Exame de Bioimpedância – O Que é, Como Funciona e Dicas

Não é um procedimento para descoberta de doenças ou fatores graves, muito pelo contrário. O exame de bioimpedância é muito comum para esportistas e atletas que necessitam de uma maior precisão sobre a composição de seu corpo. Você deve estar se perguntando: Mas esse exame seria interessante para mim?

Vamos conferir as informações que podem ser adquiridas através de um exame de bioimpedância, e reflita se não é cabível ao seu caso, assim, você poderá contar com esclarecimentos sobre a sua evolução corporal periodicamente.

Ο que é o exame de bioimpedância?

É um exame feito a fim de analisar a composição corporal de uma pessoa. O exame de bioimpedância permite o conhecimento específico do percentual dos constituindo do peso corpóreo, ou seja, ele esclarece a quantidade de massa magra, quantidade de água corporal e a quantidade de gordura contida no corpo, assim oferecendo o valor correspondente ao IMC (Índice de massa corpórea). Esse exame pode ser realizado em academias e com médicos, principalmente nutricionistas esportivos.

Por que fazer o exame de bioimpedância?

Ele é muito recomendado para pessoas que estão fazendo dietas e desejam perder ou ganhar peso para diversas finalidades. Os programas de atividades físicas e reeducação alimentar podem contar com um melhor suporte, assim, os resultados e mudanças corporais podem ser notadas não só a olho nu, mas com embasamento nutricional.

Como funciona?

O exame de bioimpedância é feito através da aplicação de uma pequena corrente elétrica pelo corpo. Sabemos que a água é o único elemento em nosso corpo que conduz eletricidade, sendo assim, quando a corrente passa pelo corpo, pode-se medir a impedância da água.

O resultado de impedância obtido possibilita o cálculo de volume exato que há de água no organismo, sendo assim computadas com exatidão a quantidade de massa magra e gorda contida no corpo. É importante ressaltar que quanto maior for o percentual de gordura do indivíduo, maior será a complicação para a corrente elétrica atravessar o corpo.

As salas de exame de bioimpedância devem ser climatizadas com temperatura entre 20 e 25 graus.

Os equipamentos utilizados para a realização do exame de bioimpedância podem ser caracterizados como regional, segmentar ou total. Podemos chamar de regional o exame em que a corrente atravessa apenas uma região (superior ou inferior) do corpo. Segmentar consiste no exame em que cada membro é avaliado de forma individual, e o total se refere ao exame em que a corrente atravessa o corpo como um todo, sendo o paciente avaliado em decúbito dorsal, onde são utilizados 4 eletrodos.

A avaliação segmentada é tida como a mais detalhada, pois pode demonstrar as possíveis variações em todas as regiões do corpo.

O bioimpedanciometro octapolar tem se destacado entre as tecnologias do ramo. Ele conta com 8 eletrodos e a medição pode ser feita com a pessoa em pé, o que possibilita a identificação sobre resistência e reactância de todo o corpo.

Há também balanças com visores digitais, as quais possibilitam a medição detalhada dos componentes do corpo, porém, afirma-se ser menos precisa que o exame de bioimpedância com alto suporte tecnológico.

Veja abaixo as informações detalhadas que pode-se obter através da realização do exame de bioimpedância:

  • Peso corpóreo;
  • IMC (Índice de massa corpórea);
  • Massa muscular esquelética;
  • Massa de gordura corporal;
  • Massa livre de gordura;
  • Percentual de gordura corpórea;
  • Água corporal total;
  • Taxa de metabolismo basal;
  • Relação de cintura-quadril;
  • Controle de gordura;
  • Controle de músculos;
  • Análise segmentada de massa magra (quatro membros e tronco);
  • Impedância de cada segmento.

Devo fazer o exame?

Você deve estar se perguntando se há a real necessidade de se submeter ao exame. É interessante conhecer nosso corpo e verificar quais mudanças poderiam ocasionar uma melhor qualidade de vida, por isso, se você se enquadra entre as pessoas que sofrem com obesidade, sobrepeso ou fatores semelhantes, o exame de bioimpedância pode proporcionar que o seu médico possa acompanhar seu caso de uma forma diferenciada, assim oferecendo um melhor suporte.

Atletas se submetem a esse perfil de exame, mas se você deseja emagrecer ou obter massa muscular de forma saudável, conhecer melhor seu corpo pode contribuir para que você aprimore sua performance nas atividades, obtendo assim mais saúde.

Quem não pode fazer o exame de bioimpedância?

