Dor na mama nos homens: causas e o que fazer

atualizado em

A dor na mama nos homens é causada, principalmente, por batidas ou lesões por fricção, comuns na prática de esportes com bola e na corrida, pelo atrito da camiseta com a mama.

Se a sua dor não tem relação com essas situações, podem existir outras causas, que devem ser investigadas. Uma das suspeitas é o tumor mamário que pode, ou não, ser cancerígeno. Somente com uma biópsia, é possível identificar o tipo de tumor que está causando a dor. 

O câncer de mama não é tão comum nos homens, como é nas mulheres, mas se você tem histórico familiar da doença e está sentindo dor na mama, é válido procurar um especialista, para um exame.  

Alguns distúrbios na mama do homem, como a ginecomastia e a pseudoginecomastia, também podem provocar dor na mama. Ou então, dores sentidas na mama podem ter origem em outros tecidos do corpo, como tendões, músculos e até coração. 

Veja quais são as causas da dor na mama nos homens e o que fazer.

  Continua Depois da Publicidade  

Necrose gordurosa da mama

A necrose gordurosa da mama pode acontecer após uma lesão no tecido mamário em um acidente de carro, na prática de esporte ou uma luta, por exemplo. 

Quando o tecido lesionado não se recupera como deveria, as células que o constituem podem morrer e necrosar. Ao redor da lesão formam-se nódulos, que deixam a pele da mama avermelhada e dolorida.

O que fazer

Busque ajuda médica, para fazer um exame físico da mama e um ultrassom. Dependendo do caso, o médico ou médica pode aspirar o conteúdo do nódulo, para uma biópsia, com o objetivo de identificar se o problema ocorreu por necrose ou se é um tumor.

Geralmente, o próprio organismo dá conta de eliminar o tecido necrosado mas, dependendo do nível de dor, pode ser feita uma cirurgia para remover o tecido morto. 

  Continua Depois da Publicidade  

Distensão muscular

Distensão muscular no peito
Uma distensão muscular no peitoral pode acontecer com praticantes de atividades físicas

Quem pratica musculação ou outros esportes que envolvem, por exemplo, o lançamento de bola com muita força, pode sofrer lesões nos músculos do peito e nos tendões que ligam esses músculos aos ossos. 

Apesar da origem do problema não ser na mama, a dor pode ser localizada nessa região. 

O que fazer

Marque uma consulta para um exame físico do peito, o médico ou médica fará uma análise dos seus movimentos com o braço, para identificar qual músculo ou tendão foi afetado. Em alguns casos, exames de imagem, como ultrassom e ressonância magnética, podem auxiliar no diagnóstico. 

Se não houver ruptura, o tratamento é feito em casa com repouso, bolsa térmica, analgésicos e alongamento. Em caso de ruptura, se faz uma cirurgia para reparar o músculo, e o tempo de recuperação é de, aproximadamente, 6 meses. 

Câncer de mama masculino

O destaque que é dado à prevenção do câncer de mama feminino não ocorre por acaso, já que ele é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Para efeito de comparação, a incidência é 100 vezes maior nas mulheres do que nos homens. Entretanto, apesar da menor incidência, os homens não estão totalmente livres do problema.

  Continua Depois da Publicidade  

Nesse sentido, a dor na mama surge apenas em estágios mais avançados do câncer, por isso, se você tem histórico familiar de câncer de mama, a orientação ao autoexame é válida e altamente recomendada. 

Fique atento ao sinais iniciais:

  • Alterações na pele, como enrugamentos e ondulações. 
  • Aparição de nódulos
  • Vermelhidão
  • Corrimento do mamilo

O que fazer

Procure um médico ou médica para fazer exames diagnósticos, que podem incluir a mamografia, ultrassom, ressonância magnética e biópsia.  

Os tratamentos mais comuns são a cirurgia para remoção do tumor ou da própria mama com os linfonodos, quimioterapia e radioterapia, terapia hormonal e direcionada, ou biológica. 

Ginecomastia e pseudoginecomastia

A ginecomastia é o crescimento excessivo do tecido mamário dos homens, que pode ocorrer por diversas causas:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Distúrbios hepáticos
  • Alguns medicamentos usados para tratar o aumento da glândula da próstata ou câncer de próstata.
  • Uso de esteroides anabolizantes
  • Uso de hormônios femininos
  • Consumo excessivo de álcool e drogas ilícitas 

É comum ocorrer na infância e na puberdade, sendo um problema transitório, que dura de meses a alguns anos. Também é comum ocorrer em adultos, após os 50 anos de idade, devido às alterações hormonais dessas fases.

