Coca Zero Engorda? Fatos e Dicas

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

A Coca-Cola é um dos maiores competidores no ramo de bebidas, principalmente refrigerantes. Infelizmente, como muitas pessoas sabem, o refrigerante não é uma opção saudável de bebida, mas o que poucos sabem é que existe uma corrente que defende que refrigerante zero engorda. Mas por que alguém diria isso? Bem, vamos analisar isso calmamente utilizando a Coca (que é o refrigerante zero mais famoso) para que possamos descobrir se a coca zero engorda.

Ele geralmente é cheio de carboidratos, calorias, açúcar e sódio, que não são saudáveis. Recentemente, a Coca-Cola introduziu um novo refrigerante à sua linha de bebidas, conhecida como Coca-Cola Zero. Muitas pessoas acreditam que esse refrigerante é uma alternativa mais saudável ao refrigerante tradicional e pode oferecer alguns benefícios nutricionais e de perda de peso. Essas teorias serão exploradas aqui, assim você pode fazer sua própria decisão sobre o produto e a informação nutricional da Coca Zero.

O Que Tem na Coca-Cola Zero?

Diferente de muitos refrigerantes, a Cola Zero Zero contém muito pouco de qualquer coisa, por isso o nome zero. Em uma porção de 240 ml dessa bebida, não há carboidratos, gordura, carboidratos ou proteína. Há, entretanto, 30 miligramas de sódio, o que não é muito comparado a outros refrigerantes que têm mais de 90 miligramas por porção. O sódio, entretanto, é um mineral importante, já que trabalha para manter o equilíbrio de água no seu corpo, entre outras coisas.

Quais as Variedades do Produto?

Se você é fã da Coca-Cola normal, mas está interessada em experimentar o produto, considere ficar com a Coca-Cola Zero. Por outro lado, se você não consome refrigerantes tradicionalmente, você pode querer mais sabor e ficar com o refrigerante tradicional. As garrafas de Coca-Cola desses produtos variam. Elas incluem a tradicional garrafa de 2 litros, a garrafa de 600 ml, e a lata de 350 ml, para nomear alguns.

Esse Produto É Benéfico Nutricionalmente?

Em sua tentativa de oferecer aos consumidores um refrigerante que tem pouco impacto negativo no corpo, a Coca-Cola também perdeu na nutrição. Na verdade, a Cola Zero oferece pouco ou nenhum impacto no corpo. Isso quer dizer que você não ganha vitaminas, cálcio ou ferro dessa bebida. Se você está escolhendo essa variedade de Coca-Cola simplesmente para ter o sabor similar de um refrigerante normal, sem todos os efeitos negativos ao seu corpo, você está no caminho certo. Entretanto, se você assume que essa é uma opção equivalente a bebidas saudáveis, como água, você está errada, devido à falta de nutrientes, vitaminas e minerais.

Como A Coca Zero Impacta a Perda de Peso?

Para muitas pessoas, um dos problemas com seus pesos vem do consumo exagerado de refrigerantes. Infelizmente, isso não é algo que eles podem abrir mão facilmente. Enquanto eles podem ter tentado versões zero de seus refrigerantes favoritos, eles ainda estão ganhando muito mais calorias, carboidratos e sódio do que seus corpos podem suportar de forma regular para conseguir perder peso. Felizmente, com a Coca Zero, a opção de beber refrigerante e obter perda de peso está disponível. Enquanto o produto não induz ou aumenta a perda de peso, você provavelmente não vai ganhar peso ou inibir sua perda de peso ao tomar essa bebida, já que há essencialmente nada nela.

A Coca Zero Tem Algum Efeito Negativo Para a Saúde?

Água é a melhor coisa que você pode beber para sua saúde. Isso não quer dizer, entretanto, que a Coca-Cola Zero terá um impacto negativo na sua saúde. Da mesma forma, não quer dizer que ela fará algum bem à sua saúde. Ela continua sendo um refrigerante e ainda contém elementos que não são considerados saudáveis, como aditivos que imitam o açúcar para tornar a bebida doce. Dito isso, você provavelmente terá menos impactos negativos na sua saúde com a Coca-Cola Zero do que com o refrigerante normal.

Se você é viciada em refrigerantes, pode ser difícil parar. Felizmente, a Coca-Cola criou um produto com sua linha Zero, que permite que você tome refrigerante sem todas as calorias, carboidratos, sódio e açúcar. Além disso, o produto não perde muito do sabor. Embora possa não ser tão bom para você quanto água, é uma bebida um pouco mais saborosa.

No refrigerante, como na Coca Zero, você encontra adoçantes artificiais que não têm calorias ou gordura. Entretanto, há um debate continuo sobre a segurança de consumir adoçantes artificiais e se a coca zero engorda.

