápio da dieta crudívora. São eles: frutas, vegetais, brotos, sementes, algas, cogumelos e grãos germinados como feijão azuki, lentilha, rúcula, aveia, linhaça e trigo.

Confira a seguir um exemplo de cardápio da dieta crudívora, apresentado pela nutricionista Tatiana Zanim:

Café da manhã

  • 1 copo de leite de amêndoas caseiro, ½ abacate e 2 colheres de sopa de aveia OU;
  • 1 copo de suco de duas laranjas, 1 banana, ½ maçã e folha de couve OU;
  • Vitamina de 240 ml de leite de cânhamo, 4 colheres de sopa de trigo sarraceno, 2 maçãs e canela para temperar.

Lanche da manhã

  • 1 banana, 2 ameixas e 3 castanhas OU;
  • 1 copo de leite de soja, 2 fatias grandes de manga e 1 colher de sopa de linhaça OU;
  • 4 frutas variadas batidas com 1 copo de leite de arroz.

Almoço e jantar

  • 4 colheres de arroz de couve-flor, 4 colheres de feijão germinado, 1 prato de salada de rúcula, tomate, pepino e berinjela, 1 colher de sopa de farinha de linhaça, 1 laranja e 1 banana OU;
  • 4 cogumelos, 3 bananas da terra, 1 tangerina, ½ manga, 4 folhas de alface, 2 pepinos, 1 cenoura, 1 batata crua fatiada, 4 colheres de lentilha germinada e 1 tâmara OU;
  • 4 enroladinhos de couve com brotos de grãos, salada de espinafre com brotos de feijões e brócolis, 1 colher de sopa de gergelim, 2 cogumelos, 3 tâmaras e 1 tangerina.

Lanche da tarde

  • 1 copo de suco de luz do sol (veja mais abaixo a receita de como preparar a bebida) e 4 bolachas cruas de húmus cru OU;
  • ½ abacate pequeno e 3 colheres de sopa de aveia OU;
  • 4 frutas diversas batidas com 250 ml de água de coco e 1 colher de sopa de linhaça.

Confira a seguir a receita de suco de “luz do sol”:

Ingredientes:

  • 1 maçã com casca e sem semente;
  • ½ pepino;
  • 3 folhas de couve manteiga, brócolis ou couve-flor;
  • 3 ramos de hortelã, capim limão ou erva cidreira;
  • 1 mão de girassol germinado sem casca;
  • 1 cenoura;
  • Suco de 1 limão;
  • ½ xícara de legumes picados (opcional).

Modo de preparo:

  1. Picar a maçã e colocá-la juntamente com o suco de limão e o pepino no liquidificador para bater;
  2. Em seguida, coar com o auxílio de um coador de pano e acrescentar os outros ingredientes;
  3. Bater no liquidificador até obter um suco homogêneo. Coar e servir-se.

Cuidados com a dieta crudívora 

A especialista em endocrinologia Myrna Campagnoli afirmou que é até possível manter esse tipo de dieta sem prejudicar a saúde, graças ao fato dela abranger uma grande variedade de verduras, frutas e leguminosas que são compostas por fibras e vitaminas, nutrientes essenciais para o organismo humano.

Entretanto, a especialista em endocrinologia também alertou que é necessário que os seguidores da dieta crudívora tomem cuidado para que o seu consumo de proteínas e carboidratos não seja prejudicado.

Recomenda-se que as pessoas que praticam a dieta crudívora para emagrecer aumentem o consumo de grãos como feijão, grão-de-bico e lentilha como maneira de obter proteínas.

No entanto, esses grãos não devem ser consumidos crus ou sem antes passar pelo processo de germinação.

O problema é que nem todos os alimentos podem deixar de passar pelo processo de cozimento: itens como cogumelos, batatas, ervilhas, inhame e mandioca precisam ser cozidos antes de serem ingeridos para evitar a intoxicação.

E quanto aos que puderem ser consumido crus, é necessário ter um cuidado redobrado para impedir algum tipo de intoxicação alimentar. Os alimentos crus não são expostos ao calor que mata os micróbios e os vegetais crus podem ser contaminados por organismos do ambiente, resíduos de animais e leite não pasteurizado.

Assim, a dica neste sentido é a de higienizar muito bem e cuidadosamente os alimentos crus antes de consumi-los, evitar o leite e os produtos lácteos crus e sempre manter a cozinha bem limpa e arrumada e lavar rigorosamente as mãos com água e sabão antes de manusear os alimentos.

Se você desejar aderir à dieta crudívora para emagrecer ou por questões de saúde é fundamental que a sua alimentação seja acompanhada por um nutricionista, que poderá te indicar quais alimentos você pode consumir com segurança e quais não podem ser ingeridos crus, como fazer para higienizar bem esses alimentos e ensinar os demais aspectos necessários para a segurança da sua alimentação.

Além disso, o profissional também pode ajudar a montar um cardápio que esteja dentro dos preceitos do crudivorismo, mas que não deixa de fornecer os nutrientes e a energia que o seu organismo necessita para funcionar corretamente.

Como uma dieta crua pode restringir a ingestão de vitaminas e minerais fundamentais para o corpo humano, além das proteínas e dos carboidratos já mencionados acima, pode ser que seja necessário utilizar suplementos para completar o aporte dessas substâncias ao organismo.

Converse com o seu nutricionista a respeito de como você pode complementar o fornecimento de nutrientes ao seu organismo enquanto segue a dieta baseada na alimentação crua e não arrisque a sua saúde.

Você já tinha ouvido falar da dieta crudívora? Já pensou em aderi-la para emagrecer? O que achou desse exemplo de cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

1 comentário em “Dieta Crudívora para Emagrecer e Saúde – Como Funciona, Cardápio e Dicas”

  1. O cardapio e muito dificio gostaria muitoo de fazer sim esta deita. A minha realidade e muito diferente das grande cidades que vc ja encontrá os orgânicos de forma mais fácil do que eu de cidade pequena mais mesmos assim seguindo as orientações de como fazer os alimentos vou tentar com o que eu tenho 👍👍👍

Deixe um comentário