Fisiculturista Reg Park – Dieta, Treino, Medidas, Fotos e Vídeos

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

A imagem é a de um atleta já idoso, sentado perante as câmeras, para contar o motivo de ter se tornado uma lenda do fisiculturismo, a partir da década de 50. O nome do filme: “REG PARK: The Legend”. Um documentário com imagens raras das rotinas do astro fisiculturista inglês Reg Park.

Ele era um jovem que surgiu a partir da desolação da Segunda Guerra Mundial para criar, com sua dedicação e talento único, o modelo de construção do corpo durante décadas. Infelizmente, a musculação nunca foi considerada como um esporte, mas Reg, treinando tão duro, se não mais do que qualquer atleta, pôde provar ao contrário. Reg Park impulsionou os limites que inspiraram personalidades famosas do mundo do fisiculturismo como Arnold Schwarzenegger, Tom Platz, Frank Zane, Lou Ferrigno, Joe Weider e muitos outros.

Quando se pensa em Reg Park, tende-se a imediatamente pensar nele como um fisiculturista e, embora seja fundamentalmente correto, havia muito mais nele. Como fisiculturista, sua carreira competitiva durou 27 anos. Isto leva algum pensamento quando você considerar que ele ganhou um título mundial (Mr Universe) a cada sete anos… Quantos atletas, em qualquer campo, você pode lembrar que alcançaram isto?

Também é necessário considerar que tudo isso foi alcançado sem o uso de esteroides anabolizantes, que infelizmente são tão prevalentes no esporte hoje. Reg Park foi um homem de princípios e teve a coragem de bancar suas convicções, para colocar sua reputação em jogo, e competir com a geração mais nova e mais jovem quimicamente reforçada. Ainda colocou-se respeitosamente entre os três primeiros incluindo a aceitação (quase vinte anos mais jovem) do seu aluno Arnold Schwarzenegger perante um desafio para competir contra ele. Arnold venceu por um mero meio ponto. O resto, como dizem, é história.

A trajetória de Reg Park

Nascido na Inglaterra em 1928, o atleta dedicou sua adolescência destacando-se no futebol, não tendo nenhum interesse em fisiculturismo. Após sofrer uma lesão aos 16 anos, durante sua reabilitação, Reg Park deparou-se com um musculoso chamado David Cohen. Ao saber que Cohen levantou pesos na casa de um amigo, Reg juntou-se a ele por curiosidade.

Com a quitação do serviço militar, em 1948, viu sua primeira competição da categoria. Este foi o concurso de Mr. Universe NABBA inaugural, em que John Grimek superou Steve Reeves de forma controversa. Foi este concurso que inspirou Reg Park a competir por si mesmo.

Após um ano de treinamento duro, ele ganhou o título de Mr. Grã-Bretanha em 1949. Essa foi a determinação do ícone, que frequentemente treinava no jardim de seu pai, em temperaturas abaixo de zero, com nada além de um par de halteres pesados e camadas de roupa térmica. Reg usava três agasalhos, três pares de meias grossas e botas militares para manter-se um pouco protegido do frio, chuva e neve. Ele, então, montou uma garagem com ferros, sem eletricidade ou espelhos, onde a chuva e a neve ainda iriam vazar através do telhado.

Posteriormente, Reg Park passou seis meses nos Estados Unidos, como um presente de seus pais. Lá, ele se encontrou com o editor famoso Joe Weider, que começou a apresentar o inglês de forma destacada em suas revistas de musculação. No ano seguinte, Park foi vice-campeão de Steve Reeves, no 1950 NABBA Amateur Mr. Universe, em Londres.

Depois de um segundo ano completo de treinamento, Reg quebrou o que tinha sido um monopólio americano sobre os títulos de musculação ao vencer, em 1951, a Associação Nacional Amateur Bodybuilders (NABBA). Ele consolidou seu status de superstar ao vencer em 1958 e 1965 o NABBA Mr. Universe.

Park foi conhecido por sua massa muscular, ao ser o precursor de bodybuilding moderno, bem como por sua força, o que muitas vezes demonstrou em concursos e exposições. Famoso por sua massa e força, Reg Park foi uma influência precoce e mentor ao longo da vida do campeão Arnold Schwarzenegger, e referência para outros mais como Samir Bannout, Anthony Catanzaro, Boyer Coe and Marvin Eder.

Reg foi um dos primeiros “grandes” fisiculturistas e seu enorme tamanho, além do talento atuando, não passou despercebido por produtores de filmes de ação, que o contrataram para aparecer em vários filmes de 1963 até 1965.

