O café pode melhorar a dor de cabeça e talvez a maioria das pessoas talvez não saiba disso, estudos sobre a cafeína demonstram vários benefícios para a saúde e dentre eles está também o alívio das dores de cabeça.
É importante que fique claro que o café em altas doses não faz bem algum ao organismo, por isso não adianta sair bebendo várias xícaras ao dia, caso queira melhorar a dor de cabeça, pois o excesso de cafeína traz riscos ao invés de soluções para a saúde.
No nosso organismo o café age nos músculos promovendo uma vasodilatação (expande os vasos sanguíneos) aumentando o fluxo de sangue para levar nutrientes até nossa massa muscular e age como vasoconstritor no cérebro (diminui a extensão dos vasos sanguíneos) reduzindo o fluxo do sangue que provoca inchaço e dor.
No Brasil, o café é a segunda bebida mais consumida, sendo a água a primeira, por isso é importante sabermos mais sobre como o café nosso de cada dia pode nos favorecer ou nos prejudicar, quando tem um consumo exagerado.
Por que o café ajuda a melhorar a dor de cabeça?
A dor de cabeça acontece devido a expansão dos nossos vasos sanguíneos do cérebro, essa expansão é conhecida como vasodilatação e a cafeína tem uma ação vasoconstritora no cérebro, por essa razão o café pode ajudar.
A expansão ou vasodilatação dos nossos vasos sanguíneos cerebrais provoca um inchaço devido ao grande fluxo de sangue e é isso que faz a cabeça doer, e a cafeína diminui esse fluxo e inchaço, fazendo a dor melhorar.
Existem alguns analgésicos que já utilizam a cafeína como componente em sua fórmula e por isso a ação contra a dor é mais rápida.
Vários estudos apontam que quando associamos o café aos analgésicos para dor de cabeça, sua ação é mais eficaz do que quando estes medicamentos são usados de forma isolada.
As evidências destes estudos mostram que a cafeína potencializa a absorção dos analgésicos e por isso a ação contra a dor de cabeça é melhor e mais rápida, mas para isso é preciso que os analgésicos juntamente com a cafeína sejam consumidos no início da dor.
É importante salientar que para quem sofre de enxaqueca constantemente, ou seja, tem episódios todas as semanas ou a cada quinze dias, o café pode ser um vilão.
Afirmar que o café melhora a dor de cabeça pode servir para algumas pessoas, mas não para todos, pois depende do tipo de dor de cabeça de cada um, como vimos.
Por que o abuso do café pode causar dor de cabeça em algumas pessoas
Em primeiro lugar precisamos esclarecer que a cafeína está presente em vários alimentos e não apenas no café.
Por isso culpar apenas o café pela dor de cabeça pode ser injusto, pois a cafeína está presente nos chás, achocolatados, cacau, refrigerantes à base de cola e energéticos.
A dosagem excessiva da cafeína pode causar maior constrição dos músculos do pescoço e dos vasos sanguíneos e assim provocar uma dor de cabeça.
O abuso da cafeína pode ocorrer quando há um consumo elevado tanto de café como da associação de outras bebidas com cafeína ou alimentos como o chocolate, principalmente aqueles com maior porcentagem de cacau no qual há maior quantidade de cafeína.
O excesso de cafeína pode provocar além de dor de cabeça, efeitos como aumento dos batimentos cardíacos, ansiedade, insônia e aumento da pressão arterial.
Existem pessoas que podem ter uma certa sensibilidade à cafeína, ou seja, mesmo em pequenas doses podem sentir taquicardia, aumento dos batimentos cardíacos, etc., são os mesmos sintomas que as pessoas que consomem café exageradamente sentem.
No grupo das pessoas que podem ter sensibilidade à cafeína estão crianças, gestantes e idosos.
A cafeína pode ser uma aliada para a saúde desde que seja consumida em doses moderadas, pois ela ajuda na concentração, melhora a memória, acelera o metabolismo e ajuda em processos de emagrecimento, além de ter sido já demonstrado em estudos que pode ajudar a evitar doenças como o mal de Alzheimer.
