Erva-de-São-João: Para que serve, benefícios e efeitos colaterais

atualizado em

A Erva-de-São-João (hypericum perforatum) é uma planta nativa da Europa, mas que pode ser encontrada em várias partes do mundo, geralmente em beiras de estrada, campos e matas. Possui flores amarelas, que são usadas junto com as suas folhas para fazer medicamentos.

O uso dessa planta como medicamento data dos gregos antigos, quando Hipócrates registrou o seu uso medicinal.

Para que serve

Um dos usos mais comuns da Erva-de-São-João é no tratamento da depressão, ansiedade, cansaço, perda de apetite e problemas para dormir.

Também é muito usada como anti-inflamatório para tratar espasmos musculares, cãibras e a tensão que resulta da dor muscular. Além disso, pode diminuir palpitações, mau humor, sintomas da menopausa e do transtorno de déficit de atenção (TDA).

Outros usos incluem o combate a exaustão, ajuda para parar de fumar, tratamento de fibromialgia, fadiga crônica, enxaqueca, dores de cabeça, musculares e nos nervos.

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios da Erva-de-São-João

Extrato da erva de são joão, cápsulas e planta
Planta, extrato e cápsulas de Erva-de-São-João

1. Depressão

Estudos sugerem que a Erva-de-São-João é eficaz no tratamento de curto prazo de depressão leve a moderada.

Ainda, comprovou-se que ela melhora o humor e diminui a ansiedade e insônia relacionadas ao quadro depressivo. Por isso, algumas diretrizes sugerem a Erva-de-São-João como opção de tratamento conjunto com os medicamentos.

Entretanto, a Erva-de-São-João não é eficaz na depressão severa. Embora alguns especialistas considerem os estudos inadequados, até que surjam novas evidências, a Erva-de-São-João não deve substituir os tratamentos convencionais.

2. Problemas de pele

O óleo da Erva-de-São-João é um remédio popular para ferimentos de pele, dores nos nervos, queimaduras e hemorroidas. Isso acontece porque alguns componentes da planta possuem ação anti-inflamatória, antibacteriana e ajudam a aliviar irritações e melhorar a cicatrização.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Tabagismo

A Erva-de-São-João pode diminuir os sintomas causados pela retirada da nicotina. Além disso, ajuda a controlar a ansiedade. Por isso, pode fazer com que deixar o cigarro seja mais fácil.

Por outro lado, as taxas de pessoas que voltam a fumar depois de parar com a ajuda da Erva-de-São-João são as mesmas de pessoas que não usam nenhum suplemento.

4. Perda de peso

A Erva-de-São-João tem potencial no auxílio da perda de peso. Como diminui a ansiedade, pode ajudar pessoas que comem quando se sentem estressadas ou ansiosas. Entretanto, pode interagir com outros medicamentos e causar efeitos indesejados.

Assim, o uso não é recomendado sem indicação ou conhecimento do médico, por qualquer razão que seja.

Outros benefícios

O uso da Erva-de-São-João como ajuda no tratamento de transtorno obsessivo compulsivo (TOC), tensão pré-menstrual (TPM), depressão sazonal, enxaqueca, dor nos nervos, fibromialgia, fadiga crônica, câncer, gastrite, tétano, e outras doenças também vem sendo estudado. No entanto, as evidências de eficácia ainda são poucas.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos colaterais da Erva-de-São-João

A Erva-de-São-João é segura se tomada pela via oral por pouco tempo. Todavia, seu uso em doses grandes pode causar problemas para dormir, sonhos vívidos, inquietação, ansiedade, irritabilidade, irritação estomacal, fadiga, boca seca, tontura, dor de cabeça, maior sensibilidade ao sol, irritação na pele, diarreia e formigamento.

Uso na gravidez e amamentação

Há sinais de que a erva causa má formação fetal em ratos. Não se sabe o efeito em humanos, mas é melhor evitar o uso.