Até o momento de sua doença, em 2007, apesar de estar com setenta anos, Park continuou a treinar seus clientes no Ginásio Ativo Morningside Virgin, em Sandton, África do Sul. Ele sempre é destaque em muitas revistas de fitness e musculação. Reg foi introduzido ao International Federation of Bodybuilders (IFBB) Hall of Fame, em 1999.

O ídolo faleceu em 22 de novembro de 2007, em sua casa, na África do Sul, depois de uma batalha de oito meses com melanoma metastático, uma forma de câncer de pele.

O legado do mito

Listar os homens que verdadeiramente alcançaram sucesso no fisiculturismo através de suas realizações como atletas do desenvolvimento físico, musculação revolucionária e como homens de caráter, integridade e vontade, é uma tarefa relativamente fácil.

Muitos acreditam que Reg Park merece um status de lendário por suas contribuições à musculação. Carisma, charme, determinação, caráter, humildade, coerência, força mental e sinceridade são palavras que são frequentemente utilizadas para descrever o tipo de pessoa que foi Reg Park. Muitos dos grandes nomes do fisiculturismo, incluindo Arnold, já disseram abertamente que Reg, como um bodybuilder e como ser humano, ajudou a inspirá-lo a alcançar o mais alto nível.

“Devorei cada artigo sobre ele que eu poderia encontrar em alemão. Se eles estivessem em inglês, um amigo os traduziu para mim. Eu colei seus quadros todos na parede do meu quarto. Eu assisti seus filmes uma e outra vez. Aprendi seu regime de treinamento e tentei copiar tudo o que ele fez.”

Outro aspecto é que Reg nunca viu foi a cor ou a raça como um problema. Ele sempre permitiu que as pessoas de cor treinassem em sua academia. Ainda levou o primeiro bodybuilder negro da África do Sul para competir no Mr. Universe muito antes do apartheid ser abolido. Ele julgava as pessoas por sua capacidade e não por sua aparência.

Desde os anos 1960, Reg Park viveu com sua esposa Marion na África do sul, onde continuou a inspirar os fisiculturistas e entusiastas do fitness através de sua orientação a formação de especialistas. Ele começou a indústria de academias na África do Sul, que hoje é um negócio muito popular e em rápido crescimento.

Reg Park compartilhou sua riqueza de conhecimento livremente, muito antes de a formação pessoal estar em voga. Muitos médicos enviavam seus pacientes e treinadores os seus atletas a Park para reabilitação.
Reg, junto a sua esposa, uma ex-bailarina, montou um novo estilo de posar incorporando o tipo de arte que seu ofício exigia. Hoje em dia é comum. Mas ele também foi o primeiro homem a combinar a força com a capacidade de atuar, boa aparência e carisma.

Seu legado também continua com seu filho, Jon Jon Park, um personal trainer e ex-nadador olímpico. Reg Park criou e treinou Jon Jon na África do Sul. Hoje, o herdeiro é o proprietário da Academia Legacy, popular em Los Angeles, na Califórina. A filha de Reg, Jeunesse, dirige o Reg Park Legacy Foundation, que ajuda as pessoas desfavorecidas a terem acesso ao esporte.

“O treino é como a vida, tem os seus altos e baixos, mas se pensar nos seus problemas com a intensidade e lógica suficiente, irá resolvê-los ou chegar a um compromisso.” Reg Park.

Principais títulos conquistados

  • 1946 – Mr Britain 4
  • 1949 – 1º Mr Grã-Bretanha
  • 1950 – Melhor Atleta desenvolvido na América – IFBB, Alto, 1º
  • 1950 – Melhor Atleta desenvolvido na América – IFBB, Overall Winner Sr. Europa
  • 1950 – Overall Winner Mr Universe – NABBA, Alto, 2
  • 1951 – Mr Universe – NABBA, Alto, 1
  • 1951 – Mr Universe – NABBA, Overall Winner
  • 1958 – Mr Universe – Pro – NABBA, Alto, 1
  • 1958 – Mr Universe – Pro – NABBA, Overall Winner
  • 1965 – Mr Universe – Pro – NABBA, Alto, 1
  • 1965 – Mr Universe – Pro – NABBA, Overall Winner
  • 1970 – Mr Universe – Pro – NABBA, Alto, 2
  • 1971 – Mr Universe – Pro – NABBA, Alto, 3
  • 1973 – Mr Universe – Pro – NABBA, Alto, 2

Conheça as medidas do astro:

  • Altura: 1,85m
  • Peso em Concurso: 102-114kg
  • Fora de temporada: 102 kg
  • Braços: 51 cm

Filmografia

  • Hércules contra o Vampiro / Ercole al centro della terra (1961)
  • Hércules na Conquista de Atlântida / Ercole alla conquista di Atlantide (1961)
  • Hércules, O Libertador de Siracusa / La sfida dei giganti (1965)
  • Maciste nas Minas do Rei Salomão / Maciste nelle miniere di re salomone (1964)
  • Ursus, Prisioneiro de Satanás / Ursus, il terrore dei kirghisi (1964)
  • Hercules O Vingador / Sfida Dei Giganti (1965)

A dieta de um ícone

Reg Park não escondia que gostava de comer como um rei, mas somente alimentos que beneficiariam seu corpo. Ele comia quantidades prodigiosas de comida durante o dia. Mas com o tempo, aderiu a uma dieta muito equilibrada com tudo em proporções adequadas.

