Gelatina Prende ou Solta o Intestino?

Especialista da área:
atualizado em 23/12/2019

Uma boa opção de prato para o lanche da tarde ou de sobremesa para depois do almoço ou do jantar, a gelatina também é conhecida por servir como fonte de colágeno. Ela é composta por aminoácidos que contribuem com a síntese e com a renovação do colágeno, que tem a função de impedir a destruição dos tecidos que fazem parte da estrutura da pele, dos ossos, das cartilagens e dos tendões.

  Continua Depois da Publicidade  

O consumo regular da gelatina está associado a benefícios como a diminuição dos níveis de colesterol no sangue e o controle da glicemia, além de ajudar a deixar os cabelos, a pele e as unhas mais bonitas.

Será que a gelatina prende ou solta o intestino?

Vamos começar a entender se a gelatina prende ou solta o intestino, falando sobre a questão do intestino preso.

A gelatina também tem a capacidade de absorver água e fluidos, o que faz com que ela auxilie a prevenir a retenção de líquidos e o inchaço estomacal ao mesmo tempo em que melhora a prisão de ventre, também conhecida como intestino preso.

Segundo artigo da nutricionista Laura Schoenfeld, a gelatina realmente absorve a água, mas colabora com a manutenção de fluidos no trato digestivo, promovendo um bom trânsito intestinal e uma movimentação intestinal saudável.

Conforme Schoenfeld, sopas e caldos ricos em gelatina são uns dos principais componentes da chamada dieta GAPS, que tem a promoção de uma digestão saudável como um de seus objetivos.

Dentre os benefícios da gelatina, o auxílio ao combate à prisão de ventre é um deles.

Por outro lado, a terapeuta nutricional Catherine Crow da Butter Nutrition afirmou que consumir uma quantidade muito grande de gelatina pode causar perturbações digestivas como o intestino preso, o inchaço e a ausência de apetite.

O conselho da terapeuta nutricional em relação ao consumo da gelatina é utilizar de meia a uma colher de sopa do produto diariamente e ir aumentando a dose lentamente a cada semana conforme o que o organismo da pessoa tolerar.

No mesmo sentido, em artigo publicado no Diagnosis Diet, a médica Georgia Ede afirmou que alguns de seus pacientes já relataram que tiveram problemas de intestino preso ao consumirem a gelatina, principalmente nos casos em que ela é encontrada muito concentrada, como acontece com as balinhas de goma.

  Continua Depois da Publicidade  

A gelatina é um dos alimentos que prendem o intestino graças ao fato de possuir substâncias que não são digeridas, o que aumenta o volume das fezes e faz com que a quantidade de água diminua.

A diarreia 

Continuando a conversa para entendermos se a gelatina prende ou solta o intestino, vamos abordar a questão da diarreia.

A diarreia pode sim ser experimentada durante o consumo da gelatina, principalmente no caso de indivíduos do sexo masculino, com mais de 60 anos de idade, que tomem medicamentos ou suplementos com gelatina de 5 a 10 anos, também façam uso do remédio Efavirenz (medicamento que pode ser utilizado no tratamento da AIDS), e tenham infecção pelo HIV.

Além disso, segundo publicação do site do médico Drauzio Varella, quando se tem um quadro de diarreia já estabelecido, a gelatina é um dos alimentos preferíveis a serem consumidos durante o período em que a condição persistir.

No mesmo sentido, para interromper mais rapidamente um quadro de diarreia, devem ser ingeridos alimentos que prendem o intestino, além de consumir bastante água para que o corpo permaneça hidratado.

A gelatina é realmente um dos alimentos indicados para o consumo durante o período da diarreia. Isso deve-se ao fato da gelatina ser rica em água. Neste caso, estamos falando do alimento, obviamente.

Você imaginava que o consumo de gelatina prende ou solta o intestino? Tem o costume de consumir gelatina em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média 3,88)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

8 comentários em “Gelatina Prende ou Solta o Intestino?”

  1. Desde que fiz sirugia venho comendo gelatina e estou com dificuldades para defeca tive até que usar supositório por causa do ponto que já estão inflamado por causa da força

    Responder
  2. Tomei muita gelatina sem sabor em jejum e bebi pouca água fiquei intestino preso por 4 dias até descobrir a causa!

    Responder
  3. Tenho diarréia crônica por problemas emocionais e stress. Comecei a tomar um pacotinho de gelatina deit com leite semi desnatado. Tomo 2 a três vezes por dia, e me sinto melhor. Isto em uma semana. Estava usando fralda, pois corria sozinho. Tenho controle e sinto_me melhor.

    Responder
    • Como vc descobriu que a diarreia era causada por stress? Pq minha mãe tem esta diarreia mas ainda não sabemos a causa.

      Responder
      • Bom dia!Eu também tenho diarréia por estresse. Mas eu procurei um médico gastro e fiz alguns exames que deram negativos. Comecei o tratamento com uma psicóloga e os dois especialistas descobriram a causa da diarréia. É emocional. Passei por um casamento abusivo e isso causo esse problema.

        Responder
  4. Eu comecei a tomar uma colher de sopa de gelatina sem sabor ,todos os dias em jejum, faz um mês , e estou cinco dias sem defecar, estou muito triste com isso .

    Responder
    • Claramente, tomando uma colher de gelatina pura, a própria gelatina vai sugar liquido secretado pelo seu intestino, ainda mais em jejum!!! Deveria utilizar a gelatina para algum preparo e, ai sim, tomar.

      Responder