Como definir o corpo rápido e obter a forma ideal?

Especialista da área:
atualizado em 11/03/2021

A melhor maneira de atingir o corpo ideal é fazendo isso de forma saudável e segura. A seguir, você aprenderá sobre como definir o corpo rápido a partir da perda de peso feita de maneira correta, incluindo a queima de gordura localizada, e a diferença entre um corpo magro e um corpo bem definido.

  Continua Depois da Publicidade  

Um corpo bem definido só é possível se você alcança perda de peso correta. Muitas pessoas encaram a perda de peso em termos muito simples, que é ver os números diminuindo na balança. Essa abordagem simples para perder peso pode resultar em um corpo sem forma.

Isso pode parecer confuso, mas vai ficar claro quando você começar a entender como definir o corpo rápido e corretamente no artigo abaixo.

O que é um corpo bem definido?

Um corpo magro e bem definido, como o nome já diz, é aquele que tem curvas. Sendo mais específico, é um corpo com baixo percentual de gordura, e uma boa quantidade de massa magra, que se destaca na ausência da gordura subcutânea.

Um corpo bem definido para mulheres

Mulher definida vs mulher magra

Qual a sua ideia de um corpo bem definido para mulheres? Olhe para as fotos das duas mulheres. Qual você acha que tem o corpo mais atraente?

Alguns podem até achar que a mulher da direita tem um corpo mais atraente, mas nosso palpite é que a maioria dos homens e mulheres preferem a mulher da esquerda, que é um corpo definido.

Um corpo bem definido para mulheres se aproxima da forma da “ampulheta”, com os ombros e quadris mais largos que a cintura, dando a ilusão de uma cintura fina.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora simplesmente focar em perder peso também possa resultar em uma cintura fina, isso também pode resultar em ombros caídos e estreitos, o que no final das contas não passa a ideia de cintura fina. Além disso os ombros estreitos também fazem com que o quadril pareça muito grande.

Um corpo bem definido para homens

homem com corpo definido vs homem com o corpo magro

Um corpo bem definido para homens é aquele que se aproxima da forma de um “V”. Olhe os dois homens nas fotos. Que corpo é mais atraente?

O homem da esquerda tem um corpo em forma de “V”. Embora ele pratique a musculação, ele não é um fisiculturista.

Perceba como os ombros mais largos dão a impressão de uma cintura menor, embora as cinturas dos dois homens sejam iguais. Exercícios para a perda de peso correta incluem treino de resistência também.

Como ter um corpo bem definido mais rápido?

definição muscular

Comece com balanças normais, termine com balanças de gordura corporal

Quando a pessoa está muito acima do seu peso normal, qualquer esforço de perda de peso acaba sendo medido exclusivamente pela balança tradicional. Nesse ponto é mais eficaz medir o progresso dessa maneira, mesmo porque, nessa condição, as ferramentas de mensuração de gordura não são muito úteis.

Uma vez que se diminui a gordura corporal, normalmente para a faixa de 30 a 35% em mulheres e 25 a 30% nos homens, você provavelmente deve começar a focar nas balanças de medição de gordura corporal, conhecidas como balanças de bioimpedância, e não nas tradicionais de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

balança de bio impedância

Esse também é o ponto em que seu corpo deve começar a perder muito músculos, dependendo das medidas de perda de peso que você toma. Você pode ver o peso diminuindo, mas não uma redução de gordura corporal.

Foque na perda de gordura

A perda de peso correta envolve a perda de gordura corporal, não apenas a perda de peso. Para diminuir a gordura corporal, a pessoa deve perder gordura enquanto mantém ou aumenta massa magra. Isso se aplica a homens e mulheres.

Quanto menor a porcentagem de gordura corporal, mais bonito o corpo será, logicamente respeitando-se um limite, porque em casos extremos, o corpo pode até mesmo parecer estranho de tão pouca gordura.

Mas por outro lado, simplesmente perder peso não resultará em um corpo mais definido ou com mais curvas.

Dicas para perder a gordura localizada

No que diz respeito a perder gordura em uma parte específica do corpo, as pessoas se enganam, achando que podem fazer isso, sem afetar as outras partes do corpo. O fato é que isso não é possível, a não ser com cirurgia.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto qualquer exercício que você faz tem o mesmo efeito no corpo todo, e sendo assim, no que diz respeito à perda de peso, não se deve focar em uma parte específica do corpo. Por outro lado, é possível desenvolver músculos em áreas específicas, como costas, ombros, braços, abdômen, pernas, peito.