Sua comida favorita era o bife, o que às vezes ingeria duas vezes ao dia. Mas também era adepto de saladas, suco de laranja e vinho. Ele também chegou a usar suplementos de proteína e comprimidos de vitaminas e minerais. Seu cardápio era com ingredientes simples, no que concerne a um atleta, como você pode conferir abaixo:

  • Café da manhã: Um copo de laranja fresco, mamão papaia, banana, um prato de oatmeal cozido com creme, leite integral e creme de leite fresco, um prato de bacon, ovos, tomate e torradas, duas xícaras de chá;
  • Almoço: Uma tigela grande de sopa de tomate, ervilha, minestrone com pão de centeio, legumes cozidos e bife;
  • Sobremesa: Um par de xícaras de chá com um pouco de chocolate e vinho.
  • Ceia: O mesmo que o almoço.

Os princípios de treino de Reg Park

A estratégia favorita de Reg Park para desenvolver força e massa muscular em seu treino baseava-se em cinco séries de cinco repetições (5×5). No programa 5×5 de Reg, as duas primeiras séries são de aquecimento, as três últimas séries são as séries primárias de trabalho.

Por exemplo, se opta por usar 90 kgs para as séries primárias no press militar, o treino irá parecer algo como isto: 72 x 5, 82 x 5, 90 x 5 nas últimas 3 vezes. Quando conseguir usar 90 kgs nas três últimas séries de cinco, aumente o peso em dois quilos em todas as cinco séries para subir para 74 x 5, 84 x 5, 92 x 5 nas últimas 3. Reg referia-se a essas três séries primárias como séries estabilizadoras.

O campeão estabeleceu 7 regras para atingir a máxima eficiência:

  • Regra nº 1: Se você quiser ficar maior, terá que ficar mais forte. Muitas pessoas hoje fazem o treino de hipertrofia separado do de força. Eles pensam que, quando concentrando-se em cada vez maior, deve-se focar no músculo, e não no peso que está usando.
  • Regra nº 2: Foco em movimentos compostos. Reg acreditava em gastar tempo com exercícios que produzem o máximo de retorno. A pedra angular de seu treino foi uma combinação de agachamento, levantamento terra e supino, que chamou a força primária dos exercícios.
  • Regra nº 3: Não deixe sua parte inferior das costas retê-lo. Para evitar a dor lombar e construir um físico forte e poderoso, Reg acreditava que toda formação deve incluir hiperextensões propensas a manter a parte inferior das costas fortes e saudáveis.
  • Regra nº 4: A confiança é fundamental para o aumento do tamanho e força. De acordo com Reg Park, um programa de treinamento eficaz concentra-se em aumentar a confiança. Você deve se sentir forte, com poderes, e pronto para enfrentar o mundo depois de cada treino. Se você se sentir fraco e derrotado, então você está fazendo algo errado.
  • Regra nº 5: Você deve conhecer a si mesmo para tirar o máximo proveito do treinamento. Reg foi um grande crente da auto-análise. Você deve ter o tempo para descobrir quem você é, e o que você está capaz de fazer. Ele afirmou que, se você se preocupa muito, então você vai encontrar um grande benefício do treinamento, como ele vai ajudar a eliminar o estresse, e ajudá-lo a obter um melhor controle sobre a sua vida.
  • Regra nº 6: Tempo parado e restauração são críticos. Reg acredita que um período de parada na malhação, é importante para acumular energia, e para permitir que o corpo descanse.
  • Regra nº 7: Começar a colher os benefícios do programa 5×5. A estratégia favorita de Reg Park para embalar na força e tamanho. Basta escolher um peso e usá-lo para cinco sets. Os dois primeiros sets são para aquecer, e os três últimos são os conjuntos de trabalho primários.

Fotos

reg-park2

reg5

reg3

reg2

reg4

regpark

Você já conhecia o trabalho do fisiculturista Reg Park? Acredita que ele tem grande importância no crescimento do esporte mundialmente? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

1 comentário em “Fisiculturista Reg Park – Dieta, Treino, Medidas, Fotos e Vídeos”

  1. Acredito e muito! Hoje priorizo sair do meu treino vigoroso e não fadigado. Muita gratidão a esse artigo pois me ajudou muito!