Aparentemente o exame não oferece qualquer risco, mas para evitar qualquer reação ou complicação, restringe-se a submissão de portadores de marca-passo ou quaisquer aparelhos eletrônicos semelhantes. Pessoas com pinos, placas metálicas e gestantes também devem se manter longe desse processo.

Como é o procedimento?

  • 1º passo: Você deve interromper a prática de exercícios físicos e o consumo de bebidas alcoólicas, doces, bebidas com cafeína na composição 48 a 24 horas antes do procedimento;
  • 2º passo: Não frequentar saunas durante as 12 horas que antecedem o exame;
  • 3º passo: Manter-se em jejum durante as 4 horas anteriores;
  • 4º passo: Urinar 30 minutos antes do procedimento;
  • 5º passo: Retirar todos os objetos metálicos do corpo, como joias, aneis, pulseiras, relógios e afins;
  • 6º passo: É necessário que você se mantenha em uma determinada posição de repouso por 5 a 10 minutos.

Onde fazer?

O exame pode ser feito em clínicas estéticas ou em consultórios que dispõem do equipamento.

Dicas

  • Faça o exame de bioimpedância com periodicidade determinada, assim você poderá ter um controle sobre suas mudanças corporais e avaliará sua evolução;
  • Guarde todos os resultados e compare-os;
  • Compartilhe os resultados obtidos no exame não só com seu médico, mas também com o seu educador físico, dessa forma ele poderá criar um planejamento de atividades condizente com o seu perfil e objetivo;
  • Hidrate seu corpo antes do procedimento, pois corpos desidratados demonstram menos massa magra, logo, aparentando maior volume de gordura, se comparado aos corpos hidratados. É recomendado consumir, no mínimo, 2 litros de água no dia anterior ao procedimento;
  • Não é permitido consumir bebidas alcóolicas e que contenham cafeína em sua composição durante as últimas 12 horas que antecedem o exame;
  • Não é recomendada a realização de atividades físicas dentro das 10 horas que antecedem o exame de impedância;
  • É necessário se manter longe de remédios e alimentos diuréticos no dia anterior, pois pode reduzir o percentual de água que conduzirá a eletricidade durante o exame.

Você já fez um exame de bioimpedância alguma vez? Por qual motivo? Se não, tem vontade de fazê-lo para medir seu IMC detalhadamente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (61 votos, média: 3,75 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

21 comentários

  1. Adorei as explicações da Bioimpedancia! Valeu.

    • Francisca Maria e Silva

      Ia fazer mas com este esclarecimento vou cancelar o agendamento deste exame porque possuo pinos metálicos e de vidro, próteses , etc. portanto não possuo o
      Perfil adequado.

  2. IVAN DE OLIVEIRA BARROS

    Uma empresa pode obrigar seus funcionários a realizar este exame, MESMO TENDO FEITO EXAME PERIÓDICO RECENTE?.

  3. Si, gostaria de fazer este exame de bioimpedância

  4. Sim, quero fazer!!!

  5. eu fiz este exame recentemente a fim de trabalhar melhor o percentual de gordura de meu corpo pois faco academia e apos apresentar ao instrutor o mesmo avaliou comparando com avaliacao física e modificou totalmente meus exercicios direcionando para a reducao deste percentual. ainda estou na primeira semana desta mudança e espero em breve obter os resultados esperados

  6. Pessoas que usam aparelho ortodôntico ou piercing na boca, podem realizar o exame?

  7. Sim, eu gostaria de fazer esse exame! 👍

  8. meu médico pediu o exame de Bioimpedância,,,mas moro em Salvador -BA ,e não consigo encontrar um local para a realização do exame podem me auxiliar me indicando lugares que fazem tal procedimento?Obrigada

  9. Porque “Não é recomendada a realização de atividades físicas dentro das 10 horas que antecedem o exame de impedância”? Quais alterações podem ocorrer no caso de realizar alguma atividade física no dia da medição?

  10. A abstenção de atividade física inclui a prática sexual?

  11. Patrícia, agradeço as informações contidas nesta página. Foram de grande valia. Parabéns pela iniciativa sucesso na sua carreira profissional! Abraços Rodrigo

  12. Eu gostaria de fazer esse exame

  13. Maria Alice da Costa

    Gostaria de fazer. Onde posso fazer no Rio de Janeiro? Qual o valor do exame?

  14. ANA MIRELLE RODRIGUES RIBEIRO

    FIZ A RECONSTRUCAO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR POSSO REALIZAR ESSE EXAME NORMALMENTE?

  15. eu fiz na academia logo depois de comer um donuts e tomar um starbucks coffee e ter ido dançar zumba. Acho que deu tudo errado =(

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*