Gelatina Prende ou Solta o Intestino?

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Uma boa opção de prato para o lanche da tarde ou de sobremesa para depois do almoço ou do jantar, a gelatina também é conhecida por servir como fonte de colágeno. Ela é composta por aminoácidos que contribuem com a síntese e com a renovação do colágeno, que tem a função de impedir a destruição dos tecidos que fazem parte da estrutura da pele, dos ossos, das cartilagens e dos tendões.

O consumo regular da gelatina está associado a benefícios como a diminuição dos níveis de colesterol no sangue e o controle da glicemia, além de ajudar a deixar os cabelos, a pele e as unhas mais bonitas.

Será que a gelatina prende ou solta o intestino?

Vamos começar a entender se a gelatina prende ou solta o intestino, falando sobre a questão do intestino preso.

A gelatina também tem a capacidade de absorver água e fluidos, o que faz com que ela auxilie a prevenir a retenção de líquidos e o inchaço estomacal ao mesmo tempo em que melhora a prisão de ventre, também conhecida como intestino preso.

Segundo artigo da nutricionista Laura Schoenfeld, a gelatina realmente absorve a água, mas colabora com a manutenção de fluidos no trato digestivo, promovendo um bom trânsito intestinal e uma movimentação intestinal saudável.

Conforme Schoenfeld, sopas e caldos ricos em gelatina são uns dos principais componentes da chamada dieta GAPS, que tem a promoção de uma digestão saudável como um de seus objetivos.

Dentre os benefícios da gelatina, o auxílio ao combate à prisão de ventre é um deles.

Por outro lado, a terapeuta nutricional Catherine Crow da Butter Nutrition afirmou que consumir uma quantidade muito grande de gelatina pode causar perturbações digestivas como o intestino preso, o inchaço e a ausência de apetite.

O conselho da terapeuta nutricional em relação ao consumo da gelatina é utilizar de meia a uma colher de sopa do produto diariamente e ir aumentando a dose lentamente a cada semana conforme o que o organismo da pessoa tolerar.

No mesmo sentido, em artigo publicado no Diagnosis Diet, a médica Georgia Ede afirmou que alguns de seus pacientes já relataram que tiveram problemas de intestino preso ao consumirem a gelatina, principalmente nos casos em que ela é encontrada muito concentrada, como acontece com as balinhas de goma.

A gelatina é um dos alimentos que prendem o intestino graças ao fato de possuir substâncias que não são digeridas, o que aumenta o volume das fezes e faz com que a quantidade de água diminua.

A diarreia 

Continuando a conversa para entendermos se a gelatina prende ou solta o intestino, vamos abordar a questão da diarreia.

A diarreia pode sim ser experimentada durante o consumo da gelatina, principalmente no caso de indivíduos do sexo masculino, com mais de 60 anos de idade, que tomem medicamentos ou suplementos com gelatina de 5 a 10 anos, também façam uso do remédio Efavirenz (medicamento que pode ser utilizado no tratamento da AIDS), e tenham infecção pelo HIV.

Além disso, segundo publicação do site do médico Drauzio Varella, quando se tem um quadro de diarreia já estabelecido, a gelatina é um dos alimentos preferíveis a serem consumidos durante o período em que a condição persistir.

No mesmo sentido, para interromper mais rapidamente um quadro de diarreia, devem ser ingeridos alimentos que prendem o intestino, além de consumir bastante água para que o corpo permaneça hidratado.

A gelatina é realmente um dos alimentos indicados para o consumo durante o período da diarreia. Isso deve-se ao fato da gelatina ser rica em água. Neste caso, estamos falando do alimento, obviamente.

Você imaginava que o consumo de gelatina prende ou solta o intestino? Tem o costume de consumir gelatina em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “Gelatina Prende ou Solta o Intestino?”

  1. Desde que fiz sirugia venho comendo gelatina e estou com dificuldades para defeca tive até que usar supositório por causa do ponto que já estão inflamado por causa da força

  2. Tomei muita gelatina sem sabor em jejum e bebi pouca água fiquei intestino preso por 4 dias até descobrir a causa!

  3. Tenho diarréia crônica por problemas emocionais e stress. Comecei a tomar um pacotinho de gelatina deit com leite semi desnatado. Tomo 2 a três vezes por dia, e me sinto melhor. Isto em uma semana. Estava usando fralda, pois corria sozinho. Tenho controle e sinto_me melhor.

    • Como vc descobriu que a diarreia era causada por stress? Pq minha mãe tem esta diarreia mas ainda não sabemos a causa.

  4. Eu comecei a tomar uma colher de sopa de gelatina sem sabor ,todos os dias em jejum, faz um mês , e estou cinco dias sem defecar, estou muito triste com isso .

    • Claramente, tomando uma colher de gelatina pura, a própria gelatina vai sugar liquido secretado pelo seu intestino, ainda mais em jejum!!! Deveria utilizar a gelatina para algum preparo e, ai sim, tomar.