Mulher levantando peso

Estudo Mostra Por Que Levantar Peso Pode Ser Melhor Que Correr para a Saúde do Coração

A maioria dos fisiculturistas, atletas de força e levantadores de peso não são grandes fãs de exercícios aeróbicos. Mas mesmo assim, muitos deles sabem a importância do exercício cardio principalmente para a saúde do coração. No entanto, de acordo com pesquisas emergentes, levantar pesos é tão bom para o coração, se não melhor em alguns aspectos, do que os aeróbicos.

O estudo

Um estudo publicado no The Journal of Strength and Conditioning Research colocou as duas formas de exercícios em teste para ver qual delas tinha o melhor efeito sobre a saúde do coração.

Os pesquisadores queriam analisar se o exercício aeróbico ou anaeróbico produzia efeitos diferentes nos corações dos voluntários, e como diferentes biomarcadores cardíacos – vasodilatação, frequência cardíaca e débito cardíaco – contribuem para a distensibilidade arterial, a flexibilidade e a saúde de suas artérias.

  • 10 homens saudáveis (sem gordura, sem medicações, sem doença e com pressão arterial normal) com idade entre 21 e 29 anos, foram voluntários para os testes de laboratório.
  • Medidas iniciais para força foram tomadas: no máximo 10 repetições de supino reto, remada unilateral, extensão de perna, flexão de perna, desenvolvimento de ombro, rosca direta de bíceps, supino reto com pegada curta e abdominais.
  • Medidas iniciais para a saúde cardíaca também foram tomadas.

Dias de treinamento de peso e de aeróbicos foram aleatoriamente designados e feitos com 72 horas de intervalo. As experiências foram realizadas 3 horas depois de se os participantes se alimentarem. Nenhum exercício extenuante foi feito por 48 horas antes dos dias do experimento.

Os dias de cardio consistiram no protocolo de cicloergometria (uma maneira de testar o VO2 máximo) a 65% do seu pico de consumo de oxigênio. Os dias de levantamento de peso consistiram em levantar 3 séries de seu máximo de 10 repetições para cada exercício com 90 segundos de descanso.

A Velocidade de Onda de Pulso (PWV, uma forma de medir a rigidez e flexibilidade arterial) e a pressão arterial foram medidas 40 e 60 minutos após o exercício. A vasodilatação – alargamento dos vasos sanguíneos, que equivale a pressão arterial mais baixa e coração saudável – foi medida antes do treino e 1 hora depois.

Os resultados

Houve uma maior vasodilatação 60 minutos após o levantamento de peso do que no cardio, apesar de haver um aumento na rigidez arterial após o levantamento de peso. Basicamente, isso significa que a pressão arterial diminuiu após o levantamento de peso e não 60 minutos após o cardio.

Sim, ainda há tempo e lugar para o exercício aeróbico, mas parece que o seu coração adora levantar peso tanto quanto você. Mesmo em 2000, um painel de especialistas organizado pela American Heart Association descobriu mais semelhanças do que diferenças entre o cardio e o levantamento de peso, e até pediu uma revisão nas recomendações atuais para pacientes com doenças cardíacas.

Portanto, siga em frente, agachando, fazendo seu treino de musculação usual, e de vez em quando também alguns exercícios aeróbicos, que não farão mal. Mas a verdade é que, para a saúde cardiovascular, levantar pesos funciona tanto quanto e até melhor!

Você costuma fazer mais exercícios cardiovasculares ou musculação em sua rotina de treinos? Pretende mudar agora com o resultado dessa pesquisa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Essa informação foi muito interessante. Valeu!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*