Se você já teve gastrite, com certeza teve dúvidas ao comer determinados alimentos, com receio de que eles pudessem piorar essa condição, e o feijão pode ter sido um deles. Portanto, será que o feijão faz mal para gastrite?
O feijão, assim como outros alimentos ricos em fibras, na verdade auxiliam a controlar a gastrite e a amenizar os sintomas da condição.
Além disso, ele serve como fonte de uma série de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo.
Essa lista inclui componentes como proteínas, carboidratos complexos, fibras, magnésio, ferro, potássio, zinco, cobre, manganês, fósforo e vitamina B9 (folato).
O alimento também já foi associado a benefícios para a saúde do coração, para o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, na diminuição dos riscos de doenças crônicas, na regularidade intestinal e para a saciedade do organismo.
A gastrite
A gastrite é o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal, sendo que os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão acabam causando danos à parede do estômago.
Ela também é descrita como a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago.
Além do consumo de alimentos gordurosos e picantes e do abuso de bebidas alcóolicas, os vírus, os parasitas, os fungos, o refluxo da bile para dentro do estômago, o estresse, a ingestão de esteroides, o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides e uma bactéria conhecida pelo nome de Helicobacter pylori podem causar a gastrite.
A condição pode aparecer em uma versão aguda, que dura um período curto de tempo ou crônica que persiste ao longo de meses ou, até mesmo anos.
Entre os seus sintomas, estão:
- Náusea
- Vômito (que pode vir com sangue ou substâncias similares à borra de café)
- Sensação de empanturramento na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer)
- Indigestão
- Fezes escuras
- Dor de estômago
- Queimação.
No entanto, como a gastrite não traz sintomas perceptíveis em todos os indivíduos, vale a pena fazer check-ups e exames regulares com seu médico de confiança.
Uma vez que o diagnóstico foi determinado, é fundamental seguir as orientações do médico quanto ao tratamento, no que se refere às mudanças na alimentação, na utilização de medicamentos e demais estratégias que forem definidas pelo profissional.
Até porque, quando a pessoa sofre com a condição e não toma os cuidados apropriados, pode ver a sua gastrite evoluir para problemas mais graves como úlcera ou até mesmo câncer.
E então, o feijão faz mal para gastrite?
Como já mencionamos acima, o feijão assim como outras leguminosas, como grão-de-bico, lentilha, soja, ervilha, entre outras, são excelentes fontes de fibras, o que as torna uma boa opção para incluir na dieta para gastrite e úlcera.
Os feijões fazem parte do grupo alimentar que inclui algumas das melhores fontes de fibras para as refeições.
Uma pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard indicou que as dietas ricas em fibras estavam associadas com a diminuição de até 60% do risco de desenvolvimento de úlceras estomacais.
Entretanto, se você não está acostumado a ingerir fibras em suas refeições, a recomendação é que esse aumento seja feito de forma gradual.
Assim o seu estômago terá tempo de se adaptar a este novo nutriente. Se isso acontecer de forma muito rápida, você poderá sofrer com problemas gastrointestinais como, gases, inchaço ou diarreia.
Além do alto teor de fibras, o Centro Médico da Universidade de Maryland indica que a ingestão de alimentos ricos em vitaminas do complexo B e em cálcio, como é o caso dos feijões, podem colaborar com a diminuição dos sintomas da gastrite.
Por fim, a nutricionista e mestra em dietética, Erica Wickham, escreveu que fontes vegetais de proteínas como os feijões são uma excelente forma de consumo do nutriente para a dieta de quem sofre com a gastrite.
- Veja também: Dieta para gastrite – Alimentos, cardápios e dicas
Por outro lado
A nutricionista Erica Wickham também explicou que, apesar de os vegetais como os feijões serem conhecidos como boas opções na dieta de pessoas que tem gastrite, algumas pessoas podem experimentar desconforto na região abdominal superior ao ingerir alimentos picantes, ácidos ou formadores de gases.
Conforme Wickham, o feijão é considerado um dos alimentos que mais provoca gases intestinais. Portanto, quem sofre com dor ou desconforto estomacal ao consumir feijões, a nutricionista recomenda cortar o alimento da dieta.
Vídeo
Fontes e referências adicionais
- Gastritis & Gastropathy, NIH
- Gastritis, Cleveland Clinic
- Effects of aging and gastritis on gastric acid and pepsin secretion in humans: A prospective study, Gatroenterology (AGA)
- Gastritis, Mayo Clinic
Boa tarde eu tenho gastrite, mas gosto muito de feijão e quase como todos os dias. Devo parar?
Feijão faz mal pra bactéria h pilore
Quem tem gastrite pode comer pão caseiro ?
Fui orientada ñ comer feijão por causo da gastrite.
Mi faz mau feijão e pq minha gastrite ta cotrolanda nao come mais
Depois de muito tempo sem comer feijão,Hj Eu fui comer ele e Eu fiquei com um desconforto no estômago. Eu não sabia que feijão podia causar esse desconforto até Por que em mim nunca causou até agora.
Quem tem boca fala o que quer. Mas o que vale na maioria das vezes é o que sentimos. Eu parei de comer feijão há dois anos, e, os desconforto e todos os sintomas relacionado a gastrite sumiram. Então, eu tenho certeza que pra mim ele faz mal, pode até ser bom para algumas pessoas e outras não
E vc substituiu o feijão pelo que? Ando com esse mesmo probelma roda vez que como feijões é dores no intestino muitas cólicas e muitos gases mesmo ,mesmo sem a cadmsaca ele me dar dor , é orrivel ando fraca por falta do ferro pelo que substituir? Folhas me causam mal star geral tbm no meu caso pelo que substituir?