No caso da amamentação, a Erva-de-São-João pode causar cólicas, sonolência e apatia no bebê. Portanto, mulheres grávidas ou em amamentação não devem utilizá-la.

Outros casos não indicados

Além disso, a Erva-de-São-João pode causar infertilidade. Desta forma, quem está tentando engravidar ou já tem problemas de fertilidade não deve tomá-la.

Pessoas com esquizofrenia e Mal de Alzheimer também não podem usar a Erva-de-São-João. Por fim, o uso não é indicado para pacientes em quimioterapia ou que vão fazer cirurgia.

  Continua Depois da Publicidade  

Interações medicamentosas

A Erva-de-São-João interage com medicamentos para ansiedade, aqueles que aumentam a sensibilidade da pele ao sol, os que aumentam a quantidade de serotonina no cérebro, anticoncepcionais com estrogênio, medicamente para HIV/AIDS, analgésicos, sedativos, ou qualquer um metabolizado pelo fígado, entre muitos outros.

Consulte seu médico antes de começar a tomar a Erva-de-São-João para ter certeza de que seu uso é seguro.

Como tomar Erva-de-São-João

Tome o extrato de Erva-de-São-João de forma oral. A dose não deve passar de 200 a 300 mg por dia.

Entretanto, lembre-se que a segurança a longo prazo não foi comprovada, portanto não se deve tomar o extrato por muito tempo.

Além disso, quando for parar o uso, diminua a dose em etapas. Parar de uma vez pode causar efeitos indesejados.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia o extrato de Erva-de-São-João? Conhece relatos de casos em que essa suplementação funcionou? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

94 comentários em “Erva-de-São-João: Para que serve, benefícios e efeitos colaterais”

  1. Li alguns relatos de pessoas que usam a erva de s João com Tribulus Terrestris. Alguém sabe de informações?
    Outra dúvida: a erva de são João sobrecarrega o fígado?
    Att

    Responder
  2. Sr. Souza por favor me passe mais informações. Tenho depressão e tomo menelat e LORAZEPAM, mas tem dias que estou péssimo e o médico já me passou vários antidepressivos e nada da fim a essa doença. Fico aguardando. clovispamaral@gmail.com. Desde já agradeço.

    Responder
  3. Boa tarde …. tomo erva de São João… gostaria de saber se pode tomar cápsula de cafeína 350mg ….
    Tem algum problema??
    Obg

    Responder
  4. godtaria de saber se alguem ja teve efeitos colaterais ao tomar erva de sao joao para vitligo?
    tipo coceira e manchas vermelhas na pele.

    Responder
    • Olá… boa noite,gostaria de saber se depois q vc publicou Aki no site.q fez o uso, aliás q ia fazer o uso pro tratamento de vitiligo.gostaria de saber…se foi eficaz pra vc? É porq estou fazendo uso tbm…e gostaria de saber se é bom mesmo.se estimula e pigmentação mesmo as manchas brancas!

      Responder
  5. Tenho pressão alta, a erva de São João posso tomar? Tomo tbm flouxcetina ant- depressivo tem algum problema! Desde já obrigado.

    Responder
    • Bom dia lracema,vá no YouTube com dro.lair Ribeiro vc vai saber como lidar com o seu problema. Eu tenho sistema nervoso ,minha pressão vai lá nas altura nem o remédio da jeito,eu tomo chá de capim Santo e cidreira não adoça, tomo também três pingo de alho, meia banda de limão com uma colher de chá de mel, só tomo quando sobe a pressão arterial, pos se tomar demas a pressão cai .

      Responder
  6. Gostaria de tirar uma dúvida: nesse artigo sobre a erva de são joão diz que essa erva é boa pra depressão leve e ansiedade, dentre outros, mas fala que tem efeitos colaterais dentre eles, causar a ansiedade; há uma contradição aí, alguém poderia me esclarecer…

    Responder
    • Vale sempre a pena consultar um médico antes de ingerir qualquer substância natural. Em doses maiores, ela pode gerar o efeito contrário.

