Você já ouviu alguém argumentar que o frio causa resfriado e gripe, de maneira direta ou indireta, em uma tentativa de aconselhar outra pessoa a se proteger bem do vento e de temperaturas mais baixas ou a não abusar dos banhos gelados?
Se sim, é bem provável que aquele que recebeu o conselho tenha respondido que não é o frio que causa gripe ou resfriado, mas sim certos microrganismos.
No entanto, quem será que está certo nessa história? Será que o frio pode influenciar de alguma maneira o aparecimento ou piora de uma doença respiratória? Confira a seguir!
A causa direta do resfriado e da gripe
A gripe é causada pelo vírus da Influenza, já o resfriado pode ser provocado por mais de 200 vírus diferentes, como o rinovírus.
A transmissão dessas doenças pode ocorrer de pessoa para pessoa, por meio do contato com gotículas de saliva contaminadas, que são expelidas através da fala, tosse ou espirro.
Além disso, se a pessoa doente deposita saliva ou muco com vírus em um objeto ao falar, tossir, espirrar ou manusear esse objeto com as mãos contaminadas, o próximo que encostar nesse item e levar as mãos aos olhos, nariz ou boca também corre o risco de ser infectado.
Da mesma forma, quando alguém espirra, o vírus fica pairando no ar e pode ser inalado por outra pessoa e, consequentemente, infectá-la. Isso pode acontecer principalmente em locais fechados quando não há circulação de ar.
Assim, para ficar doente com resfriado ou gripe, é necessário que uma pessoa entre em contato com um vírus causador dessas doenças.
O frio não tem nada a ver com isso?
Como acabamos de aprender, ao contrário do que algumas crenças populares pregam, a temperatura fria ou estar com frio não provoca um resfriado ou uma gripe. Entretanto, já reparou que parece que mais pessoas surgem resfriadas e gripadas durante a época do frio?
Isso pode acontecer porque durante o inverno as pessoas costumam ficar em ambientes fechados e mais próximas umas das outras, dando oportunidades para que os tipos de vírus que causam um resfriado ou gripe se propaguem.
Além disso, de acordo com o pediatra Linus Pauling Fascina, o contato com temperaturas mais baixas que a do corpo humano pode desencadear sintomas como tosse e coriza, sem que haja uma doença.
Ele enfatizou que frio, neve, água gelada e chuva por si só não são capazes de provocar gripe, caso contrário, as pessoas que vivem em países frios sempre estariam doentes e isso não acontece. Da mesma forma, as pessoas que moram em localidades mais quentes também pegam gripes e resfriados.
O que acontece é um mecanismo de defesa à baixa temperatura e não necessariamente uma infecção. O médico explicou que ao sair no frio, o corpo reage nas mucosas nasais, provocando uma vasoconstrição ou redução do fluxo sanguíneo.
Com isso, as células locais percebem que estão mais desidratadas e liberam um muco para proteger contra a perda local de calor e umidade, resultando no aparecimento da coriza, acrescentou.
A tosse também pode ser um reflexo de defesa para manter as áreas respiratórias úmidas e quentes.
Pessoas com vias aéreas sensíveis, como acontece com os bebês com histórico de rinite ou asma, podem apresentar uma reação ao frio, como acúmulo de muco no nariz e crises agudas de doenças respiratórias, o que pode ser confundido com uma gripe.
É esperado que os sintomas parem ao retornar para um ambiente com temperatura apropriada. Porém, se isso não acontecer, é possível que algum vírus tenha sido contraído, mas a culpa não é necessariamente do frio.
Aproveite para conhecer as diferenças, sintomas, prevenção e tratamento da gripe e do resfriado.
As vias nasais
A baixa umidade faz com que as vias nasais se tornem mais suscetíveis aos vírus do resfriado, por exemplo.
De acordo com a Dra. Virginia Banks do Northeast Ohio Infectious Disease Associates (Associados de Doenças Infecciosas do Nordeste de Ohio), os vírus tendem a entrar no corpo pelas vias nasais e a temperatura mais baixa do local proporciona a sua replicação.
Em outras palavras, o rinovírus se replica melhor em temperaturas mais baixas, como as do nariz de 33° a 35° C, do que a temperatura corporal interior, que é de 33° a 37° C.
Os vírus da Influenza e o vírus que causa a COVID-19 também entram no organismo através do nariz.
Seco e frio
Algumas evidências indicam que os vírus podem se espalhar mais facilmente através do ar seco e frio. Quando está fazendo frio, o ar fica mais seco do lado de fora e dentro dos ambientes, caso haja algum tipo de aquecimento, ressecando as membranas e tornando mais fácil para os germes se instalarem.
Há estudos que apontam que o vírus da Influenza é mais estável em temperaturas secas e frias. Mas, outras pesquisas mostram que a doença também é prevalente em climas úmidos e quentes.
Flutuações na temperatura
Um estudo sugeriu que, por si só, as temperaturas mais frias não aumentam a propagação dos resfriados e das gripes, mas que as flutuações na temperatura e na umidade fazem isso.
Os pesquisadores cruzaram dados de casos confirmados de rinovírus com informações sobre o clima ao longo de um determinado período de tempo e identificaram que quedas na temperatura ou umidade por um período de três dias aumentaram o risco de infecções por rinovírus.
Mas, a pesquisa, que contou com 892 homens da força militar finlandesa, também sugeriu que respirar o ar frio pode contribuir com a propagação da infecção aos pulmões. Essa conclusão tem como base estudos anteriores que apontaram que a temperatura do pulmão pode diminuir mediante a inalação de ar frio.
Fontes e referências adicionais
- Common Cold, Johns Hopkins Medicine.
- Can the Cold Really Make You Sick?, American Heart Association.
- Human Rhinoviruses. Clin Microbiol Rev. 2013;26(1):135-62. doi:10.1128/CMR.00077-12.
- A Decrease in Temperature and Humidity Precedes Human Rhinovirus Infections in a Cold Climate. Viruses 2016, 8, 244.
- Global Influenza Seasonality: Reconciling Patterns Across Temperate snd Tropical Regions. Environ Health Perspect. 2011 Apr;119(4):439-45. doi: 10.1289/ehp.1002383. Epub 2010 Nov 19. PMID: 21097384; PMCID: PMC3080923.
Fontes e referências adicionais
- Common Cold, Johns Hopkins Medicine.
- Can the Cold Really Make You Sick?, American Heart Association.
- Human Rhinoviruses. Clin Microbiol Rev. 2013;26(1):135-62. doi:10.1128/CMR.00077-12.
- A Decrease in Temperature and Humidity Precedes Human Rhinovirus Infections in a Cold Climate. Viruses 2016, 8, 244.
- Global Influenza Seasonality: Reconciling Patterns Across Temperate snd Tropical Regions. Environ Health Perspect. 2011 Apr;119(4):439-45. doi: 10.1289/ehp.1002383. Epub 2010 Nov 19. PMID: 21097384; PMCID: PMC3080923.