A Coca Zero Engorda? O Grande Debate

Como adoçantes com zero calorias enganam seu cérebro para fazê-lo pensar que você está com fome quando não está? Beber refrigerante zero engorda, tendo os resultados opostos ao que você imaginava para perda de peso. Pesquisadores em São Diego revelaram que bebidas de baixa ou sem calorias podem na verdade encorajar que você coma demais e contribuir para obesidade.

Cientistas estão atribuindo essa nova descoberta a uma reação química do cérebro quando a sacarina é introduzida na corrente sanguínea de uma pessoa que consome refrigerantes zero regularmente versus uma que não consome.

Em certo nível, os cientistas acreditam, o cérebro pode distinguir entre adoçante sem calorias e açúcar normal, mas naqueles que bebem refrigerante zero pelo menos uma vez ao dia, novos testes mostram que o cérebro se confunde e não sabe mais a diferença.

Se esse é o caso, a ingestão calórica e o consumo de energia subsequente não pode ser “calculado” e uma pessoa pensa que precisa de mais alimentos.

Susan Swithers, da Universidade Purdue, em Indiana, admitiu que: “Essa ideia de que pode haver diferenças fundamentais em como pessoas respondem a sabores doces baseado em suas experiências com refrigerantes zero não é uma coisa que chamou muita atenção.”

Os testes que descobriram essas aberrações nas áreas de “ativação de recompensa” do cérebro foram conduzidos por Erin Green e Claire Murphy da Universidade da Califórnia, San Diego, e cientistas da Universidade Estadual de San Diego.

Vinte e quatro jovens adultos saudáveis foram submetidos a uma série de testes de imaginação enquanto tomavam pequenas doses de água com sacarina e com açúcar e davam nota ao sabor.

Metade dos participantes era consumidores frequentes de refrigerante zero e metade alegava que raramente tomavam as bebidas, mas os dois grupos reportaram experiências prazerosas de sabor.

Os testes, entretanto, simultaneamente avaliavam a atividade cerebral enquanto bebiam as duas variedades, e descobriram que diferentes “regiões” acendiam entre os dois grupos.

Os resultados, que serão publicados em uma edição de Physiology & Behavior (Fisiologia e Comportamento, em tradução livre), mostraram que conforme os que bebiam refrigerante consumiam a água com sacarina, a ativação de uma área que lida com motivação alimentar diminuía.

Isso, como os pesquisadores apontaram, foi ligado a um risco elevado de obesidade em estudos anteriores.

A professora da Universidade de Purdue explicou: “O cérebro normalmente usa uma relação aprendida entre o sabor doce e a entrega de calorias para ajudar a regular a ingestão de alimentos” mas quando um alimento doce oferece mais calorias, o cérebro “não tem ideia do que esperar.”

O resultado, ela concluiu, é que o corpo aprende a ignorar sabores doces quando vai prever o conteúdo calórico.

3 Alternativas Saudáveis para Refrigerante Zero

Há muitas opções diferentes por aí quando estamos escolhendo bebidas, e refrigerante zero é uma delas. Refrigerante zero, independente de seu sabor e do apelo de não ter calorias, não é a melhor bebida para você. Estudos foram feitos e mostra os efeitos negativos do refrigerante zero, como ganho de peso e vontades de comer. Há alternativas saudáveis que são muito melhores para você do que refrigerante zero.

  • 1. Sucos de Frutas e Vegetais

Sucos de frutas e vegetais são uma ótima alternativa para o refrigerante zero. Os sucos feitos da fruta ou vegetal de verdade são os melhores. Os que não são feitos 100% da fruta ou vegetal tem açúcares adicionais para melhorar o sabor. Ser fresco quer dizer que a bebida é mais fácil para digerir, e assim seu corpo pode usar os nutrientes de forma melhor. Todas as frutas e vegetais contêm alguma forma de nutrientes, como antioxidantes e minerais essenciais. Apenas se certifique de escolher os sucos naturais, ou se você tem um juicer, faça seu próprio suco com produtos frescos. Tente escolher os sucos de frutas com menos carboidratos e calorias como morango, melão, caju e maracujá.

  • 2. Água

A água é uma das coisas mais básicas e puras na Terra. Ela pode ser encontrada praticamente em todo lugar e seus benefícios são incríveis. Pesquisas dizem que você deve beber pelo menos oito copos de água por dia para ficar hidratada e saudável. A água ajuda a aumentar o metabolismo e ajuda a perder peso. A água funciona como um supressor de apetite natural e ajuda o corpo a metabolizar gordura armazenada.

Esse é o efeito oposto ao caso que estamos discutindo, pois o refrigerante diet causa ganho de peso, por despertar seu apetite.

