A Dieta da Alface Para Emagrecer – Como Funciona e Dicas

Especialista:
atualizado em 27/04/2020

Veja como funciona a dieta da alface para emagrecer, entenda se vale a pena segui-la mesmo e mais dicas para os melhores resultados.

A alface é um alimento bem vindo em boa parte das dietas para emagrecer. E não é para menos, a verdura é pouco calórica, ao mesmo tempo em que fornece parte dos nutrientes que o organismo necessita para o seu funcionamento.

Ela é composta por somente 15 calorias a cada porção de 100 g e é fonte de nutrientes como proteínas, fibras, cálcio, fósforo, manganês, magnésio, ferro, potássio, zinco, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C, vitamina K.

Por conta deles, existem tantos benefícios da alface para a saúde e boa forma. Aliás, sabia que existem diversos tipos de alface com diferentes características?

A dieta da alface para emagrecer

A verdura mais comum e presente nas saladas que encontramos em restaurantes e até mesmo em nossas casas também é a protagonista de um programa alimentar. Estamos nos referindo aqui à dieta da alface para emagrecer.

Trata-se de um método divido em cinco fases, que consistem em um processo de transição de uma alimentação normal até uma rotina de refeições baseadas no consumo da alface e de volta à alimentação normal.

Vamos descobrir como funciona e conhecer cada fase da dieta da alface para emagrecer?

Fase 1

A primeira etapa da dieta da alface para emagrecer é considerada uma fase de acomodação, tem a duração de dois dias e determina que o café da manhã seja trocado pelo consumo de meia alface, acompanhado de uma xícara de café preto sem açúcar. Não é permitido outros acompanhamentos como pães ou cereais.

A alface deve ser preparada da seguinte maneira: lavar bem folha por folha, cortar em pedacinhos da maneira que desejar e temperar com sal a gosto, suco de limão e ervas frescas picadinhas como salsinha e endro, por exemplo.

Ao acordar, antes do café da manhã, a orientação é tomar um copo cheio de água e, só depois, comer a salada. O restante das refeições deve ser feita de maneira regular. Entretanto, é fundamental que elas sejam saudáveis, nutritivas, controladas e equilibradas.

Fase 2

Na segunda etapa, o café da manhã continua com as mesmas diretrizes da primeira fase. Entretanto, além disso, o jantar também é substituído pela salada de alface utilizada no café da manhã.

A alface deve ser preparada de maneira igual à ensinada no tópico acima e, assim como na primeira refeição do dia, ela não deve vir acompanhada de nenhum outro alimento. A duração da segunda etapa do plano alimentar também é de dois dias.

Fase 3

Ao chegar na terceira etapa da dieta da alface para emagrecer, determina-se o consumo da salada de alface em todas as refeições – a quantidade que desejar, juntamente com alimentos nutritivos e saudáveis para compor as refeições principais do dia.

Para deixar as coisas menos enjoativas e tediosas, recomenda-se utilizar as diferentes variações da alface para as refeições como: alface crespa, alface americana, alface frisada, alface lisa, alface mimosa, alface romana e alface roxa.

Fase 4

Na quarta fase do plano alimentar, o cardápio do café da manhã e do jantar consiste na salada de alface ensinada na fase 1 e as outras refeições do dia são feitas de maneira habitual.

Fase 5

Na última etapa da dieta da alface para emagrecer, a salada de alface, que pode vir acompanhada apenas de uma xícara de café preto no café da manhã.

Como já especificado, as demais refeições podem ser realizadas de maneira normal. Sua duração também é de um período de dois dias.

Lembranças

Quem possui qualquer tipo de problema gastrointestinal não está autorizado a seguir a dieta da alface para emagrecer.

Antes de aderir a qualquer tipo de programa alimentar, é fundamental que você procure o acompanhamento de um médico e um nutricionista. Assim, você poderá ter a segurança de saber qual tipo de plano é mais adequado para o seu caso, tendo em vista não simplesmente alcançar os objetivos em relação à perda de peso, mas também levando o bom estado da saúde em consideração.

Você já tinha ouvido falar da dieta da alface para emagrecer? Conhece alguém que tenha tido bons resultados com ela? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 4,04 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “A Dieta da Alface Para Emagrecer – Como Funciona e Dicas”