Além do constrangimento que a ginecomastia causa nos homens, especialmente na fase da adolescência, ela também pode provocar sensibilidade e dor na mama. 

Já a pseudoginecomastia ocorre quando o tecido mamário parece aumentado, como na ginecomastia mas, na verdade, o aumento de tamanho das mamas é devido ao acúmulo de gordura, por causa do sobrepeso ou obesidade. 

O que fazer

Procure um médico ou médica para um exame físico detalhado, que envolve mamografia e outros exames, para investigar as possíveis causas do problema. 

Geralmente, não é necessário nenhum tratamento pois, em grande parte dos casos, a ginecomastia é transitória, ou é iniciado o tratamento da causa do problema, identificada nos exames. 

Em alguns casos, o paciente opta pela liposucção, para retirar o excesso de gordura localizada no peito, seguida de cirurgia estética. 

Mastite

Mastite
A mastite é mais uma causa de dor e inchaço na mama

A mastite é uma inflamação da mama, que vem acompanhada de dor, inchaço e vermelhidão local. Se houver uma infecção junto com a inflamação, o homem pode ficar com febre e calafrios. 

O que fazer

Ao perceber os sinais de inflamação nas mamas, procure um médico ou médica, para a prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios adequados para o problema. Além disso, pode ser necessária a administração de antibióticos, se houver uma infecção bacteriana instalada. 

Cisto de mama

O cisto de mama é um caroço cheio de líquido gelatinoso, que se forma no tecido mamário e, na maioria das vezes, não é cancerígeno. 

Existem alguns sinais que indicam que o cisto é benigno:

  • Tem formato redondo ou oval
  • Tem borda lisa
  • É facilmente movido
  • Possui consistência mais macia, como uma uva, embora alguns possam ser mais firmes. 
  • Pode ser único ou múltiplos
  • Pode haver secreção no mamilo: incolor, amarela ou bege-amarronzada.

Dependendo do tamanho do cisto, ele pode pressionar os tecidos ao redor e, por isso, causar dor na mama. 

O que fazer

O cisto deve ser analisado por um médico ou médica, que pode solicitar exames de mamografia, tomografia e biópsia. 

Se for constatado que o cisto é benigno, nenhum tratamento é necessário, mas ele deve ser monitorado a cada 6 meses, para verificar se houve aumento de tamanho ou outras mudanças em suas características. 

Dependendo do grau do incômodo, pode ser feita uma punção aspirativa para drenar o cisto. A cirurgia para remoção do cisto é bastante incomum. 

Fibroadenoma

O fibroadenoma também é um tipo de nódulo não canceroso, que se forma no tecido fibroglandular da mama. É uma condição bem rara em homens, pois eles não têm o tecido fibroglandular muito desenvolvido, que é onde estão as estruturas que produzem o leite materno. 

Geralmente, o fibroadenoma apresenta-se como um nódulo mais firme, facilmente movido, como uma bolinha de gude. 

O que fazer

Procure um médico ou médica para o diagnóstico e acompanhamento do caso, para verificar se ocorre aumento do tamanho ou outras mudanças de aspecto. 

Quando o fibroadenoma provoca incômodo ou dor na mama, pode ser feita uma mastectomia, que remove o fibroadenoma por meio de pequenas incisões na pele. 

Outra técnica possível de ser utilizada é a crioablação, por meio da qual o fibroadenoma é congelado e destruído. 

Outras causas não mamárias

Às vezes, a dor na mama não é causada por um problema da própria mama, e sim como um reflexo de transtornos ou distúrbios em outros órgãos:

  • Azia: quando o ácido do estômago sobe para o esôfago, ocorre a sensação de queimação no peito, que pode ser confundida com dor na mama. 
  • Doença respiratória: nesse caso, a dor na mama é acompanhada de tosse ou falta de ar. 
  • Doença cardíaca: se a dor na mama for acompanhada de falta de ar, tontura, suor frio, náusea, dor que irradia para o braço ou costas, pode ser um ataque cardíaco. 
Fontes e referências adicionais

Você já teve dor na mama ou conhece algum homem que já teve essa dor? Qual foi a causa e o que você/ele fez? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

1 comentário em “Dor na mama nos homens: causas e o que fazer”

  1. Meu filho é autista e portador de paralisia cerebral por ocasião do parto. Está hoje com 35 anos. Devido ao uso contínuo de risperidona 6mg ao dia, ele já teve aumento da prolactina por duas vezes num espaço de 6 anos. O neuro descontinuou o uso de risperidona e tratou com gabapentina até estabilizar e depois suspendeu a gabapentina e reintroduzir a risperidona.

    Responder