5 formas caseiras de combater a diarreia causada por antibióticos

Especialista da área:
atualizado em 17/06/2022

Os antibióticos são medicamentos usados no combate a infecções bacterianas e podem causar diarreias, como um dos efeitos colaterais. Esse tipo de reação associada ao uso de antibióticos é mais comum em crianças pequenas e idosos, mas pode afetar pessoas de qualquer idade. 

A diarreia pode ocorrer durante o período em que a pessoa está usando o medicamento e cessar alguns dias após a finalização do tratamento. Ou, ela pode iniciar vários dias após a finalização do tratamento com o antibiótico.  

  Continua Depois da Publicidade  

Na maioria dos casos, os quadros de diarreia são administrados com algumas adaptações na alimentação e outros recursos caseiros simples, para que o tratamento com o antibiótico seja mantido com menos impactos negativos na saúde.

O uso de antibióticos pode provocar a diarreia como um dos efeitos colaterais

Mas, há casos mais graves que demandam a troca do antibiótico por outro que não cause quadros de diarreia tão graves ou a suspensão do tratamento. Normalmente, casos dessa gravidade estão associados com a proliferação da bactéria Clostridium difficile, cujas toxinas potentes atacam a parede do intestino e provocam as diarreias. 

Veja algumas formas caseiras simples de combater a diarreia causada por antibióticos. 

O que não fazer para combater a diarreia

Antes de conhecer as formas de combater a diarreia causada por antibióticos, é fundamental saber o que não se deve fazer em quadros diarreicos. 

É muito importante que você não pare de tomar o antibiótico, sem conversar com seu médico ou médica antes. Apesar da diarreia, o tratamento deve ser mantido conforme foi orientado, seguindo corretamente os horários. 

  Continua Depois da Publicidade  

Também não é recomendado fazer uso de medicamentos antidiarreicos, para parar as diarréias. Este sintoma é autolimitante, ou seja, ocorre dentro um período limitado, cessando espontaneamente. 

Alguns sintomas, no entanto, podem indicar que a diarreia está se agravando e requer uma atenção médica: 

  • Febre acima dos 38ºC
  • Sinais de desidratação: boca seca, cansaço e urina com pouco volume.
  • Dor intensa e persistente na barriga
  • Presença de muco ou sangue nas fezes
  • Além da diarreia, a pessoa vomita com frequência e não consegue manter os alimentos no estômago. 

Se o caso não for grave, a diarreia pode ser controlada com recursos caseiros simples, enquanto se faz o tratamento com o antibiótico. 

Como combater a diarreia causada pelo antibiótico em casa

Beber bastante água é essencial para se recuperar de uma diarreia

A seguir, veja como você pode controlar a diarreia e ter um tratamento mais tranquilo com o antibiótico: 

  1. Hidratação: em um quadro diarreico, você precisa aumentar a ingestão de água, porque um grande volume de líquidos sai nas fezes e é preciso repor, para evitar a desidratação. Além da água, beba soro caseiro, água de coco e suco de frutas, para facilitar a ingestão de líquidos. Confira uma receita de soro caseiro e, também, de sucos
  2. Retire os alimentos que atrapalham a digestão: evite os alimentos e bebidas industrializadas e açucaradas, carnes processadas, alimentos gordurosos, frutas e verduras com casca, alimentos integrais e refeições muito temperadas, com pimenta e outros condimentos. 
  3. Faça refeições leves: escolha alimentos nutritivos que não deem muito trabalho para serem digeridos, como um purê de batatas com frango desfiado, mingau de arroz ou de milho, sopas e caldos. Veja uma lista com os 10 melhores alimentos para diarreia
  4. Consuma probióticos: os antibióticos não combatem apenas as bactérias ruins que estão causando a doença que está sendo tratada, mas acabam eliminando também as boas, provocando um desequilíbrio da microbiota intestinal. Para repopular o intestino com boas bactérias, consuma probióticos, como o kefir, leite fermentado e kombucha. Confira uma receita bem simples de leite fermentado.  
  5. Beba chás com propriedades medicinais: apesar da diarreia não necessitar de medicação, você pode tomar chás que possuem propriedades analgésicas e antieméticas (que reduzem o enjoo), que vão proporcionar alívio dos sintomas e contribuir para a sua hidratação. Chá de hortelã, de camomila e de gengibre cumprem esses propósitos, mas existem outras opções de chás que você pode escolher, de acordo com sua preferência. 

Se esses recursos caseiros não forem suficientes para controlar as diarreias e aparecerem outros sintomas, que foram citados acima, então é recomendado buscar ajuda médica. 

Nestes casos, pode ser necessária a administração de fluidos endovenosos, ou seja, receber soro na veia, para repor o líquido perdido nas fezes. Em algumas situações, também são administradas medicações para reduzir a frequência e o volume das evacuações, como a loperamida e a racecadotril. 

  Continua Depois da Publicidade  

Outra intervenção médica possível é a administração de suplementos ou medicações probióticas, para estimular a ação do sistema imune contra as bactérias ruins que podem ter se proliferado e promover o reequilíbrio intestinal, com a reposição de bactérias benéficas para o organismo. 

Fontes e referências adicionais

Você já teve diarreia por causa de algum tratamento com antibiótico? Quanto tempo durou o quadro diarreico e o que você fez para controlá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário