Quando estamos determinados a adotar uma alimentação saudável e perder peso, muitas vezes somos surpreendidos por amigos ou familiares que nos convidam tentadoramente para comer uma pizza ou uma hambúrguer, por exemplo.
Parece que o universo está conspirando contra nós e testando a nossa determinação bem no momento em que decidimos mudar nossos hábitos.
Um estudo de pesquisadores da Universidade de Surrey, no Reino Unido, discutiu os impactos negativos e positivos do chamado apoio social nos resultados de saúde de uma pessoa. Eles fizeram uma revisão de evidências sobre o tema e apontaram três comportamentos de terceiros que podem atrapalhar quem busca perder peso.
Sabotagem: o lado sombrio do apoio social
Pesquisadores identificaram um comportamento preocupante, que é a sabotagem intencional, em que uma pessoa tenta atrapalhar de propósito a dieta e o objetivo de alguém.
Estudos indicaram que essa espécie de apoio negativo pode prejudicar tanto a perda de peso quanto a manutenção do peso que foi perdido.
Por exemplo, quando alguém desencoraja as escolhas alimentares saudáveis, coloca obstáculos para que a pessoa busque ajuda ou mina os esforços para aumentar a atividade física, como recusar-se a acompanhar ou destacar os custos da academia.
Oferta de comida: o dilema do afeto
Outro comportamento identificado é a oferta deliberada e, em alguns casos, persistente de comida, mesmo quando a pessoa não está com fome.
De acordo com a pesquisa, esse gesto pode se dar por uma série de razões, como evitar o desperdício, ser um sinal de amor familiar, riqueza e status ou um marcador de poder e controle.
Nesse caso, a atitude não é intencional, pode ser inconsciente e realmente se manifestar como um gesto de afeto.
Conluio: quando a amizade entra em conflito com os objetivos
O conluio, considerado benigno pelos pesquisadores, ocorre quando amigos e familiares “apoiam” uma pessoa que resolve sair da dieta.
Conforme os pesquisadores, o conluio é menos intencional que a sabotagem ou oferta de comida. Mas, embora possa parecer gentileza e amizade, esse tipo de apoio também pode minar os esforços para controlar o peso.
A sensação de encorajamento recebida por alguém que decide quebrar a dieta pode prejudicar a disciplina e dificultar o alcance dos objetivos.
Reflexão e intervenções eficazes
Essas descobertas ressaltam a importância de reconhecer os diferentes tipos de apoio social e os seus impactos em nossas metas de saúde.
Nem todo apoio é benéfico, e é essencial identificar situações em que amigos e familiares, mesmo sem intenção, podem prejudicar os nossos esforços.
Compreender esses comportamentos nos permite desenvolver intervenções eficazes que verdadeiramente apoiem as pessoas em sua jornada para um estilo de vida saudável e a perda de peso, promovendo uma relação positiva entre o apoio social e os resultados desejados. As informações são do VivaBem UOL.