Nesse sentido, vale a pena mencionar que abdominais não queimam a gordura abdominal, como muitos fabricantes de aparelhos abdominais levam a crer. Mas por outro lado, eles ajudam a definir os músculos da barriga, e quando a gordura some, os “gominhos” aparecem.

Então para queimar a gordura corporal, você precisa realmente acelerar o metabolismo do seu corpo e isso pode ser feito de várias formas:

atividades físicas como a corrida ajudam a definir o corpo rápido

Exercícios aeróbicos ou cardiovasculares

Os exercícios cardiovasculares fortalecem os músculos do coração, o que aumenta a resistência física, melhora a circulação de sangue e nutrição, e acelera o metabolismo do corpo, que queima mais calorias e gorduras.

Dieta

Outra forma muito eficaz de queimar gordura é com a dieta, comendo os alimentos certos e controlando sua ingestão calórica diária de forma que você tenha um déficit de calorias, o que força seu corpo a usar gordura como fonte de energia.

  Continua Depois da Publicidade  

Treinamento HIIT

Você também pode usar os treinos intervalados de alta intensidade para alcançar mais rapidamente essa queima de gordura localizada. Esse tipo de série intercala exercícios de atividades físicas intensas com períodos de descanso. São os chamados treinos HITT.

Você pode conferir também os 13 melhores exercícios para braço que você poderá fazer na academia ou até na sua casa. Com essas séries você conseguirá ir além de um braço forte e bem definido, mas também um corpo simétrico e saudável.

Você pode conhecer também as 15 dicas de como definir o abdômen rapidamente, e saber como associar corretamente a dieta e malhação para buscar o abdômen definido.

Mente e corpo

uma mente são é indispensável para definir o corpo rápido

A perda de peso correta é uma coleção de hábitos que quando empregados, resultam em um objetivo definido. Eles envolvem aspectos do seu corpo e mente. Tais hábitos quando incorporados no dia a dia, permitem que você sustente seu corpo bem definido a vida toda. O efeito sanfona é muito improvável de surgir desta forma.

Quais são as maiores dificuldades que você encontra para ter como definir o corpo rápido e corretamente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média 3,81)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

12 comentários em “Como definir o corpo rápido e obter a forma ideal?”

  1. Boa noite!! Quais os alimentos que devo comer para perder gordura e n peso?? Tem algum suplemento também que possa me ajudar nisso??
    Obrigado

    Responder
  2. Legal, queria deixar um breve relato aqui:
    até o dia 02 de outubro de 2017 eu pesava 119kg, e nesse dia eu acabei me envolvendo em uma confusão e fui preso. Apesar de ser um lugar terrível para um recomeço seja ele qual for, foi ali atrás das grades que decidi que iria perder peso.
    comecei a correr no patio, muitas vezes até parado dentro da cela, usava o galao de agua de 20litros como peso para musculação e, uma diminuição na alimentação priorizando saladas, frutas e carne.
    Bom hoje depois de 8 meses sai fazem tres dias da cadeia, com 83 kilos e com muita vontade de não só mudar meu corpo,mas, também mudar outros hábitos que me fizeram sofrer muito até hoje.
    acredite é possivel mudar, evoluir apreender em qualquer lugar em qualquer situação…

    Responder
  3. oi eu tenho 13 anos peso serca de 64 quilos e quero perder peso e ganhar massas musculares e definir mai meu corpo e altura e 1,68 sou alto oq fasso

    Responder
  4. ola malho valendo vai fazer dois meses sendo que antes atrás malhei valendo 6 meses e não vir resultado.
    quero definir o que faço?

    Responder
  5. Ola estou treinando a 3 meses, ha perdi 9kls, e as medidas são expressivas, de cintura já foram 11 cm. Li o artigo e fiquei mais determinada em conquistar a perda de mais 17 kls. Preciso de dicas de dieta para me ajudar a secar com eficassia, os treinos são puxados no aerobico e muito discando ativo…

    Responder
    • Frank, esse artigo explica de forma certa. O jeito é fazer bastantes exercícios e manter uma dieta adequada para perder o peso como um todo.

      Responder
    • Olá Dayane. Depende de que grupo muscular você pretende ganhar massa. Se você quer tornear suas pernas, deve procurar por exercícios como agachamentos, afundos e leg press, por exemplo (dentre muitos outros). Para membros superiores, existem exercícios para os braços, peitoral, costas e ombros. Isso depende muito dos seus objetivos!

      Responder