      Responder
  7. Olá Solange tudo bem… Eu estou fazendo uso da erva de são João por conta própria minha irmã trouxe para eu tomar …foi através das irmãs da igreja que fazem … pois estou na menopausa e estou sofrendo com dores ..insônia… e um pouco de depressão bem leve…gostaria muito que desse certo comigo como deu para você.. são muitos sintomas e esses remédios da alopatia são fortes e com efeitos colaterais ruins… gostaria muito de chegar a esse ponto… de só tomar chás.. e fazer efeitos..um abraço.. oro muito pois cuidar do lado espiritual e fundamental… fique com Deus… 🙂

    Responder
  8. Alguém ja teve algun efeito,comprei e vou começar a tomar ,mas tenho medo dos taos efeitos”alucinógenos’,depois que iniciar,quero compartilhar minha experiência

    Responder
  9. Com quadro de depressão e síndrome pânico por 1. Ano, comecei a tomar erva São João e em duas semanas já estava controlado , hj está totalmente controlado, e com algo natural, sem precisar dê antidepressivos caros e fortes.

    Responder
  10. Oi Ivana.Risperidona já e a substancia da Ritalina. É o mesmo remédio alopatico, indicado para autismo. Nao cura pq Autismo nao e uma doenca. Mas sim o conjunto de um grande disturbio biologico que contaminou e nos casos mais graves destruiu as celulas. Esse tratamento ai e alopatico e paliativo e nao resolve os demais. Tudo vai continuando. As ervas sao a alternativa mais longa de tempo mas que descontamina todo o organismo. Ajudando na regeneração natural das células. Por isso e bom o medico ver os exames geneticos para liberar o tratamento alopatico. A Erva de Sao Joao ajuda a controlar a hiperatividade e o TDHA. Sindromes comportamentais.Mas sem ajuda de multivitaminicos e fibras que regulam os acidos e reprogramacao celular das enzimas digestivas nao completa o tratamento biologico. Desintoxicando o organismo de tudo que desencadeia o processo. Sim e uma mudanca radical no processo de regeneracao. Por isso precisamos sempre conversar com o medico principal. Na imfancia o pediatra. Pois ele nos ajuda a como manter os desequilibrios imunologicos
    Só mude o tratamento para o alternativo com orientação médica

    Responder
  11. Olá boa noite, disseram que tomando este chá podia cortar o efeito do aparelho que tenho no braço para não engravidar, é verdade ou um mito,eu tomo em saquetas o chá… obrigada

    Responder
  12. Ola, alguém sabe mim informar se posso da a erva de são minha filha? Ela tem 11 anos, é autista e tem TDAH (Transtorno do deficit de atenção e hiperatividade) toma ritalina de manha e tarde. risperidona 1 compr.de manha e a noite. Será que posso dar a erva pra ela experimentar?

    Responder
    • É importante consultar o médico que diagnosticou as condições e receitou os remédios sobre interações medicamentosas.

      Responder
    • Oi Ivana. Só pode se vc mudar todo o tratamento alopatico dele. E forte. Meu filho de remefio alopstici so toma remedios basicos de febre, dor etc. Procure um médico para te te ajudar a trocar . Veja o grau de autismo no teu filho. Eu só dei depois de saber disso. Inclusive o meu nao tem modificações genéticas. É recuperável. .Parei alternando os dias recentemente. Não funcionou ainda voltei a dar. Funciona. Ele se acalma e se concentra. Se comporta e tudo funciona. Já esta com 8 anos. E está na 2 serie aprendendo tudo e sem intoxicar o organismo e o cérebro.

      Responder
      • Oi, Polyana.
        Por favor, como você dá a erva de São João para seu filho? Chá ou cápsula? E qual a dose?
        Obrigada!

        Responder