A melhor maneira de evitar qualquer malefício associado à cafeína é não exagerar no consumo.
Doses diárias adequadas de cafeína
Estudos divulgados sobre uma dosagem segura para o consumo da cafeína, indicaram que a recomendação depende da idade, pois quanto mais jovem, menos cafeína deve ser consumida.
Crianças não devem consumir café ou outras bebidas com cafeína como chás e refrigerantes antes dos doze anos de idade, segundo a Associação de Pediatria Americana.
Entre os doze e dezoito anos, a dose recomendada seria de até 100 mg de cafeína por dia, equivalente a uma xícara de café de 225 ml.
Não podemos esquecer que o chocolate também tem um pouco da cafeína e quanto mais escuro, maior a quantidade deste componente, esta é mais uma razão para que as crianças consumam o chocolate com moderação e de preferência a versão ao leite que terá menos cafeína.
Para os adultos que não tenham sensibilidade à cafeína a dose segura seria de até 400 mg de cafeína por dia, equivalente a 4 xícaras de 225 ml de café puro.
Vale ressaltar que a melhor maneira de saber qual a sua dosagem adequada é percebendo se ao consumir esta quantidade de café você sente dor de cabeça ou alguma outra reação, pois nada melhor do que ouvirmos o nosso corpo.
Pessoas que ultrapassam essa dosagem podem se tornar dependentes da cafeína e caso fiquem sem consumir podem ter uma crise de abstinência, como acontece com algumas drogas.
Além da dependência, o consumo acima do recomendado pode ainda desencadear em problemas como a gastrite, pois o café aumenta a produção do suco gástrico que provoca acidez no estômago, favorecendo também aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, além de poder provocar a dor de cabeça, como já havíamos mencionado.
Concluindo
O café tem uma ação vasoconstritora (contrai os vasos sanguíneos) no cérebro e por isso reduz o inchaço que provoca a dor de cabeça quando acontece uma vasodilatação, (expansão dos vasos sanguíneos) e é essa ação que ajuda a reduzir a dor de cabeça.
Para que a cafeína seja uma aliada para melhorar a dor de cabeça, é preciso que ela seja consumida moderadamente, obedecendo as doses diárias recomendadas e mencionadas aqui.
Apesar de existir uma recomendação da dose de cafeína, deve-se prestar atenção se existe alguma alteração física ao ingeri-la, pois cada organismo é único e podemos reagir de maneira diferente a algo que estamos acostumados a consumir.
Os analgésicos para dor de cabeça agem melhor quando associados a cafeína, pois a absorção destes medicamentos melhora com este componente (cafeína), mas para isso é necessário que sejam consumidos logo ao começar a sentir a dor, isso foi concluído em estudos.
Existem vários analgésicos que já trazem a cafeína em sua fórmula, porém é preciso ressaltar que para algumas pessoas a cafeína ao invés de melhorar, provoca dor de cabeça, principalmente para quem tem enxaquecas constantemente.
Afirmar se o café é benéfico para a dor de cabeça, vai depender muito de cada um, pois depende da quantidade de cafeína que consomem, é sempre bom lembrar que o que diferencia o remédio do veneno é a dose.
Fontes e referências adicionais
- Cafeína para o Tratamento de Dor, Rev Bras Anestesiol ARTIGOS DE REVISÃO 2012; 62: 3: 387-401
- Clinically significant pharmacokinetic interactions between dietary caffeine and medications, Clin Pharmacokinet, 2000;39(2):127-153.
- Coffee consumption and health: umbrella review of meta-analyses of multiple health outcomes, BMJ, Epub, v. 359, n. 5024, p. 1, nov./2017.
Fontes e referências adicionais
- Cafeína para o Tratamento de Dor, Rev Bras Anestesiol ARTIGOS DE REVISÃO 2012; 62: 3: 387-401
- Clinically significant pharmacokinetic interactions between dietary caffeine and medications, Clin Pharmacokinet, 2000;39(2):127-153.
- Coffee consumption and health: umbrella review of meta-analyses of multiple health outcomes, BMJ, Epub, v. 359, n. 5024, p. 1, nov./2017.