Para os músculos funcionarem adequadamente, eles precisam da quantidade correta de água. Ter a quantidade correta de água no sistema também irá manter o corpo hidratado e evitará desidratação. A água também é ótima para livrar seu corpo das coisas que ele não precisa. Isso pode ser excesso de água e sal que podem causar inchaço. Qualquer gordura que tenha sido metabolizada também precisa ser expelida ou o processo de perda de peso será muito mais lento. Se você acha água muito sem gosto, adicione uma fatia de limão para dar um pouco de sabor.

  • 3. Chá

Chá é uma ótima alternativa para o refrigerante zero porque ele é cheio de antioxidantes. Eles evitam que os radicais livres do seu corpo causem danos. Muitos estudos foram feitos sobre o chá e muitos resultados positivos foram vistos. Chá combate muitas doenças como leucemia e mal de Alzheimer. Seu colesterol e pressão arterial também podem baixar ao consumir chá. Há três tipos diferentes de chá – verde, preto e oolong – e cada um deles tem um sabor distinto. Apenas se certifique de fazer seu próprio chá, já que muitas variedades prontas contêm açúcares adicionados.

Mesmo que refrigerante zero tenha um bom sabor e nenhuma caloria, ele não é a melhor bebida para você consumir. Ao trocar o refrigerante zero por uma alternativa saudável, você irá adicionar mais benefícios à sua dieta diária.

Video: 6 Dicas para Abandonar os Refrigerantes

Gostou das dicas!?

Você já sabia que refrigerante zero engorda por despertar seu apetite? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 3,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

13 comentários em “Coca Zero Engorda? Fatos e Dicas”

  1. para quem faz dieta com baixo consumo de carboidrato, Coca Zero é uma bênção visto que não faz bem e nem mal
    o que faz mal é açúcar e farinhas
    Coca Zero não tem nenhum dos dois

  2. Me espanto com esses jornalistas…

    Encontrei uma noticia bem parecida com essa de que a coca zero engorda:

    BOMBA!! Novo estudo comprova que comer chocolate emagrece!! Mesmo com suas 500 calorias de puro carboidrato+gordura por quadradinho de chocolate, pesquisadores da universidade de Kosovo concluíram que depois de comer chocolate você sente vontade de ficar pulando com uma perna só, algo que se feito durante dois dias seguidos fará você perder as 500 calorias ingeridas. PODEM COMER CHOCOLATE À VONTADE, EMAGRECE!

    Falar que coca zero engorda é tão verdade quanto Chocolate emagrece.

    Se a coca zero não tem valor nutricional/energético, significa que ela não engorda. Se após ser consumida ACREDITA-SE que ela aumenta o apetite, ai vai depender do empenho da pessoa em se manter na dieta. E essa coisa do sódio, a coca zero tem 49mg de sódio por 350ml de refrigerante, uma garrafa de 2L tem 280mg de sódio. 1g de sal possui 400mg de sódio, que está naquele tempero da salada, arroz, carne, etc… Agora pense, quantos gramas de sal você usa para temperar seus alimentos? Será que o sódio da coca é mesmo o grande inimigo quando se trata de retenção liquida? Eu consegui abolir o uso de sal na minha casa, tenho um objetivo na minha dieta e quando alcança-lo pretende abolir a coca zero também. Mas por enquanto ela é uma ferramenta essencial para a manutenção da minha dieta.

  3. Não há nem o que se discutir, se não existem açucares, calorias nem carboidratos, e nais do que evidente que é a melhor opçao, até porque o sódio que existe, na outra versão tmbm possui!
    Quanto ao pseudo risco de cancer, e o mesmo que dizem ter no bacon…no tal do enlatado, no ar que respiramos etc.. Pode até ter… mas impossível evitar!

  4. RESUMINDO: Não engorda porra nenhuma, vai te dar mais vontade de comer comida? SIM, VAI, POREM, É SÓ FECHAR A BOCA QUE VC N VAI ENGORDAR

  5. Pra mim já q não oferece nada: gordura carboidrato e não tem nada contra nem a favor.eu posso tomar normal??? sem medo d ser q nem a outra??? pq a gente q faz dieta as vzs qr tomar no Fds pelo menos. seria uma boa opção visto q nao engorda ne.E todo mundo fala q é a msma coisa da outra.

  6. No meu caso e uma boa opçao pois faço a diea dos pontos e quando saio com a familia posso tomar refrigerante zero

  7. Bom, no meu caso a coca zero ajuda no emagrecimento, pois tira a minha vontade de doce e me da mais saciedade do que comer apenas bebendo agua. E já que nao tem calorias e nem carboidrato é uma boa opção.