Esqueci de tomar anticoncepcional. O que fazer?

Especialista da área:
atualizado em 27/03/2022

Em meio à tanta correria e obrigações com trabalho, estudos, casa, família e relacionamentos é normal a mente falhar e se esquecer de tomar a pílula anticoncepcional na hora certa. Mas, se nem sempre dá para evitar que isso ocorra, vale a pena saber como proceder nesses momentos.

Então, se eu esqueci de tomar anticoncepcional, o que fazer?

Anticoncepcional
É importante, antes de tudo, conhecer o tipo de pílula que você toma

A resposta para a pergunta depende de uma série de fatores: da quantidade de pílulas que você esqueceu de tomar, em que posição da cartelinha do anticoncepcional você estava e do tipo de pílula que você usa.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, é importante que você saiba qual tipo de pílula usa entre as duas opções:

  • Pílula combinada: mais comum, ela traz tanto o hormônio estrogênio quanto a progesterona. A cartelinha deste tipo de anticoncepcional oral pode trazer de 21 a 24 pílulas para serem tomadas em dias consecutivos, mais uma quantidade de comprimidos placebo (que não contêm hormônios), que a mulher deverá tomar nos outros dias.
  • Pílula apenas com progesterona: é a minipílula, que a mulher precisa tomar na mesma hora todos os dias. Tomar a pílula que só tem progesterona mesmo algumas horas depois do período correto pode causar problemas, já que se perde o efeito hormonal bem antes do que com as pílulas combinadas. 

No caso da pílula combinada

Se esquecer de tomar um comprimido, tome logo que se lembrar. Então, tome o restante das pílulas da cartelinha como normalmente faria. Para ficar certinho no cronograma, talvez você precise tomar dois comprimidos em um dia. 

Mas e se eu esqueci de tomar anticoncepcional por dois dias?

Assim que lembrar, tome a última pílula que você esqueceu. Por exemplo, se for quarta-feira, e você esqueceu da pílula de segunda e de terça, tome a de terça assim que se lembrar e a de quarta na hora correta. A partir daí, siga o cronograma normal do uso do anticoncepcional.

E se forem três ou mais dias de esquecimento?

Deixar de tomar a pílula por três ou mais dias, ou se faz mais de 48 horas desde que você tomou o último comprimido do anticoncepcional combinado, significa que seu corpo não está mais sob o efeito contraceptivo. 

Mas, mesmo assim, a orientação é tomar o último comprimido esquecido assim que se lembrar. Se as pílulas que você esqueceu são referentes à última semana de comprimidos com hormônio (dias 15 a 21 na cartelinha de 28), ignore o intervalo sem hormônios.

  Continua Depois da Publicidade  

Ou seja, termine os dias de pílulas com hormônios e comece uma nova cartelinha no dia seguinte. Caso se sinta insegura ou ainda tenha dúvidas, não deixe de conversar com o seu ginecologista. 

Esqueci de tomar anticoncepcional, mas uso minipílula

Uma minipílula é considerada esquecida ou perdida quando já se passaram três horas do período em que ela deveria ter sido tomada. Portanto, é preciso ter um cuidado especial para não deixar de tomá-la no horário exato.

De qualquer forma, ao esquecer de tomar um anticoncepcional composto apenas por progesterona, tome a pílula que deixou para trás assim que se lembrar. Então, continue a usar os outros comprimidos da cartela normalmente. Pode ser que você tenha que tomar duas pílulas em um dia para voltar direitinho ao calendário. 

Recorra a outro método contraceptivo

Preservativo
O mais seguro é utilizar o preservativo, nesse caso

Se não puder ou não quiser evitar relações sexuais após esquecer da pílula, o conselho é recorrer a outro método contraceptivo, como o uso de preservativos. O cuidado é especialmente importante para quem usa a minipílula.

Como vimos, o efeito hormonal do anticoncepcional que tem apenas progesterona passa rápido. Esquecer um único comprimido já coloca a mulher em risco de ficar grávida. 

O que acontece é que a minipílula torna o muco cervical mais espesso, o que dificulta a passagem do espermatozóide para o útero. Depois que a mulher esquece de tomar um comprimido, pode demorar aproximadamente dois dias para que o muco cervical fique espesso novamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, tenha o mesmo cuidado ainda que use a pílula combinada

Quando esquecer de tomar dois comprimidos da pílula combinada, a orientação também é evitar ter relações sexuais ou utilizar um método contraceptivo como o preservativo até que tenha tomado sete pílulas na sequência. 

A mulher que esquecer de tomar três ou mais comprimidos de pílula combinada ou estiver sem o anticoncepcional por mais de 48 horas também é aconselhada a evitar relação sexual ou recorrer ao preservativo até estar tomando os comprimidos com hormônio de uma cartelinha nova por sete dias consecutivos.

Já no caso do esquecimento de um comprimido placebo ou inativo da cartelinha, a história muda de figura. Isso porque essas pílulas são sem efeito e estão ali apenas para facilitar a rotina da mulher e evitar que ela se confunda, o que poderia ocorrer caso houvesse um período de pausa na cartela.

Portanto, se esquecer de tomar uma pílula placebo ou inativa da cartelinha não trará problemas e nem aumentará as chances de engravidar.

Como além de evitar uma gravidez indesejada, o preservativo também protege contra DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), vale a pena usar o método mesmo quando estiver seguindo direitinho o cronograma da pílula anticoncepcional.

Esqueci de tomar anticoncepcional e tive relação sem proteção no período

Se você já teve relação sexual nesse meio tempo em que fez confusão com o anticoncepcional e não usou proteção para prevenir uma gestação, fique atenta ao corpo para ver se não surgem sintomas de gravidez e procure a ajuda do seu ginecologista.

  Continua Depois da Publicidade  

Dicas de ouro

Antes de começar a tomar anticoncepcional, na sua próxima consulta ou quando for trocar de pílula, pergunte ao médico qual tipo de cuidado você deve ter caso se esqueça de tomar um ou mais comprimidos.

As orientações acima são gerais, porém pode haver instruções específicas conforme cada tipo, modelo ou marca de anticoncepcional. Além disso, não deixe de ler toda a bula da sua pílula. Ela traz informações importantes que certamente ajudarão a esclarecer ao menos parte das suas dúvidas.

Fontes e referências adicionais

Você esqueceu de tomar anticoncepcional em algum dia? Isso costuma acontecer com certa frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário